Pages

sexta-feira, 3 de junho de 2011

AGU: 60% dos réus são prefeitos

O diretor do Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa a Advocacia-Geral da União (AGU), André Luiz de Almeida Mendonça, afirmou esta semana, no 2º Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos, que 60% dos réus em processos relativos ao desvio de recursos são prefeitos e ex-prefeitos. Segundo ele, os principais problemas estão nos recursos repassados por convênios na área da saúde e da educação.
A análise e o julgamento das contas dos gestores públicos levam em conta se os desvios foram resultados de má-fé ou de falta de estrutura, especialmente das prefeituras, segundo os participantes do seminário.
Para a CGU, a limitação do acesso a dados sigilosos ou mesmo a bancos de dados é um fator que dificulta o controle, apesar dos avanços alcançados.
O subprocurador-geral junto ao TCU, Paulo Soares Bugarin, queixou-se da dificuldade que o TCU tem de acesso a dados fiscais e apontou que algumas dessas limitações podem ser resolvidas pelo Poder Legislativo. Ele destacou que existem algumas propostas em discussão no Congresso que visam superar esses obstáculos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Será que poderias nominar para nosso conhecimento o nome dos Prefeitos paraenses envolvidos?

Ademir Braz disse...

Não está no site da AGU, infelizmente.

Goreth Valério da Costa disse...

Ademir é só ir na pagina da justiça federal e pesquisar pelo nome das partes.
Ai vai os link's

http://www.jfpa.jus.br/judicial/consulta/

http://processual-pa.trf1.gov.br/Processos/ProcessosSecaoOra/ConsProcSecaoPes.php?SECAO=MB

No segundo link você já vai direto para subseção judiciaria de Marabá , depois basta adicionar o nome do sujeito que você obtém a lista de processos que ele responde. Alguns processos podem não aparecer por serem protegidos por segredo de justiça ,aquela coisa que existe para proteger possíveis inocentes mas que muitos políticos gostam porque podem se proteger da imprensa e da opinião pública.

Faixa de Gaza disse...

Muito boa esta Goreth,

Aqui no PARÁ DO SUL a gente encontra muito malandro prefeito usando de recursos dos contribuintes para se dar bem. Um exemplo destes é o do pilantra do ex-prefeito daqui de Palestina do Pará, que foi sucateada por este bandido e que nem pisa aqui a não ser em época de campanha.
Existem 7 processos contra ele nosite, destes 6 por improbidade administrativa.

E o cara ainda anda de posudo.
Os verdadeiros ladroes e bandidos sao realmente os do colarinho branco.

Muito boa a sua dica. Acho que todos deveriam fazer este tipo de consulta em seus municipios para sabermos que ano que vem quem é quem.