Pages

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Colher de chá

Anotem aí a palhinha do meu livro ainda inédito "Crônicas do risível insólito": Reparação Não são a mulher e o sol – ela mais que ele – os grandes inimigos do bêbado? Pois para compensar a vida desgraçada que vivem três anos com Luzia, no Amapá, assim que foi posto fora de casa Toin di Tôin carregou consigo todas as penosas que ajudou a criar. _________ Má companhia Deve ter sido a solidão que fez Maria Mateus aceitar a queda de asas e os floreios de certo Luis Preá e levá-lo para morar na casa dela, embora nem o nome inteiro dele ela soubesse. Mas, como o amor em geral humilha dos desgraçados provocando inveja, deu-se que a vizinhança ressentida chamou Maria de lado e avisou: - Esse Luis, Maria Mateus, é lunfa. Tu abre o olho... Maria levou um susto e, mais que o olho, abriu a porta da rua e enxotou Preá, que agora anda dizendo ter agendado a ex-parceira para um banho de peia se a polícia não tomar logo as providências. ____________ Sem propósito O casamento indissolúvel é dissolvido pelo divórcio, pela morte e pelo tédio. Às vezes a tapa, mas isso é doutra seara. Com Mariazinha Porfírio deu-se que ela cansou-se da cara ferruginosa de Airton e dele separou-se. Airton foi embora. Meses depois de zanzar em Brasília, retorna Airton disposto a retomar o linho esgarçado da família. Mariazinha, contudo – habituada já à liberdade – negou-se. Ferido, que entre as diversas formas de mendicância a do amor implorado é a mais humilhante, Airton azuou-se e prometeu: - Matar-te-ei e suicidar-me-ei em seguida. Proposta que a livre e jovem Mariazinha não quis nem pensar. Era o que faltava!

Só pra continuar lembrando!...

É assim que está, há bons dois anos, o fórum de Marabá, que já consumiu uns três milhões de reais. E não adianta pedir providências nem apuração do caso para responsabilização dos culpados. É uma vergonha!

OAB

O governo federal mexeu no Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Através da Lei n. 11.902, de 12.01.09, acrescenta dispositivo à Lei no 8.906, de 4 de julho de 1994, fixando que “Art. 25-A. Prescreve em cinco anos a ação de prestação de contas pelas quantias recebidas pelo advogado de seu cliente, ou de terceiros por conta dele (art. 34, XXI).” A lei está em vigor desde a data de sua publicação

Lei de Imprensa

O Supremo Tribunal Federal decidiu prorrogar por mais 30 dias a decisão da Corte que suspendeu 20 dos 77 artigos da Lei de Imprensa (Lei 5.250/67). A decisão foi tomada no final da sessão plenária des quarta-feira (18/2), a pedido do relator da ação, ministro Carlos Ayres Britto. Em fevereiro do ano passado, o plenário concedeu liminar em uma ADPF (argüição de descumprimento de preceito fundamental) ajuizada pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista), que pedia a revogação, na íntegra, da norma. Na ocasião, segundo informações do STF, a Corte ficou de julgar o mérito da ação em seis meses, prazo que foi prorrogado no final de agosto por igual período. O mérito da questão ainda será analisado pela Corte. Na decisão de fevereiro, o STF autorizou os juízes de todo o país a utilizar, quando cabível, regras dos Códigos Penal e Civil para julgar processos sobre os dispositivos da lei que foram suspensos até a decisão do mérito. Ao todo, estão sem eficácia 22 dispositivos da Lei de Imprensa, entre artigos, parágrafos e expressões contidos na norma. Em questões envolvendo direito de resposta, poderá ser aplicada a Constituição Federal. Caso não seja possível utilizar as leis ordinárias para solucionar um determinado litígio, o processo continua paralisado e terá seu prazo prescricional suspenso. Entre os dispositivos suspensos estão os que proíbem a propriedade de empresas jornalísticas por estrangeiros, sobre crimes de calúnia, injúria e difamação, responsabilidade da empresa jornalística, entre outros.

Uma no cravo, outra na ferradura

Por conta da insistência de bloqueiros, Maurino teria liberado R$ 42 mil para o carnaval de rua viciado em propina municipal. Na maré da sua habitual prodigalidade com recursos públicos, o prefeito aproveitou para soltar grana também para as igrejas, que vão esconder-se longe da tentação do Satanás fantasiado.

Torrada ao ponto

Karam El Hajjar (Secretário da Fazenda e presidente do Ipasemar) e Ítalo Ipojucan (Indústria, Comércio e Mineração) teriam pedido audiência ao prefeito Maurino Magalhães. Na pauta, a destituição da advogada Aurenice Botelho da chefia da Procuradoria Geral do Município, nomeada há pouco mais de um mês. Grassa também entre os 12 procuradores municipais um quase-motim: diz-se que dra. Aurenice não sabe onde teria deixado um celular e teria levantado a suspeita de que o aparelho "desaparecera" na Procuradoria.

Segurem esse moço!...

A idéia do prefeito Maurino Magalhães de terceirizar sem licitação a coleta de lixo e a reparação da iluminação pública rendeu meia página de editorial e charge, mais meia página de notícia, na mesma data, no jornal Público. No dia seguinte, o jornal abordou a reação da Câmara Municipal em mais um quarto de página. Faltou acrescentar, que Maurino Magalhães também pretende, aos moldes de São Paulo capital, terceirizar a merenda escolar. Segundo uma fonte, as terceirizadas seriam exatamente aquelas empresas acusadas, pela imprensa paulista, da formação de quadrilha e desserviço na merenda das escolas municipais. No primeiro tema, o Ministério Público mandou Maurino acautelar-se, conter a pressa em ir ao pote porque a água pode ser igual a da Cosanpa (contaminada com até 99% de coliformes totais e quase a mesma dose de entamoebas coli, segundo tese de conclusão de curso de um universitário da UFPA).

Zé demais. Time de menos

O amigo me pára em frente à banca de revista do supermercado da Folha 27: - Zé Ademir, depois da cagada o Garotinho desocupou a moita, pegou o boné... - Que Garotinho? O marido da Rosinha andou aprontando de novo? E o Kiko!? - Qui Kiko, porra! Falo do Zé Jorge, inventado como preparador físico do Águia, depois que mandaram o João Primo embora. (Preparador físico, aquele obeso que adorava serestas no Candeias? Inacreditável Eu sei quem você é!) - Mas o Zé da banca de revista não insistia que o baleia era melhor, que esse negócio da qualidade do Primo era invenção do Zé Derze, que nada entende de futebol? - Melhor em quê, siô... Com o Zé Garotinho, o Águia se arrastava em campo feito mula manca. (Pelo menos isso dá merengue, pensei sem dizer nada, lembrando de quando o Ary Pires chegou nos anos 60 ao Ginásio Santa Terezinha e nos ensinou a dançar cavalo manco.) - Pra completar, insiste o amigo, o Águia apanhou de um Paysandu que só tinha três titulares, o resto era a molecada saindo dos cueiros. - E ficou fora da decisão da Taça Cidade de Belém... - Pois é. A Mariuza Jacomin está dizendo que é sina, esse negócio do Águia morrer na beira. Duvido não. - Bem, dia 4 de março lá no Peba a conta de chegada é com o América Mineiro, né, Zé? - Quero nem ver, mano, nem ver.

Eu sei quem você é

ÁRIES. Você é o diabo do desafio enérgico. Aventureiro e espontâneo. Confiante e entusiástico. Divertido. Ama um desafio. Extremamente impaciente. Às vezes, egoísta. Pavio curtíssimo. Inteligência apaixonada e afiada. Gosta de sair. Perde interesse depressa - facilmente entediado. Egoístico. Corajoso e afirmativo. Tende a ser físico e atlético. E vai ter 16 anos de azar se não ler e comentar esta página. TOURO – É o resistente que encanta, mas agressivo. Pode parecer enfadonho, mas não é. Trabalha duro. Amável. Forte, tem resistência. Ser sólido, estável e seguro dos seus modos. Não procura atalhos. Orgulhoso da própria beleza. Faz grandes amigos e dá bons conselhos. Tem bom coração. Ama profundamente. Expressa-se emocionalmente. Propenso a temperamentos e acessos de raiva ferozes. Determinado. Cede aos desejos frequentemente. Muito generoso. Vai levar 12 anos de azar se não ler e comentar este blog. GÊMEOS – É o tagarela. Inteligente e engenhoso. Parece estar sempre de saída, muito falador. Vivo e enérgico. Adaptável, mas com necessidade de se expressar. Argumentativo e franco. Gosta de mudança. Versátil. Ocupado, mas às vezes nervoso e tenso. Fofoqueiros. Pode parecer superficial ou incoerente. Mas só é sujeito a mudança. Bonito fisicamente e mentalmente. Viverá sujeito a 5 anos de azar se não ler e comentar esta página. CÂNCER – Tipo assim mal-humorado. Emocional. Pode ser tímido. Muito amoroso e gentil. Bonito. Sócios excelentes para vida. Projetor. Inventivo e imaginativo. Cauteloso. Tipo de pessoa sensível. Necessidade de ser amado pelos outros. Magoa-se facilmente, mas simpático. Pode chegar aos 16 anos de azar se não (você já sabe o quê). LEÃO - O Chefe. Muito organizado. Precisa de ordem na vida, quer tudo sob controle. Gosta de limites. Tende a assumir tudo. Mandão. Gosta de ajudar os outros. Social e gosta de sair. Extrovertido, generoso, amável. Sensível. Energia criativa. Confiantes neles próprios. Bons amantes. Fazer a coisa certa é importante para Leão. Atraente. 13 anos de azar, imagina... VIRGEM - Perfeccionista. Dominante nas relações. Conservador. Sempre quer a última palavra. Argumentativo. Preocupado. Muito inteligente. Antipatiza com barulho e caos. Ansioso. Trabalhador. Leal. Bonito. Fácil falar. Difícil de agradar. Severo. Prático e muito exigente. Frequentemente tímido. Pessimista. Só 7 anos de azar pelos cornos se você não prestigiar Quaradouro. LIBRA - O Harmonizador. Agradável a todo o mundo que se encontra com eles. Indeciso. Tem uma atração própria sem igual. Criativo, enérgico e muito social. Odeia estar só. Calmo, generoso. Muito amoroso e bonito. Gosta de flertar. Cede muito facilmente. Tende a deixar para depois. Muito crédulo. Mas não vai escapar de 9 anos de azar se não... ESCORPIÃO - Intenso. Enérgico. Inteligente. Pode ser ciumento e/ou possessivo. Trabalhador. Grande beijador. Pode ficar obsessivo ou reservado. Guarda rancor. Atraente. Determinado. Amores que estão em relações longas. Falador. Romântico. Pode ser às vezes egocêntrico. Apaixonado e emocional. 4 anos de azar aí pro bicudo! SAGITÁRIO - O Otimista. Agradável. Irrefletido. Não quer crescer (tem a síndrome de Peter Pan). Favorece o ego. Orgulhoso. Gosta de luxos e jogar, tipo social que gosta de sair. Detesta responsabilidades. Frequentemente fantasia. Impaciente. Divertido estar ao seu redor. Tem muitos amigos. Coquete e chegado a uma paquera. Não gosta de regras. Às vezes hipócrita. Antipatiza com espaços limitados ou apertados ou até mesmo roupas apertadas. Não gosta que duvidem dele. Bonito por dentro e por fora. Mas 14 anos de azar o esperam bem aí na esquina... CAPRICÓRNIO - O Paciente. Pessoa agressiva e sábia. Prático e rígido. Ambicioso. Tende a estar bonito. Humorístico e engraçado. Pode ser um pouco tímido e reservado. Frequentemente pessimistas. Capricórnio tende a agir antes de pensar e podem ser às vezes pouco amigáveis. Guarda rancor. Gosta de competição. Obtém o que eles querem. 20 anos de azar! AQUÁRIO - O bem amado. Otimista e honesto. Doce personalidade. Muito independente. Inventivo e inteligente. Amigável e leal. Pode parecer não emotivo. Pode ser um pouco rebelde. Muito teimoso, mas original e sem igual. Atraente no lado de dentro e fora. Personalidade excêntrica. 11 anos de azar pro cabra que se meter a besta e não prestigiar esta página. PEIXES - O sonhador generoso. Bom coração e pensativo. Muito criativo e imaginativo. Pode ficar reservado e vago. Sensível. Não gosta de detalhes. Sonhador e irreal. Simpático e amoroso. Tipo desinteressado. Bom beijador. Bonito. 8 anos de azar, pra deixar de frescuras e não divulgar esta página.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

São João não quer ser lixeira de Marabá

A informação do Correio do Tocantins sobre possível acordo entre os prefeitos de Marabá e São João do Araguaia, para a deposição do judicialmente interditado lixão marabaense em território do município vizinho, já provocou a primeira reação. Diversas associações civis de São João do Araguaia – de pais, famílias carentes, agricultores, mães, etc. – encaminharam abaixo assinado à vereadora Isailene Labres de Souza, presidente da Câmara, repudiando a proposta e exigindo participação no seu debate, caso se concretizem as negociações. Cópias do documento de três páginas também foram encaminhadas à Justiça, ao Ministério Público, Ibama e Câmara Municipal de Marabá Para as entidades, aterro sanitário será sempre a fonte de “transtornos e inquietação não só para as próximas gestões municipais, mas notadamente para a população de agora e, fundamentalmente, para as futuras gerações. Porque, “por melhor instalado que for, o lixão será sempre uma chaga aberta na dignidade de nossa gente”, e viés de segregação para muitos “hoje na ociosidade por falta de políticas públicas preparatórias e de inclusão da juventude no mercado de trabalho e em razão de uma educação de qualidade fragilizada que há anos persiste neste município”. “É lamentável imaginar que ao São João das Três Barras dos nossos pais e, agora, São João do Araguaia dos nossos filhos, do qual marabá fora distrito, esteja reservada a sina de se tornar lixeira da terra de Francisco Coelho”, prossegue o documento. Quem sabe Marabá, ao invés das moscas, dos camundongos, dos urubus, pudesse contribuir conosco na capacitação continuada dos professores de nossos filhos, o que certamente renderia frutos da melhor qualidade para toda a região sudeste do Estado. Ou, quiçá, nos servindo de cicerone junto à Vale, Ao Sesi, ao Senai, ao Sebrae, para f0rmação de técnicos de nível médio em franca ascensão nesta região”.