Pages

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Operação caça “gatos”

Na ruazinha em que moro, a lua ganha da Celpa

A Celpa vai deslanchar uma grande ação, a partir de Marabá, para combater o furto de energia e a inadimplência. A ação mobilizará 80 equipes e priorizará a atuação em 14 alimentadores que, além de Marabá, atendem municípios como Parauapebas, Tucuruí, Redenção, Xinguara, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte , Curionópolis e outros.
A campanha começa a partir desta semana pela Região Metropolitana de Belém e municípios do entorno, destinada a consumidores com fatura vencida, como parte do plano de investimentos para melhorias no sistema elétrico, iniciado no primeiro semestre do ano. Segundo dados da Celpa, cerca de 149 mil unidades consumidoras estão habilitadas para corte na área de abrangência da iniciativa.
Quem furta energia pode ser enquadrado em dois artigos do Código Penal Brasileiro: o 155, § 3º, e tem como pena prevista 1 a 3 anos de reclusão; e o 265, que trata de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública. Além do risco de ir para a cadeia, os fraudadores terão de pagar pela energia consumida indevidamente por meio de processos legais de cobrança, ameaça a Celpa.

Mercúrio vaza dentro de avião da Gol

Um vazamento de mercúrio dentro do compartimento de bagagens de um avião da Gol, no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, contaminou quinta-feira bagagens do voo 1294, com destino a Salvador. As malas dos 142 passageiros ficaram retidas e nãoprazo para sua devolução. Segundo a Gol, elas serão devolvidas depois que foram limpas por técnicos especializados. A informação é da GloboNews.

O mercúrio estava sendo transportado armazenado numa pequena caixa, dentro da mala de um passageiro que seguia de Marabá, no Pará, com destino a Salvador. Em depoimento ele disse que levava a substância a pedido de uma amiga e o mercúrio seria entregue a outra pessoa em Salvador. Alegou, porém, não saber qual era a substância.
O passageiro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal para prestar esclarecimentos e vai responder em liberdade por transporte de substância tóxica. Pode pegar de seis meses a um ano de cadeia por transporte de material tóxico, perigoso ou nocivo à saúde ou meio ambiente. O passageiro teve ainda de assinar um termo se comprometendo a comparecer à Justiça quando chamado.
O incidente causou transtornos. Os passageiros tiveram que esperar mais de três horas para embarcar em outra aeronave e souberam que as malas ficaram retidas quando desembarcaram em Salvador.
A Vigilância Sanitária fez uma inspeção nas malas para saber se elas poderiam ser liberadas, mas nãoprevisão de quando isso pode ocorrer. Segundo a Superintendência da PF em Brasília, chegou a ser cogitada a incineração das bagagens atingidas. Em nota, a Gol disse que contratou uma empresa para fazer o serviço de limpeza e desinfecção das malas. Informou ainda que todas as medidas necessárias foram tomadas e que os 20 funcionários que tiveram contato com as malas foram submetidos a exames. (Confira a íntegra da nota divulgada pela Gol )
A coordenadora do Juizado Especial no aeroporto, Cláudia Rosa, diz que os passageiros devem ser ressarcidos.
- O que assustou foi a vulnerabilidade da triagem de objetos nos aeroportos brasileiros - afirmou.

Denúncia

Recebi em 28 de agosto recente uma denúncia escabrosa sobre o desvio de madeira doada pelo Ibama a certo órgão público, a qual estaria sendo transformada em móveis para a residência particular de terceiros.
Infelizmente não foi possível apurar.
Faço esse esclarecimento porque o autor da denúncia disse que já a tinha feito a TODOS os veículos de imprensa local e achava que ninguém se interessou em apurar a falcatrua por ter o rabo preso.
Bom, eu fui apurar. Apesar da falta de tempo, fiz o que pude. Vamos ver o que acontece, né?
Qualquer hora o cachimbo cai da boca torta se, de fato, a patifaria tem fundamento.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

O crime do padre Aldo


Parece que é pecado mortal, no Brasil, qualquer pessoa ou entidade não comungar com a CNBB e organizações não governamentais supostamente ligadas à defesa dos direitos humanos. Pelo menos é o que se depreende de nota divulgada esta semana por várias dessas entidades sediadas na Paraíba - CUT/PB - MPA - MAB - COMUNIDADES QUILOMBOLAS - SINTER - MTC - RECID - REMAR - DCE/UFPB - CEDHOR - SPM - MTD - SAL DA TERRA - MTD -MMM - AMAZONAS - CEBs - STIPDASE - APAN – FPDTAPNE, entre outras – contra o Arcebispo  Dom Aldo Pagotto, “que, em desacordo com as orientações pastorais da própria CNBB, vem criticando e desestimulando as iniciativas que visem a promover a justiça social, a dignidade e a organização do Povo dos Pobres, os Trabalhadores e Trabalhadoras do campo e das periferias urbanas, as CEBs, a grande maioria das Pastorais Sociais e até padres comprometidos com a causa dos pobres, ao mesmo tempo em que não perde oportunidade para abençoar e defender os interesses dos poderosos, como o fez ainda recentemente, por meio do jornal Correio da Paraíba, em coluna por ele assinada, na qual, ao questionar, desde o título capcioso de seu artigo, o tema do Plebiscito, faz insinuações pejorativas (inclusive de roubo) em relação aos movimentos populares”. Crime do arcebispo: não apóia o Grito dos Excluídos...
No final da nota, as entidades solicitam à CNBB, por meio de suas instâncias competentes, “que trate de advertir o Arcebispo da Paraíba com relação às suas manifestas atitudes de descumprimento de sua função de pastor, cuja missão é de reunir o rebanho, não a de espalhar a cizânia, como vem fazendo contra os pobres, na Paraíba”.

Isso ainda vai dar merda...



O “Estado do Tapajós on Line publicou o seguinte texto de Lúcio Flávio Pinto,sobo título “Cerco à Igreja”:
“Integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus, em conjunto com outras igrejas semelhantes, procuraram gráficas em Belém para encomendar banners e folhetos contra Nossa Senhora de Nazaré e o Círio, festividade católica que lhe é dedicada e é considerada a maior procissão religiosa do mundo. A intenção seria de distribuir esse material um pouco antes da festividade, que acontece no segundo domingo de outubro.
Nenhuma das gráficas contatadas aceitou o serviço. As igrejas reunidas sobre a liderança da Universal, chefiada pelo pastor Edir Macedo, teriam decidido instalar uma gráfica própria, em regime de urgência, para dar conta da missão de espalhar por Belém milhares de impressos condenando o culto mariano.
A denúncia foi feita pelo frei Juraci, pároco da capela de Santo Antônio de Lisboa, durante missa dominical do dia 15. Ele alertou os fiéis para o cerco que essas seitas estão fazendo sobre os católicos. Informou que uma equipe de missionários constatou, em um levantamento realizado recentemente nos bairros do Guamá e Cremação, que de cada 10 casas visitadas, sete eram de protestantes. O esvaziamento do catolicismo, além de reduzir o público que freqüenta a igreja, está acabando com as vocações sacerdotais. “Não temos mais padres novos”, lamentou.
Recorrendo a textos bíblicos, disse que a situação atesta a previsão antiga sobre o ataque que a mãe de Jesus viria a sofrer por parte do dragão demoníaco.”

Palhaçadas

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, criticou, nesta terça-feira, o candidato a deputado federal Francisco Everaldo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca (PR-SP). Ele aparece na TV com o slogan "Vote Tiririca, pior que tá não fica".
"Respeito muito o Tiririca por ser um artista de circo e conseguir se firmam nos meios de comunicação de massa", disse. "Mas acho que ele não está prestando um bom serviço à democracia. Acho que é um deboche com a democracia", completou, após ser questionado por jornalistas sobre o slogan.
O ministro disse que, se tivesse a oportunidade de falar com o candidato do PR, pediria a ele que alterasse seu slogan. "Não tem graça", criticou.
A reportagem não explica se o ministro disse o que achava sobre a Câmara Federal e o Senado... Somente neste, nos primeiros seis meses do ano, 52 senadores - mais da metade do total - faltaram a sessões deliberativas sem dar qualquer explicação à sociedade. Levantamento exclusivo feito pelo Congresso em Foco revela que, dos 87 senadores que exerceram mandato no primeiro semestre, esses 52 faltaram ao menos uma vez, sem justificar os motivos do não comparecimento, às sessões plenárias com votações na pauta.

Até tu, Brutus?


O juiz Marcelo Testa Baldochi deverá responder a Processo Administrativo Disciplinar (PAD) perante o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Na última terça-feira (31/08), os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiram, por unanimidade, que o tribunal terá que apurar as denúncias de que o magistrado mantinha trabalhadores em condições degradantes na fazenda Pôr do Sol, de sua propriedade. O relator da revisão disciplinar,  conselheiro Paulo de Tarso Tamburini, considerou necessária a apuração das denúncias contra o juiz.
O TJMA havia decidido, em 2007, pelo arquivamento da denúncia contra o juiz. Naquele ano, o Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho e Emprego expediu 24 autos de infração para o juiz, em decorrência de a equipe ter encontrado, na fazenda Pôr do Sol, trabalhadores em condições precárias de trabalho. A fazenda está localizada a aproximadamente 150 km do município de Açailândia. De acordo com a revisão disciplinar, os trabalhadores encontrados no local não tinham carteira assinada, não recebiam pagamento regular e nem possuíam equipamentos apropriados para execução dos trabalhos.
Na época da denúncia contra o juiz Marcelo Testa Baldochi, o Corregedor Geral de Justiça, desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, atual presidente do TJMA, votou pela instauração do processo administrativo disciplinar contra o magistrado. Contudo, 11 desembargadores do tribunal votaram pelo arquivamento da denúncia. Com a decisão do Conselho, o TJMA deverá instaurar definitivamente o PAD contra o juiz. Segundo o conselheiro Paulo de Tarso Tamburini, “as denúncias, sem qualquer juízo antecipado de valor, demonstram indícios de irregularidades que merecem melhor apuração”.

Super Carajás no MT

Mina de ferro no Mato Grosso

A descoberta de uma nova província mineral no país foi anunciada ontem (1º) pelo governo de Mato Grosso.  Ela está localizada no município de Mirassol D'Oeste e é formada por jazidas de potássio e minério de ferro.  A reserva mineral foi encontrada por funcionários do governo do Estado quando procuravam por jazidas de potássio e fosfato.
Estima-se que a jazida de minério de ferro tenha 11 bilhões toneladas com teor de 41%.  O tamanho é quase quatro vezes maior do que o depósito de Carajás, que com 3 bilhões de toneladas do minério é considerado a maior a céu aberto no mundo.  A jazida de Carajás apresenta teor de ferro mais alto, de 67%.  O depósito de fosfato tem 428 milhões de toneladas, com teor a 6%.
Após o anúncio, o governador Silval Barbosa disse que começará a buscar empresas que queiram se instalar no estado para beneficiar os minérios.

Angústia na Série C


As vitórias de Fortaleza e Águia de Marabá, no último fim de semana, deixaram o Estrelão – como é chamado no Acre o Rio Branco - ainda mais longe de uma vaga à segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Restando três rodadas para o encerramento da primeira fase, o clube acreano terá três jogos pela frente, dois deles em casa e um fora. Se quiser avançar no torneio, terá que vencer os três e ainda contar com uma combinação de resultados.
Se a vaga da próxima Série B está longe, a permanência na Série C não é um sonho distante. O clube luta ponto a ponto com o São Raimundo (PA) pela permanência na competição nacional e apesar de está em desvantagem no saldo de gols momento em relação ao clube paraense, pode reverter à situação neste domingo no estádio Arena da Floresta, mas para isso terá que conquistar, ao menos, um ponto ganho.
Na manhã desta segunda-feira, a equipe treinou numa academia da cidade. O atacante Marcelo Brás diz que, aos poucos, a equipe vem melhorando o aspecto físico, acreditando na primeira vitória da equipe neste domingo contra o Águia de Marabá. O atacante também conclama a torcida estrelada a se fazer presente, inclusive concordando com a redução do preço do ingresso.
São Raimundo pode ser penalizado
O São Raimundo, adversário direto do Estrelão, e em queda a Série D, pode ser penalizado com a perda de seis pontos. O clube utilizou na derrota para o Fortaleza (CE) o atacante Paulo Rangel, autor do gol solitário do clube paraense na derrota deste fim de semana para o Fortaleza. O jogador de 25 anos já havia participado da mesma competição pela equipe do Salgueiro, algo que não permitido pelo regulamento do torneio.


Organização criminosa de compra de votos no Brasil

“Fala-se tanto do crime organizado do narcotráfico, mas pouco se sabe sobre o crime organizado eleitoral. Este crime não pode ser considerado como caso isolado, mas como o mais nocivo tipo de crime organizado”
José Rodrigues Filho *

A compra de votos nas eleições brasileiras e os mensalões demonstram as práticas desonestas entre agentes do Estado e o setor privado, aumentando cada vez mais os níveis de corrupção no país, que contribuem para acentuar os níveis de pobreza. Os compradores de votos são criminosos responsáveis pela manutenção da pobreza deste país. O crime eleitoral precisa ser investigado utilizando-se os mesmos métodos de combate ao crime organizado como o narcotráfico.
Pelo que se observa, parece não existir interesse da uma parte da classe política em combater o crime organizado eleitoral, sobretudo daqueles que não seriam eleitos de forma democrática. Este tipo de crime organizado existe hoje em quase todos os níveis de eleições no país, onde a compra de votos e a troca de favores não são coisas abstratas. Para combatê-lo seria necessário um efetivo de policiais federais, talvez dez vezes mais do que existe hoje, considerando que a Policia Federal não está presente em todos os municípios brasileiros. Por conta do déficit de policias, dificilmente a compra de votos neste país seja investigada, utilizando métodos de combate eficientes, que exigem mais tempo e recursos. Isto interessa a quem? Neste caso, não interessa ao Estado ter servidores públicos bem pagos, visto que é importante mantê-los subservientes de um sistema perverso.
Ademais, é estranho que este assunto não seja estudado no país. Fala-se tanto do crime organizado do narcotráfico, mas pouco se sabe sobre o crime organizado eleitoral. Um praticado pelos mais pobres e o outro pelos mais ricos. Este crime não pode ser considerado como caso isolado, mas como o mais nocivo tipo de crime organizado que precisa ser combatido severamente. A compra de votos não se limita apenas ao chamado esquema de boca de urnas, no dia das eleições. É preciso levantar algumas hipóteses entre este tipo de crime e vários outros. Já existem propostas de se estudar a relação de roubo a bancos e roubo de cargas, em épocas de eleições. Portanto, são várias as hipóteses que precisam ser levantadas e testadas cientificamente sobre o crime eleitoral como organização criminosa.
A compra de votos não se dá apenas no dia da eleição. É um esquema montado com muita antecedência, através de esquemas de licitações, nomeações e várias outras trocas de favores, que envolve as classes dominantes. O pior é que os pobres é que pagam a conta como sendo os vendedores de votos, sobretudo no esquema de boca de urnas. Mas quem são os compradores? Ao que tudo indica, a Policia Federal parece ter tido sucesso na experiência de utilizar o método investigativo de crime organizado para combater alguns casos de compra de votos, resultando na prisão de quadrilhas que participaram do crime organizado eleitoral.
Não é possível manter uma situação em que tudo acontece, mas nada se vê e nada se prova. O crime organizado eleitoral continua invisível, enquanto o narcotráfico é combatido. Mesmo invisível, é reconhecido pela sociedade. É uma realidade e não coisa abstrata. A lei dos esquemas financeiros nas eleições precisa ser combatida, já que pode ser uma estrutura mais aperfeiçoada do que a máfia italiana. Precisamos de um poder legislativo que tente enfrentar esta missão e não seja lotado por comissionados que estão só querendo indicar verbas para este ou aquele projeto, na tentativa de receber gordas propinas para financiar suas eleições, num forte esquema de crime organizado. É preciso mudar. (Fonte: Congresso em foco)
*Professor da Universidade Federal da Paraíba

Só sugesta?

Só vou reiterar o que vocês já sabem: O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) barrou a candidatura do deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) ao Senado por considerá-lo "ficha-suja". Mas, ele, a propósito, vai continuar em campanha para eleger ao Senado (e vai eleger-se, aliás). E recorrer ao Supremo Tribunal Federal. De onde a gente pode esperar o quê?
------
Agora, se mal pergunto, cadê Paulo Rocha? E a Bernadete ten Caten?

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

E aí, rapá, vai encarar?!

Agnaldo Rosas é um advogado entrando nos enta, eu acho. Eu o conheci recentemente através de Haroldo Júnior, e fomos parar no Bico do Papagaio. Inteligente, espirituoso, bom papo. Adora crônicas e mandou-me algumas. E como escreve, o sacana!
-------
Sexo legalmente seguro
 Você lembra do tempo em que "sexo seguro" significava usar camisinha para evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez? 
Esqueça, os bons tempos terminaram. A coisa está ficando assim: sabe aquela gatinha que você conheceu na balada, que deu a maior mole, você convidou para um motel
e ela topou?
Primeiro leve a garota à uma emergência hospitalar e solicite um teste de dosagem de álcool e outros entorpecentes, para evitar acusação de posse sexual mediante fraude. (Art. 215 CPB)
Depois passe com ela em um cartório e exija que ela registre uma declaração de que está praticando sexo consensual, para evitar acusação de estupro. (Art. 213 CPB)
Exija também o registro de uma declaração de que ela está praticando sexo casual, para evitar pedido de pensão por rompimento de relação estável. (Lei 9.278, Art. 7)
Depois vá a um laboratório e exija o exame de beta-HCG (gonadotrofina coriônica humana) para ter certeza que você não é o pato escolhido para sustentá-la na gravidez de um bebê que não é seu. (Lei 11.804 Art. 6)
No motel ou em casa, use camisinha e nada de "sexo forte" pra evitar acusações de violência doméstica e pegar uma Maria da Penha nas costas e acusação de "sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral". (Lei 11.340 Art. 5)
Na saída do motel, leve-a ao Instituto Médico Legal e exija um exame de corpo de delito, com expedição de laudo negativo para lesões corporais (Art. 129 CPB) e negativo para presença de esperma na vagina, para TENTAR evitar desembolsar nove meses de bolsa-barriga caso ela saia dali e engravide de outro (Lei 11.804 Art. 6).
Finalmente, se houver presença de esperma na vagina da moça, exija imediatamente uma coleta de amostra para futura investigação de paternidade (Lei 1.060 Art. 3 inciso VI) e solicitação de restituição de eventuais pensões alimentícias obtidas mediante ardil ou fraude. (Art. 171 CPB)
Ponha as duas cabeças para refletir!
Fazendo tudo isso, TALVEZ você possa fazer "sexo seguro"… se ainda estiver interessado.

Roriz é "ficha suja"

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou ontem (31/8), por seis a um, que o candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) é "ficha suja" e não pode concorrer nas eleições deste ano. Os ministros entenderam que a Lei da Ficha Limpa vale para quem já renunciou, inclusive para alguém, como Roriz, que o fez antes da promulgação da legislação. "Já vem de longe a preocupação de que a renúncia pudesse ser utilizada para escapar da cassação", disse o relator, Arnaldo Versiani.
De acordo com a Folha de S. Paulo, o candidato ainda poderá recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal), alegando que a lei é inconstitucional. Ele continuará no páreo até que o STF julgue seu recurso. Se eleito, poderá ser cassado já no exercício de mandato, caso o tribunal não julgue o recurso até a eleição.
---------
Ei, psiu!!!  E o Jader Barbalho?

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pequenas empresas & grandes débitos



Duas notícias interessantes, hoje, na edição eletrônica da Folha de S. Paulo:

1. As micro e pequenas empresas contrataram 52,3% da mão de obra formal do país, mas responderam apenas por 20% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, de acordo com o Sebrae. A base de dados do Anuário divulgado nesta terça-feira é de 2008 e foi feita em conjunto com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos).
Em países europeus, a proporção é outra. As micro e pequenas empresas alemãs empregam 41% dos trabalhadores com carteira assinada, mas produzem 33% da riqueza nacional.
Os pequenos negócios estão se concentrando cada vez mais no interior do Brasil. 64,9% dos funcionários estão longe das capitais, diz o estudo. Se no Brasil, a maioria trabalha com comércio e serviço, na França, as pequenas vinícolas explicam a participação em 39% do PIB, afirma Leonardo Mattar, analista de gestão estratégica do Sebrae. 45% dos trabalhadores formais franceses estão nos pequenos negócios.
O Sebrae informa que dos 5,8 milhões de negócios formais existentes no Brasil, 99,2% (mais de 5,7 milhões) são empresas de micro e pequeno porte. Os 13,1 milhões de empregados nessas empresas correspondem a 52,3% das carteiras assinadas do país, que somam no total 24,9 milhões. O Sebrae leva em conta apenas trabalhadores com carteira assinada.

2. A maior parte das famílias brasileiras diz não ter condições de pagar contas atrasadas, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado nesta terça-feira.
Entre as 3.810 famílias entrevistadas em 214 cidades do país, 37,80% responderam que não terão como quitar essas dívidas. Para outras 36,74%, as contas vencidas poderão ser pagas de forma parcial.
Já 22,81% consideram que vão pagar integralmente as contas em atraso. O restante afirmou não saber.
As famílias das regiões Norte e Nordeste revelaram que terão mais dificuldades para honrar o pagamento. No Norte, 53,33% responderam que não vão quitar as contas em atraso. No Nordeste, essa proporção é de 46,98%.
Do total de entrevistados, 91% afirmaram que não pretendem tomar empréstimo nos próximos três meses. Para o presidente do Ipea, Marcio Porchmann, o nível de endividamento das famílias brasileiras é baixo se comparado com países da Europa e com os Estados Unidos.
Ele explicou que a tendência é de alta diante do crescimento econômico e do avanço das famílias na pirâmide social. "As famílias de menor renda têm um grau de exclusão bancária maior. À medida que ganham mais passam a ter mais acesso a crédito."
Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria das famílias brasileiras (54%) tem dívidas, o valor médio é de R$ 5.427.

Olhares e saberes

Hoje, a partir das 16h, professores e alunos do curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, fazem a exposição “Dos olhares da fronteira às fronteiras do olhar: saberes e territórios em disputa”  no Campus I da Universidade Federal do Pará .
 “A exposição, diz nota distribuída à imprensa,  é resultante de um trabalho de campo executado por professores e alunos do curso, com o objetivo de reconhecer a natureza dos conflitos territoriais e epistemológicos constituintes da região do sudeste do Pará.” A exposição, por sua vez, mostra um conjunto de imagens registradas por alunos e professores, além de frases, poemas e músicas que também sintetizam olhares.
O tema sugere um caminho que vai das percepções e versões imagéticas da “fronteira” dos curadores às percepções e sensações dos espectadores que serão também sujeitos construtores da exposição, através de painéis interativos construídos no final do percurso. Nesse sentido, a exposição que começa com os “olhares da fronteira” subdividindo-se nas seções: “Territórios exclusivos e excludentes: novos campos de concentração?”, “Violências e Violações”, “Contrastes territoriais: expressões do conflito”, “Civilização mineral”, “R-existências...”; e finaliza com “as fronteiras do olhar”, com painéis interativos em que os espectadores podem montar suas versões e percepções do conjunto de imagens e frases.
A organização do evento coube aos professores Bruno Malheiro, Haroldo Souza, Luciana Melo e alunos do curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo, com a colaboração dos professores Alixa Santos, Rita de Cássia, Francinei Bentes e Idelma Santiago.