Pages

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dois mortos, vários feridos. Como era mesmo? Ah, sim! O POVO GOVERNANDO

Correio do Tocantins:
03/02/2012
Lombadas na Transmangueiras geram polêmica entre motoristas

Lombadas construídas no início da semana pelos moradores do Bairro Santa Rita, na via conhecida como Transmangueiras, revoltaram alguns motoristas e abriram um precedente perigoso, segundo as próprias autoridades. Questionada sobre esse tipo de intervenção feita pelos próprios populares e sem os critérios técnicos necessários, a direção do DMTU (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano) reconheceu que a ação não é lícita, mas se eximiu de responsabilidade no caso. Segundo Manoel Vera Cruz, diretor do órgão, o departamento vai mandar retirar as seis lombadas já feitas e construir as corretas até sexta-feira.

No meio do imbróglio ficou perceptível que os órgãos da prefeitura: DMTU e Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) não estão falando a mesma língua, uma vez que neste tema um depende do outro. Perguntado pelo repórter do CORREIO DO TOCANTINS sobre como funciona a instalação de lombadas, Vera Cruz disse que dependem de pedido formal ao órgão, por escrito e avaliação técnica do DMTU. Feito isso, o próprio departamento solicita a implantação à Sevop, que faz a obra com acompanhamento do técnico de trânsito.

O que aconteceu na Transmangueiras na segunda-feira extrapolou esse tramite e, como resultado, produziu quebra-molas com espaçamento curto entre eles e tamanho claramente fora do padrão, causando prejuízos aos veículos como narram os motoristas.
“Passo por aqui quase todos os dias e hoje me surpreendi com essas lombadas aqui. Na primeira que passei já arrastou todo o fundo do carro. É irresponsável isso aqui, cadê o DMTU pra proibir, só sabem dar multa na gente”, reclamou o motorista Virgílio Miranda, ao volante de um Fiat Uno.

Nem mesmo caminhonetes e caminhões se salvam de passar arrastados pelas lombadas, como narra o motorista Genilson Alves de Oliveira: “Eles construíram muito alto. A gente passa e o caminhão bate o fundo. Aqui também deveria ter uma melhor sinalização”.

MORADORES
Os moradores do Bairro Santa Rita que organizaram o mutirão para construção dos quebra-molas justificam a ação como uma resposta ao “silêncio” da Prefeitura Municipal, depois de seis meses de reivindicações nesse sentido, além de dois protestos com bloqueio da via.

O morador Carlos Silva, que falou com a Reportagem do CT ainda na noite de segunda-feira, quando trabalhava na construção de um dos quebra-molas, disse que a comunidade não tolera mais o perigo dos veículos trafegando por ali em “alta” velocidade e que os condutores que se sentissem contrariados com a ação deveriam reclamar com a prefeitura.

“Nós fizemos isso porque temos filhos e nos preocupamos com eles. Nós inventamos, juntamos a população e compramos o cimento. Aqui foram 20 sacos de cimento e amanhã vamos comprar mais 20”, disse.

Outra moradora, Maria José, defende os vizinhos que tiveram a iniciativa e falou que agora as coisas devem melhorar para os pedestres do trecho.

CONCLUSÃO
As seis lombadas foram construídas parcialmente na Transmangueiras, em apenas uma das mãos, não chegando a ser completadas até ontem, uma vez que os seus autores se deram conta de que estavam muito altas. Isso, no entanto, não arrefeceu a ideia de concluí-los.
Um dos principais incentivadores é o vereador Antônio Hilário, o Antônio da Ótica (PR), o qual, na narrativa das autoridades e de alguns dos moradores, seria a pessoa que doou parte do material usado. Teriam sido empregados 20 sacos de cimento.

DMTU
Em resposta aos leitores que acionaram a Redação, o CORREIO DO TOCANTINS procurou ontem o DMTU, por meio do seu diretor, Manoel Vera Cruz, o qual respondeu que estava tomando providências para equacionar a situação. Ele eximiu o órgão de participação nessa ação e disse que nenhum dos seus comandados se omitiu de impedir a construção das lombadas, mas que os mesmos não podiam entrar em situação de conflito com os moradores do trecho.
Consultado se esse tipo de conduta, de populares construindo lombadas por conta própria não pode abrir um precedente perigoso para outras ações paralelas no município, Vera Cruz concordou que não é um bom exemplo, mas prometeu providências. “No que depender do DMTU vamos correr atrás, vamos padronizar, para não ocorrer de cada um fazer a sua maneira e pensar que aqui não tem comando, pois tem, sim”, respondeu.

Assim que acionado sobre o problema, o diretor do DMTU disse ter procurado a Sevop e, lá, ter ouvido de Jair Labres que a construção dos quebra-molas era uma obra da própria secretaria, o que não condiz com o que foi presenciado pela Imprensa no local. Mais tarde o CT ouviu do Secretário de Segurança Institucional, Antônio Araújo, que a Sevop teria, na verdade, apenas cedido o material por intervenção do vereador Antônio da Ótica.
Araújo afirma ter ouvido da secretária de Obras Adriane Nunes de Melo de que agora, a própria Sevop vai solucionar a situação desmanchando as seis lombadas feitas pelos moradores e construindo apenas quatro, dentro das normas técnicas, porém isso será feito apenas na sexta-feira (3). (Patrick Roberto)

Os intestinos do PT Belém

Se em Marabá não há qualquer indício que a legenda pretende lançar candidato próprio (diz-se que, nos bastidores tem sido assediada por Marino Magalhães et caterva), parece que na Capital a história é outra. Leiam comentário de um anônimo à postagem da Perereca da Vizinha (aqui reproduzido tal qual foi publicado):
“Aconteceu o que todos no PT temiam, principalmente Alfredo Costa, Paulo Rocha e Cia, a Auditora da Sefa, ex-secretária de estado, suplente de deputada estadual do PT e secretária de movimentos sociais do PT estadual, Suely Oliveira entrou na briga pela disputa da indicação petista para disputar a prefeitura de Belém, Suely faz parte da DS, tendência interna do PT que abriga Ana Júlia, Claudio Puty, Edilson Moura, Marquinho e outros, Suely foi chamada a responsabilidade pela DS, para ajudar no que a própria tendência petista avalia como sua maior e mais difícil disputa dentro do PT, que é levar Claudio Puty a vencer as prévias do PT-Belém e por consequência ser candidato a Prefeito da capital pela legenda. O que pesa contra esse apoio de Suely a Puty?
Todos no PT sabem muito bem o que Suely passou nas mãos dos irmãos Monteiro (leia-se Marcilio e Maurilio), e do próprio Puty com aval da então governadora Ana Julia. Para quem não sabe Suely Oliveira era a virtual candidata da DS para disputar a vaga de deputada federal em 2010, pois em 2006 Suely conquistou mais de 50 mil votos concorrendo ao cargo, votos estes que levaram Ana Julia a chama-la para compor seu secretariado, desde então começou o seu agonizante calvário politico, ela primeiro foi "convidada" a retirar seu nome da disputa federal para ajudar o Puty, viu sua base ser copitada pelos beneficio do poder via Puty, teve sua secretaria desidratada financeiramente, teve sua candidatura de deputada estadual preterida para a DS apoiar como Dep. Estadual Edilson Moura, viu seu cargo ser oferecido em troca de apoio da base aliada, ou seja, o resultado dessa sangria politica foi pouco mais de 20 mil votos que lhe garantiram uma 2 suplência de dep. estadual pelo PT, sem apoio e isolada dentro do PT, longe das discursões das previas petista, Suely passou o ano de 2011 vendo de longe a sua querida DS preparar uma estratégia eleitoral capitaneada pelo seu algoz nª1, Claudio Puty.
Então todo mundo quer saber o que pesa a favor desse apoio?
Suely foi vereadora de Belém por dois mandatos, secretária de estado, duas vezes Presidenta do PT-Belém (X da questão), presidiu diversos sindicatos e centrais sindicais, seus berços políticos, ela é o que todos dentro do PT conhecem como uma autentica militante petista, forjada na luta de classe, na luta do povo. Ela tem uma qualidade impar que não é mais vista dentro do PT, quando desse para base e pega o microfone, ninguém segura, ela desmonta discursos, empolga a militância, convence na fala e tem uma capacidade de mobilização muito maior que Puty e Ana Júlia juntos, e principalmente é disciplinada, com base nisso o Puty e a DS enxergaram na “companheira” Suely a sua tabua de salvação, sabendo que não poderiam fazer o discurso anti-direita (leiam-se PMDB/JADER), escalaram ela para fazê-lo, e, diga-se de passagem, tem o feito muito bem, nos 10 dias que antecedem as prévias petistas, Suely conseguiu um feito incrível, reuniu lideranças petistas históricas, verdadeiros leões adormecidos, e para elas tem mostrado uma capacidade de superação de problemas do passado, e junto com Puty tem feito o discurso de que Alfredo Costa representa submissão aos interesses de JADER/PMDB, que ele é o candidato do Jader para vice do Priante , discurso este que tem conquistado corações e mentes petistas, inclusive criando dissidências importantes na campanha de Alfredo Costa/Paulo Rocha, fatos esses que podem ser comprovados no site e blog do Puty, com fotos e declarações de apoio para sua candidatura, Suely conseguiu virar o jogo a favor do Puty praticamente aos 40min do segundo tempo, ele sabendo disso, agora anda todo proza, prestigia todo evento que Suely tem organizado, de uma simples reunião com militantes, uma plenária, até tomar água de coco na esquina, colou em Suely de tal maneira que a militância não sabe se vai votar no Puty ou na Suely. Mais uma coisa é certa, todos querem saber até quando vai durar essa lua de mel...”

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Depois, eu é que sou chamado de machista

Así es como una esposa debería recibir a su marido, novio, amigo, pareja en casa al llegar de trabajo. Asi no existirian divorcios/separaciones/enemistades .


Quase dá merda

Depois de meter três gols no São Francisco, de Santarém (dois no 1º tempo – Charles e Branco) e outro aos 27 minutos do 2º (Charles, de novo), o Águia de Marabá subiu nas tamancas, foi para cima do Leão Santareno e esqueceu que lá atrás o bom goleiro Alan nem sempre faz milagre. Resultado: tomou dois no finalzinho da partida. E se a partida não acaba logo, ia ser o fim da picada.
De qualquer forma, os 3 a 2 de ontem à noite no Zinho Oliveira, pela sexta rodada do 1º turno, deram ao Águia 13 pontos e a classificação antecipada para as semifinais do Parazão 2012.
Enquanto isso, em Belém, a Tuna Luso virou 2 a 1 para cima do Leão Azul – time fora de série (A, B, C ou D).



      

Mais traquinagens da Vale

No Hiroshi Bogéa, ontem (1)
Vale está quebrando todas as empresas no Salobo


Associação Comercial e Industrial de Parauapebas encaminhou ofício ao secretário da Seicom, David Leal, narrando o processo de quebradeira de empresas que trabalham no Projeto Salobo, e que culminou, esta semana,  com a busca e apreensão de  diversos caminhões e equipamentos da Construtora Brasileira e Mineradora Ltda (CBEMI), inadimplentes com a Volkswagen.
Na área de exploração da jazida de cobre do Salobo quase todas as empresas ali contratadas, quebraram.
Há uma lista de CNPJs encaminhada ao governo compondo o regime de falência rigorosamente referendado pela gestão da Salobo Metais S.Sa, empresa que toca o projeto da Vale. Ao todo, se filtrar cuidadosamente, é provável que não sobre nenhuma empresa que tenha escapado da quebradeira. Principalmente pequenas e médias.
As grandes empresas rescindiram contratos antes do aperto geral, entre elas, OAS e Odebrecht.
Como o cenário é singular, há fortes suspeitas de que a Salobo Metais S.A, esteja com seu orçamento em descompasso com as demandas, fato que vem ocasionando a falência generalizada.
Ou a gestão do projeto está levando  dezenas de firmas ao fechamento de portas, num processo  jamais visto nos grandes projetos tocados pela Vale, por incapacidade gerencial.
Depois de ser contemplada com o prêmio de “Pior Empresa do Mundo”, a Vale pode concorrer agora ao “caneco” de  empresa estimuladora  de falências.
Afinal, em última instância, é a mineradora quem está promovendo esse deprimente quadro de insolvência regional.
Cada ano mais poderosa, às custas da miserável política discriminatória e selvagem que adota em sua relação com a sociedade paraense.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Prefeito e vereadores de Santa Luzia do Pará têm sigilos bancários quebrados

A pergunta entalada na garganta é a seguinte:
O que é que o MP de lá tem que nós não temos?


shot009
Na esteira da ação que move o MPE-PA no município de Santa Luzia do Pará, visando desmantelar uma suposta quadrilha que agia dentro da Prefeitura Municipal, o juiz da Comarca, André da Fonseca, determinou, hoje, a quebra do sigilo bancário da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal, do prefeito municipal Lourival de Lima (PT), do filho do prefeito, Gedson Xavier, e dos vereadores Robson da Silva, Fernando Vieira, José da Silva, José Nunes, Luis de Oliveira, Sebastião Neto, Maria Saldanha, Antônio Farias e Maria Machado (todos os vereadores do município).
A medida foi deferida em ação cautelar, requerida pelo MPE-PA, que prepara a impetração de ação civil pública, onde o órgão pretende demonstrar um “esquema de corrupção, envolvendo os Poderes Legislativo e Executivo em Santa Luzia, para compra e venda de votos.” (Blog do Parsifal Pontes)

Homens que olham seios vivem mais

Olhar para a região mamária durante dez minutos por dia é igual a 30 minutos de exercício aeróbico, segundo estudo / Arlen Roche/Sxc.hu
Um estudo mostra que, além da questão estética e da própria saúde, as mulheres que cuidam dos seios podem estar contribuindo com a longevidade de vida dos homens.
A pesquisa aponta que olhar para seios durante dez minutos por dia pode prolongar a expectativa de vida dos homens em até cinco anos e equivale a 30 minutos diários de exercício aeróbico, de acordo com estudo alemão publicado no New England Journal of Medicine. Depois de comparar a saúde de 200 pacientes do sexo masculino, 100 dos quais instruídos para ver seios diariamente, a doutora Karen Weatherby, uma das especialistas e responsáveis pelo estudo, afirma que a excitação sexual faz o coração bombear e melhora a circulação sanguínea. - "Não há dúvida de que o hábito de olhar para os seios deixa os homens mais saudáveis”, acrescentou.
Seios x tratamento - Historicamente, a região mamária sempre foi uma das preferidas do público masculino, além de exprimir a essência feminina. Com isso, os seios foram uma das partes do corpo que as mulheres mais investiram nos últimos anos.
A procura por tratamento estético para tratar a região mamária, como o da tonificação da pele das mamas, tem crescido cada vez mais. O procedimento visa retardar uma cirurgia ou até mesmo para aquelas pessoas que não gostariam de passar por uma cirurgia. (Band.com.br)

Pedro Rios faz greve de fome contra o pacto de silêncio entre a mídia e o governo

A expulsão violenta, em Pinheirinho, de 6 mil de moradores pobres de suas casas em um terreno pertencente à Naji Nahas, foi fotografada e filmada sob os mais diversos ângulos.
Pedro Rios
Pedro Rios diz que enquanto esteve em Pinheirinhos recebeu muitas denúncias de moradores desesperados
No dia anterior à desocupação, havia momentos de pânico por parte da população enquanto era vítima da brutalidade policial na cidade de São José dos Campos, até os depoimentos colhidos o termino da desocupação, com a população alojada em abrigos precários e sendo assediada pelas forças policias que deveriam protegê-las.
Não faltaram denúncias de abuso de poder e de violência extrema, além de denúncias de que muitas pessoas teriam sido feridas e mesmo mortas, mas ninguém parece conseguir informações nem nos hospitais da cidade e nem no (IML) Instituto de Medicina Legal local. O carioca Pedro Rios Leão foi à cidade de São José dos Campos e entrevistou dezenas de moradores que, na frente das câmeras, afirmaram a existência de mortos e feridos que estariam sendo escondidos pela prefeitura e governo estadual.
O ativista encontra-se em greve de fome, acorrentado em uma das entradas da Rede Globo de Televisão no bairro do Jardim Botânico no Rio de Janeiro, a quem ele acusa de conivência com o Massacre, que vem sendo escondido pela grande mídia ou tratado com total normalidade. Seu protesto é contra o pacto de silêncio entre a mídia e o governo quando o governo e os empresários agem juntos e ilegalmente, em interesse próprio e contra a população, seja utilizando o judiciário ou polícia militar. Ele esteve em São José dos Campos em São Paulo e acompanhou o processo de desocupação do bairro do Pinheirinho. Pedro, que além de documentar os fatos, foi testemunha da barbárie, seu protesto é trazer a barbárie para perto de todos os brasileiros.
Leão aponta não apenas a prefeitura de São José dos Campos, mas também o governo estadual e federal como culpados pelo que considera um crime contra a população de Pinheirinho. Ele se declara em estado de guerra contra governos que são coniventes com o sofrimento da população desalojada e implora para que a presidente Dilma Rousseff tome uma atitude.
Seus vídeos denunciam o medo da população frente à violência com que estão sendo tratados e coleta inúmeras denúncias cuja investigação se mostra urgente. A igreja onde os moradores se refugiaram foi alvo de bombas e tiros – apesar das negativas do padre local que, posteriormente, expulsou os moradores do local – e nas proximidades um homem foi alegadamente assassinado pelas tropas ocupantes do Pinheirinho. No vídeo, repetem-se as denúncias de corpos “sumidos” do IML. (Correio do Brasil)

Parazão tem 4 jogos esta noite

O Independente, atual campeão paraense e último colocado na tabela do Parazão 2012, enfrenta o Paysandu, quarto colocado, em jogo decisivo, hoje, às 20h30, em Tucuruí, pela sexta rodada do Campeonato Paraense, que tem ainda Remo e Tuna, no Baenão, Águia e São Francisco, em Marabá, e São Raimundo e Cametá, em Santarém.
A partida é de vida ou morte para o Independente, que ainda não venceu nenhum jogo no Parazão. Se perder, está fora do certame. Vale lembrar que as duas equipes protagonizaram a grande final do campeonato paraense do ano passado, com o Galo Elétrico sagrando-se campeão com uma vitória em cima do Papão, em pleno Mangueirão. Um fato histórico, pois foi a primeira vez que um time do interior levantou a taça do Parazão.

Supremo suspende julgamento sobre competência do CNJ

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, suspendeu nesta quarta-feira, 1º, o julgamento da ação da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) que contesta o poder de investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A corte deve retomar o processo na quinta-feira.
Durante a apresentação do relator Marco Aurélio Mello, os ministros decidiram analisar individualmente a legalidade de cada artigo da resolução 135 do CNJ, que estabelece as atribuições do órgão.
O Art. 2º da resolução 135 indica que “para o efeito desta lei” o conselho é considerado “tribunal”. Peluso, voto vencido, entende que sobre a definição supõe-se atribuição específica do conselho. A AMB, que contesta a competência do CNJ, usou o argumento da definição de “tribunal” como uma ilegalidade.
Relatório. Na leitura de seu voto, Marco Aurélio Mello disse que o CNJ não pode “atropelar” os tribunais na elaboração de normas relativas à investigação de juízes. Para o ministro, “não incumbe ao Conselho Nacional de Justiça criar deveres, direitos ou sanções administrativas mediante resolução.”
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, interferiu durante a leitura do relatório de Marco Aurélio para dizer que a norma é clara no sentido de dar aos tribunais autonomia para ditar seu funcionamento.
Início. O ministro Marco Aurélio Mello, relator do processo, realizou a leitura das suas recomendações, sem apresentar voto. O advogado Alberto Ribeiro, da AMB, apresentou os argumentos favoráveis à limitação dos poderes do CNJ. Ele classificou como “desfundamentada” e sem “critério certo ou definido” a competência atual do Conselho. O advogado da AMB contestou a validade da resolução 135, que, segundo ele contraria a Constituição Federal ao estabelecer a competência concorrente do órgão.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Calvalcante, defendeu a manutenção dos poderes do CNJ. Ele destacou que o aumento da transparência do Judiciário “só foi possível graças ao Conselho Nacional de Justiça”. Ele destacou que, sem o órgão de controle, a Justiça ainda atuaria em um modelo anterior, “em que autonomia era confundida com soberania”.
O advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, afirmou que resolução 135 do CNJ não fere a Constituição, como apontou a argumentação da AMB. Ele indica que esta deu ao conselho as condições práticas para exercer a competência atribuída pela Constituição. “Controlar é poder sindicar. O poder de sindicância é inerente ao poder de controle. Não existe controle sem sindicância”, observou.
Adams também rechaçou a acusação de que a corregedoria do CNJ teria quebrado sigilo de juízes. “É dever dos órgãos de controle acompanhar movimentações atípicas. Essa atuação em nenhum momento identificou nenhum agente, nenhum magistrado, nenhum servidor em particular.”
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que qualquer interpretação sobre as competências do conselho deve ser feita conforme “padrões” posteriores a Emenda Constitucional 45 de 2004, que criou o órgão.
“Não há nenhuma ideia pré-concebida no sentido de desrespeitar ou aviltar a magistratura nacional”, disse Gurgel sobre as atribuições dadas ao CNJ no momento de sua criação, lembrando que todos os tribunais do país foram consultados antes da edição da resolução. Para o procurador-geral o “déficit de atuação histórico” das corregedorias dos tribunais estaduais apenas reforça importância da atuação concorrente do CNJ.
Previsão. Em entrevista à ‘Estadão ESPN’ na manhã desta quarta, o vice-presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto evitou falar em ‘placar’ para o julgamento. “Não há um prognóstico seguro. Vamos ver o que os colegas têm a dizer”, ponderou. Reportagem do Estado desta quarta mostra que seis ou sete votos podem definir que o Conselho mantenha o poder de abrir processos.
A atuação do CNJ é contestada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que entende que a investigação deve ser precedida da averiguação local. Quem defende o órgão argumenta que o Conselho é amparado pela Constituição Federal e limitá-lo representaria um retrocesso ao Judiciário. (estadão.com.br)

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Onde não tem prefeito, cidadão faz a própria lei

Correio do Tocantins
31/01/2012
 Moradores fazem lombadas por conta própria
 
Vários condutores, revoltados, entraram em contato com a Redação do CORREIO DO TOCANTINS na noite de segunda-feira (30/1) para reclamar da construção de lombadas por iniciativa dos moradores do Bairro Santa Rita, na via pública conhecida como Transmangueira. “É um absurdo completo, pessoal. Não faltava mais nada nessa cidade. Isso mostra o desmando que virou Marabá, com as pessoas fazendo o que querem. Quero ver se o nosso atuante DMTU não vai reagir a isso”, queixou-se Maria Rita Soares, servidora pública, que trafega pelo trecho diariamente entre a Nova e a Velha Marabá.

Já o comerciante Pedro Moreira, que enviou e-mail ao Jornal, presenciou o início da construção dos quebra-molas, ainda à tarde. “São umas 20 pessoas, eles bloquearam uma das pistas e estão até com cones fechando o trânsito. Fui falar com um deles e o cara já veio me agredindo, dizendo pra eu reclamar com o Maurino (Magalhães). O pior que não são lombadas e sim paredes. É pra arrancar o fundo dos carros mais baixos”, narrou o leitor. Diego Souza, morador da Folha 22, foi outro a se queixar ao CT: “Posso até entender que os moradores se preocupem, mas isso não pode ser feito por conta própria. Cadê o poder público? Isso é uma falta de respeito com os motoristas”.

Ontem à noite a Reportagem do CT esteve no local e encontrou os moradores ainda cimentando os quebra-molas. Um deles, com apito na boca, ainda fazias as vezes de agente de trânsito, resguardando os colegas que estavam na construção. “Nós fizemos isso porque temos filhos e nos preocupamos com eles. Nós inventamos, juntamos a população e compramos o cimento. Aqui foram 20 sacos de cimento e amanhã vamos comprar mais 20”, disse Carlos Silva, morador do Santa Rita há 15 anos. Questionado se nenhuma autoridade de trânsito esteve no local ele disse que sim, uma viatura do DMTU. “Eles vieram e só comentaram que está até bem feito”, respondeu Carlos, para espanto do repórter. (Da Redação)

"...o triunfo da grana enfiada nas meias e cuecas"

O texto é de Arnaldo Jabor, em O Estado de S. Paulo, e refere-se à macro-tragédia do Brasil "civilizado". Mas se você, leitor de Quaradouro, for ver bem de perto, não vai notar nenhuma diferença da situação local e regional, que precisamos mudar com urgência.
Repare.   
Os canalhas nos ensinam mais

Arnaldo Jabor - O Estado de S.Paulo

Nunca vimos uma coisa assim. Ao menos, eu nunca vi. A herança maldita da política de sujas alianças que Lula nos deixou criou uma maré vermelha de horrores. Qualquer gaveta que se abra, qualquer tampa de lata de lixo levantada faz saltar um novo escândalo da pesada. Parece não haver mais inocentes em Brasília e nos currais do País todo. As roubalheiras não são mais segredos de gabinetes ou de cafezinhos. As chantagens são abertas, na cara, na marra, chegando ao insulto machista contra a presidente, desafiada em público. Um diz que é forte como uma pirâmide, outro que só sai a tiro, outro diz que ela não tem coragem de demiti-lo, outro que a ama, outro que a odeia. Canalhas se escandalizam se um técnico for indicado para um cargo técnico. Chego a ver nos corruptos um leve sorriso de prazer, a volúpia do mal assumido, uma ponta de orgulho por seus crimes seculares, como se zelassem por uma tradição brasileira.
Temos a impressão de que está em marcha uma clara "revolução dentro da corrupção", um deslavado processo com o fito explícito de nos acostumar ao horror, como um fato inevitável. Parece que querem nos convencer de que nosso destino histórico é a maçaroca informe de um grande maranhão eterno. A mentira virou verdade? Diante dos vídeos e telefonemas gravados, os acusados batem no peito e berram: "É mentira!" Mas, o que é a mentira? A verdade são os crimes evidentes que a PF e a mídia descobrem ou os desmentidos dos que os cometeram? Não há mais respeito, não digo pela verdade; não há respeito nem mesmo pela mentira.
Mas, pensando bem, pode ser que esta grande onda de assaltos à Republica seja o primeiro sinal de saúde, pode ser que esta pletora de vícios seja o início de uma maior consciência critica. E isso é bom. Estamos descobrindo que temos de pensar a partir da insânia brasileira e não de um sonho de razão, de um desejo de harmonia que nunca chega.
Avante, racionalistas em pânico, honestos humilhados, esperançosos ofendidos! Esta depressão pode ser boa para nos despertar da letargia de 400 anos. O que há de bom nesta bosta toda?
Nunca nossos vícios ficaram tão explícitos! Aprendemos a dura verdade neste rio sem foz, onde as fezes se acumulam sem escoamento. Finalmente, nossa crise endêmica está em cima da mesa de dissecação, aberta ao meio como uma galinha. Vemos que o País progride de lado, como um caranguejo mole das praias nordestinas. Meu Deus, que prodigiosa fartura de novidades sórdidas estamos conhecendo, fecundas como um adubo sagrado, tão belas quanto nossas matas, cachoeiras e flores. É um esplendoroso universo de fatos, de gestos, de caras. Como mentem arrogantemente mal! Que ostentações de pureza, candor, para encobrir a impudicícia, o despudor, a mão grande nas cumbucas, os esgotos da alma.
Ai, Jesus, que emocionantes os súbitos aumentos de patrimônio, declarações de renda falsas, carrões, iates, piscinas em forma de vaginas, açougues fantasmas, cheques podres, recibos laranjas de analfabetos desdentados em fazendas imaginárias.
Que delícia, que doutorado sobre nós mesmos!... Assistimos em suspense ao dia a dia dos ladrões na caça. Como é emocionante a vida das quadrilhas políticas, seus altos e baixos - ou o triunfo da grana enfiada nas meias e cuecas ou o medo dos flagrantes que fazem o uísque cair mal no Piantella diante das evidências de crime, o medo que provoca barrigas murmurantes, diarréias secretas, flatulências fétidas no Senado, vômitos nos bigodes, galinhas mortas na encruzilhada, as brochadas em motéis, tudo compondo o panorama das obras públicas: pontes para o nada, viadutos banguelas, estradas leprosas, hospitais cancerosos, orgasmos entre empreiteiras e políticos.
Parece que existem dois Brasis: um Brasil roído por ratos políticos e um outro Brasil povoado de anjos e "puros". E o fascinante é que são os mesmos homens. O povo está diante de um milenar problema fisiológico (ups!) - isto é, filosófico: o que é a verdade?
Se a verdade aparecesse em sua plenitude, nossas instituições cairiam ao chão. Mas, tudo está ficando tão claro, tão insuportável que temos de correr esse risco, temos de contemplar a mecânica da escrotidão, na esperança de mudar o País.
Já sabemos que a corrupção não é um "desvio" da norma, não é um pecado ou crime - é a norma mesmo, entranhada nos códigos, nas línguas, nas almas. Vivemos nossa diplomação na cultura da sacanagem.
Já sabemos muito, já nos entrou na cabeça que o Estado patrimonialista, inchado, burocrático é que nos devora a vida. Durante quatro séculos, fomos carcomidos por capitanias, labirintos, autarquias. Já sabemos que enquanto não desatracarmos os corpos públicos e privados, que enquanto não acabarem as emendas ao orçamento, as regras eleitorais vigentes, nada vai se resolver. Enquanto houver 25 mil cargos de confiança, haverá canalhas, enquanto houver Estatais com caixa-preta, haverá canalhas, enquanto houver subsídios a fundo perdido, haverá canalhas. Com esse Código Penal, com essa estrutura judiciária, nunca haverá progresso.
Já sabemos que mais de R$ 5 bilhões por ano são pilhados das escolas, hospitais, estradas. Não adianta punir meia dúzia. A cada punição, outros nascerão mais fortes, como bactérias resistentes a antigas penicilinas. Temos de desinfetar seus ninhos, suas chocadeiras.
Descobrimos que os canalhas são mais didáticos que os honestos. O canalha ensina mais. Os canalhas são a base da nacionalidade! Eles nos ensinam que a esperança tem de ser extirpada como um furúnculo maligno e que, pelo escracho, entenderemos a beleza do que poderíamos ser!
Temos tido uma psicanálise para o povo, um show de verdades pelo chorrilho de negaças, de "nuncas", de "jamais", de cínicos sorrisos e lágrimas de crocodilo. Nunca aprendemos tanto de cabeça para baixo. Céus, por isso é que sou otimista! Ânimo, meu povo! O Brasil está evoluindo em marcha à ré!

Fuga para o deserto




Justiça bloqueia bens de servidores e empresa envolvidas com ALEPA

Decretada a indisponibilidade de bens de sete servidores e dois sócios de empresa denunciados no Caso ALEPA

O juiz Marco Antonio Castelo Branco, titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Belém, decretou cautelarmente a indisponibilidade de bens de Domingos Juvenil Nunes de Souza, Sérgio Duboc Moreira, Jorge Luís Feitosa Pereira, Raul Nilo Guimarães Velasco, Débora Jaques da Silva Cardoso, Françoise Marie de Almeida Cavalcante, Maria de Nazaré Guimarães Rolim; Alta Empreendimentos Turísticos Ltda – EPP (empresa de pequeno porte), cujo nome de fantasia é Ideal Turismo, tendo como sócios Claudiana Alves da Cruz e Paulo Roberto Batista de Souza.
A decisão do magistrado foi em resposta à ação civil pública movida pelo Ministério Público, que alegou a prática de irregularidades na administração pública na condução de procedimento licitatório, na modalidade Concorrência Pública de menor Preço nº 003/2007, realizado pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA), para contratação de agência de viagens para fornecimento parcelado de bilhetes de passagens. Parecer elaborado pelo Grupo Técnico Interdisciplinar do Ministério Público, concluiu pela ilegalidade do referido procedimento, que teria beneficiado a empresa Ideal Turismo.
No despacho, a partir da análise dos documentos juntados à ação, o magistrado considera estar presentes indícios de locupletação. Dessa maneira, decidiu pela indisponibilidade dos bens dos requeridos nos termos do artigo 7º da lei 8.429/1992, como medida cautelar e necessária para o ressarcimento ao erário público. Além disso, a medida visa a garantia de segurança, resguardando o resultado prático do processo, “tendo em vista que existe a possibilidade de desfazimento de patrimônio por parte dos requeridos, ficando desde já público que qualquer alienação de bens a partir do ingresso desta ação em juízo estará sujeita a anulação por força de ordem judicial, devendo para isto ser dada a publicidade necessária a este tópico da decisão”.
O juiz Marco Antonio determinou ainda a notificação dos acusados para, caso queiram, se manifestem por escrito na ação no prazo de 15 dias. O juiz determinou ainda que seja encaminhado ofício aos Cartórios de Registro de Imóveis das Comarcas de Belém, Ananindeua e Altamira, determinando a averbação, nas matrículas dos imóveis, da inalienabilidade dos bens ou direitos, por ventura existentes em nome dos acionados. Também oficiou à Receita Federal para que forneça cópia da última declaração de Bens e Rendimentos dos requeridos, a fim de que, nos limites do permissivo legal, sejam alcançados pela medida acautelatória. (Texto:Marinalda Ribeiro no site do TJE)

Jatene gera empregos em Carajás!

No Facebook:


Ponto de vista do colega Carlos Augusto Montenegro Cremontti, no Facebook, sobre a foto acima:
PPP Parceria Público Privada proporcionada pelo Governo do Estado do Pará nas estradas da Região do Carajás ... É este o tipo de emprego que o Jatene e todos os outros governadores do Estadão do Parazão têm ajudado a criar no Sul e Sudeste do Pará!
-------
Enquanto Mapuche Vieira anda atrás de mão de obra especializada, eu vou comprar uma quantidade gigantesca de enxadas, pás e picaretas para revender.
Vamos ficar podres de rico! 

Cai mais um ministro

Dilma demite Negromonte
Já está acertada a saída do ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP). A presidente Dilma Rousseff vai demiti-lo quando voltar do Caribe. Presidente do PP, o senador Francisco Dornelles foi avisado e procura um nome, em vão. Negromonte é alvo de série de denúncias de irregularidades em contratos na pasta. No sábado, a situação do ministro se complicou com a denúncia da coluna de que ele acumulou cargo remunerado enquanto ministro, como deputado licenciado, o que contraria a lei. O problema do PP é que o partido não tem um nome para substituí-lo.
Sem nome
Dornelles, ministro três vezes, “aposentou-se”. Marcio Fortes, chefe da APO, não largará o mandato de quatro anos. E o Planalto não aceita o senador Ciro Nogueira (PI).
As informações são da Coluna Esplanada.
Propina
Já na Casa da Moeda, o economista Luiz Felipe Denucci, presidente da instituição,  
foi demitido do cargo que ocupava desde 2008. A exoneração do servidor foi publicada nesta segunda-feira, 30, no “Diário Oficial da União”.
Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo desta terça-feira, 31, informa que Luiz Felipe Denucci foi desligado do cargo por suspeita de receber propina de fornecedores da Casa da Moeda por meio de duas empresas no exterior registradas em seu nome e no de sua filha.
Embora tenha confirmado a existência de tais empresas, Denucci nega ter realizado movimentações financeiras com essas contas.

Ministério Público quer ressarcimento do valor desviado da AL

O grande problema, amigo leitor de Quaradouro, é que todo juiz sorteado para presidir e julgar os processos contra a Alepa está alegando suspeição, questão de foro íntimo. Uma vergonha!

Senador Mário Couto, ex-presidente 
da Assembleia Legislativa
Em menos de uma semana, o Ministério Público do Estado (MPE) apresentou a segunda denúncia contra o ex-presidente da Assembleia Legislativa, o atual senador Mário Couto (PSDB). Ele, a filha e atual deputada estadual Cilene Couto (PSDB), o ex-primeiro secretário da mesa diretora da Casa, Haroldo Martins (PTB), e mais sete pessoas são acusadas de integrar um esquema de fraudes em licitações de obras que teria desviado quase R$ 14 milhões dos cofres do parlamento estadual.
Os promotores de Direitos Constitucionais Nelson Medrado e Arnaldo Azevedo protocolaram nova ação civil pública ontem à tarde, requerendo o ressarcimento do valor desviado no esquema de corrupção, a responsabilização judicial pela prática de improbidade administrativa dos envolvidos e ainda o pagamento de multa pela prática criminosa. Entre outras penalidades, eles poderão perder os direitos políticos e serem proibidos de contratar com a administração pública.
Na semana passada, o MPE já havia denunciado Mário Couto, a filha e mais um grupo de servidores da AL por fraudes na folha de pagamento da casa. Desta vez, as fraudes são do período de 2004 a 2007 e se referem ao esquema de falsas licitações realizadas pela Comissão Especial de Licitação de Obras (Celo), com concorrências de cartas marcadas para beneficiar empresas criadas pelo próprio grupo denunciado, em nome de seus parentes. Foram forjados mais de cem procedimentos licitatórios para a contratação de serviços de engenharia na própria sede da AL, alcançando R$ 13,3 milhões, desviados para os bolsos da quadrilha.
Após a primeira denúncia que chegou ao MPE em janeiro de 2011, pela então chefe do Departamento de Pessoal, Mônica Pinto, também já denunciada à justiça em ações anteriores, o MPE realizou em abril busca e apreensão no Departamento de Pessoal e no setor de Informática da AL, onde colheu inúmeros documentos que comprovaram as fraudes em série. Esta ação específica foi possível graças a documentos originais que os promotores conseguiram no gabinete do então superintendente do Departamento de Trânsito (Detran), Sérgio Duboc, que exerceu o cargo de procurador da AL durante a gestão Mário Couto. Depoimentos de testemunhas do processo também confirmaram as fraudes. Além de Mário Couto, Cilene Couto e do então primeiro-secretário da mesa diretora da AL, deputado Haroldo Martins, o MPE também denunciou os servidores Rosana Cristina Barletta de Castro, Augusto José Alencar Gamboa, Dirceu Raymundo da Rocha Pinto Marques, Sandra Lúcia Oliveira Feijó, Daura Irene Xavier Hage, Sandro Rogério Nogueira Sousa Matos e Jorge Kleber Varela Serra.
As fraudes constatadas incluíam a montagem e o direcionamento das licitações, com assinaturas falsificadas e empresas que sequer haviam tomado conhecimento dos processos licitatórios, mas apareciam como participantes. “Interessante situação é demonstrada no procedimento licitatório nº 014/06–Celo/Alepa, pois segundo o depoimento do Sr. Nilson Miguel Amaral de Jesus, representante legal da empresa Corpenge Ltda, este mostrou surpresa ao ver o objeto da licitação acima referido, pois sua empresa sequer vendia o tipo de material apresentado no certame, trabalhando exclusivamente na prestação de serviço elétrico e hidráulico. Sendo que o mesmo também negou ser sua a assinatura no requerimento de habilitação da Corpenge na licitação”, mostram os promotores na ação. Vários pequenos empresários que prestaram depoimento ao MPE comprovaram que não tinham envolvimento algum com o esquema e que suas assinaturas foram falsificadas. “Idêntica situação foi verificada nas declarações do sr. José Maria Vasconcelos Ribeiro, sócio e representante da empresa Seta Engenharia Ltda, sobre o procedimento licitatório nº 036/06–Celo/Alepa, pois ele não reconheceu as assinaturas e rubricas constantes do certame, negando ter participado do mesmo”, acentua a denúncia.
Ação distribuída
A denúncia contra Mário Couto ajuizada na semana passada pelo MPE já foi distribuída para a juíza da 11ª Vara Penal, Jessiany Monteiro de Souza. Inúmeras caixas contendo as provas das fraudes foram enviadas para a justiça, que deverá analisar toda a documentação especificamente.

Fonte: DOL
-------


Cinzas de Caselli vêm sedimentar o amor à terrinha

31/01/2012
 Cinzas de Caselli chegam a Marabá na quinta
 
Apenas nesta terça-feira (31) é que o corpo do médico Emerson Caselli, morto no dia 25, será cremado em Goiânia (GO). A demora se deveu à questão legal para o procedimento, uma vez que ele manifestou, em vida, esse desejo à família, porém não deixou documentado.
Com isso, as cinzas chegam a Marabá, trazidas pelo irmão Edson, na quinta-feira, dia 2, às 9h30. Do aeroporto, em cortejo, a urna será levada aos centros de saúde do Laranjeiras e do Liberdade, onde ele atendia e, em seguida, para a Câmara Municipal, onde ocorre um ato ecumênico.
Na sequência, em plenário, uma sessão solene em homenagem ao ex-vereador. Somente às 16h40 é que um cortejo segue para a orla, onde a família, em momento íntimo e reservado, irá lançar as cinzas de Caselli no Rio Itacaiúnas, conforme era o desejo dele.


PROGRAMAÇÃO DO CORTEJO

 DR. EMERSON MIGUEL CASELLI

- 5ª Feira dia 02/02/12

9h30- Chegada das cinzas no Aeroporto

9h50- Chegada das cinzas ao Centro de saúde Laranjeiras

10h20- Chegada das cinzas ao Centro de saúde Liberdade

12h00- Chegada na Câmara Municipal

13h30- Ato Ecumênico (auditório da Câmara)

14h00- Sessão solene com Amigos e Autoridades Municipais

16h40- Cortejo ate ao rio Tocantins (praça São Felix)
- Indo até o Rio Itacaiúnas, onde as cinzas serão lançadas ao rio em cerimônia intima pela Família. (Correio do Tocantins)

Arquivadas representações de Jarbas contra Ophir

Em O Mocorongo

O Ministério Público - tanto o Federal como o do Estado - mandou para o arquivo as pretensões do presidente afastado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Jarbas Vasconcelos, e de um grupo de advogados, que pleiteavam por meio de representações a abertura de ações judiciais contra o presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante. E os acusadores ainda se expõem ao risco de responderem em juízo por denunciação caluniosa, que poderá ser intentada pelo MPF.
Duas representações que questionavam vencimentos e licenças desfrutados por Ophir, na condição de professor da Universidade Federal do Pará e de procurador do Estado do Pará, num período de mais de dez anos em que presta serviços com dedicação exclusiva à OAB, no Estado e em âmbito nacional, foram mandadas para o arquivo pelo promotor João Gualberto dos Santos Silva e pelo procurador da República Daniel César de Azeredo Avelino.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

STF deve julgar competência do CNJ

O Supremo Tribunal Federal poderá definir na primeira sessão do ano se a competência do Conselho Nacional de Justiça para abrir e julgar processos ético-disciplinares contra juízes é subsidiária ou concorrente à das corregedorias dos tribunais locais. A ação que definirá se o CNJ pode agir diante de notificações de desvios de magistrados mesmo antes de provocar as corregedorias para que apurem os fatos e punam os juízes faltosos é o primeiro item da pauta da próxima quarta-feira (1º/2), sessão de abertura do ano Judiciário.

Águia é líder

Com uma expulsão (Rairo, aos 5 minutos do 2º tempo) e duas do Cametá (Souza e Alison), o Águia retornou da terra dos Romualdos com um empate de 0 a 0 e a liderança do 1º turno do Campeonato Paraense 2012 (o Remo perdeu do Paysandu de 2 x 0)

Marabá está assim: só vai no tranco

Correio do Tocantins
27/01/2012
 Após ‘puxão de orelha’, SMS inicia mutirão contra dengue
 

A partir de hoje sexta-feira, 27, servidores das secretarias municipais de Saúde e Obras vão iniciar um mutirão de limpeza da cidade. A primeira área a receber a equipe será a Folha 10, na Nova Marabá. A decisão foi adotada após um “puxão de orelha” dado pela promotora de Meio Ambiente Josélia Leontina de Barros, durante reunião ocorrida na última terça-feira.
Os agentes de endemias da SMS vão percorrer as ruas dos bairros e pedir aos moradores para colocar todo o lixo na rua, incluindo pneus e outros produtos que contribuem para acúmulo de água e consequente proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.
A promotora ficou indignada ao saber que Marabá precisa de 134 agentes de endemias para combater a dengue, no entanto conta atualmente com apenas 64 profissionais, com o agravo de que alguns estão doentes. O município de Marabá recebeu em 2011 cerca de R$ 1,1 milhão para combater endemias, além de outros R$ 236 mil como um incentivo extra para deslanchar ações eficazes contra a dengue. Desde 2009 foi apresentado o projeto de contratação de novos agentes, mas até agora o prefeito não deu resposta sobre o assunto.
A Secretaria de Saúde informou que uma das ações que já foram adotadas para dar suporte às pessoas que chegam aos centros de saúde é disponibilizar um agente comunitário de saúde com a finalidade exclusiva de orientar as pessoas com sintomas de dengue e encaminhá-la para os profissionais adequados.
A promotora Josélia Leontina de Barros mostrou-se preocupada com a quantidade de lixo espalhada pelas ruas da cidade e questionou o trabalho da Leão Ambiental, que na avaliação dela não está realizando trabalho de educação ambiental, como está previsto no contrato. Ela também questionou o fato de a empresa não disponibilizar número de telefone em seus veículos, para reclamação dos usuários do serviço, como está no contrato.
Entre as deliberações da reunião, ficou acertado que haverá borrifação com fumacê apenas nas áreas da cidade onde há maior foco de mosquito da dengue. Também ficou acertado que o secretário de Saúde, Nilson Piedade, vai cobrar do prefeito Maurino Magalhães, agilidade no aumento do número de agentes de endemias e no repasse de verba que já está disponibilizada para o município.
A Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) atuará no mutirão fiscalização os lava-jatos de Marabá, para verificação da existência de licença ambiental. 
Segundo a Assessoria de comunicação da Prefeitura, agentes de saúde prosseguem nas visitas domiciliares na segunda-feira (30), conversando e distribuindo material educativo na comunidade da Folha 10. Como reforço, um carro de som também estará informando sobre a ação contra a dengue, durante algumas horas, nos dias que antecedem à coleta dos entulhos.(Ulisses Pompeu)

Desgoverno é assim: sem fornecedor, sem cirurgia

No Correio do Tocantins on line

27/01/2012
 HMM está sem realizar cirurgia ortopédica
 
Desde a última semana, o Hospital Municipal de Marabá está sem realizar cirurgias ortopédicas porque a empresa Síntese, que fornecia material de órtese e prótese, como parafusos e pinos, deixou de atender o município. Com isso, várias pessoas que dependem de cirurgia de emergência nesta especialidade têm de recorrer a outras casas de saúde.
O Jornal foi alertado por um leitor, dando conta que neste mês de janeiro estava fazendo aniversário de três meses que as cirurgias eletivas não são mais realizadas no único hospital público de portas abertas para essas demandas em Marabá. Além disso, as cirurgias ginecológicas, para realização de laqueadura e esterectomia, por exemplo, também estão suspensas, causando uma fila enorme de espera para esterelização e retirada de mioma do útero.
As queixas não são apenas dos médicos. Há muitos pacientes que aguardam serem chamados para cirurgias eletivas, aquelas que não se revestem das características de urgência ou emergência, ou seja, quando ele não está sob o risco de vida imediato ou sofrimento intenso, podendo ser efetuada em data uma escolhida por ele ou pelo médico, desde que esta data não comprometa a eficácia do tratamento. O problema é que agora vários desses pacientes já têm a saúde comprometida pelos adiamentos.
A reportagem do CT procurou a coordenadora do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Percília Augusta Santana, que confirmou a paralisação parcial dos serviços, justificando que ainda no ano passado elaborou um dossiê sobre sobre o Centro Cirúrgico do HMM, enumerando as carências daquele setor para que sejam realizadas com segurança as cirurgias eletivas e ginecológicas. “Outra empresa deve assumir nos próximos dias o fornecimento desses produtos. Não é por falta de pagamento que a empresa saiu de Marabá, mas por alegar que a demanda não era tão grande, e que por isso não compensava financeiramente”.
Problemas de infraestrutura e a falta de equipamentos são deficiências crônicas que levaram à paralisação das cirurgias no HMM. Percília lembra que desde o ano passado, por várias vezes, o município tentou restabelecer uma parceria com o Hgumba (Hospital da Guarnição de Marabá) para que algumas das cirurgias fossem realizadas naquela casa de saúde, com custos pagos pelo município mas, apesar dos vários pedidos, nunca houve resposta.
A Secretaria Municipal de Saúde também tenta restabelecer a parceria para cirurgias com o Hospital Santa Terezinha, inclusive por recomendação do Ministério Público, mas aguarda adaptação que ficou de ser realizada.
Para que as cirurgias eletivas voltem a acontecer no HMM, será necessário realizar uma reforma e adaptação daquele setor, o que deverá acontecer em cerca de 90 dias. “Por isso precisamos de outros hospitais como parceiros, para que a comunidade não fique desassistida de cirurgias de emergências durante o período da reforma”, explica Percília.
Várias licitações, segundo ela, já foram realizadas e equipamentos, produtos e medicamentos estão sendo adquiridos no início deste ano, com investimento da ordem de R$ 6 milhões por parte do município.
A enfermeira reconhece que falta material para realizar algumas cirurgias, mas que isto, geralmente, não é impedimento para o trabalho dos médicos, conforme alguns deles atestaram. Para resolver o problema das cirurgias ginecológicas, a Secretaria de Saúde está negociando com um grupo de médicos do município para terceirizar o serviço. Eles ficaram de ir ainda esta semana ao HMM para avaliar as condições do Centro Cirúrgico e dar um parecer se é possível ou não trabalhar nas condições atuais. “Em relação às cirurgias ortopédicas, estamos transferindo o serviço para um hospital prestador, enquanto assinamos contrato com outro fornecedor de órtese e prótese”, explica Percília.
Entre as condicionantes da Alpa (Aços Laminados do Pará), a Vale comprometeu-se a reformar e ampliar o Hospital Municipal de Marabá. Várias reuniões foram realizadas, a mineradora prometeu ajudar o município na gestão dos dois hospitais e até na Secretaria de Saúde, mas até agora nem uma coisa nem outra. (Ulisses Pompeu)

BB quer Banpará

No blog do Giba Um:
Depois de ter comprado o Eurobank da Florida, o Banco do Brasil planeja retomar a estratégia de adquirir o controle de instituições financeiras estaduais. Na lista de compras, tem o capixaba Banestes, o sergipano Banese e o Banpará.
Privataria tucana no Pará?