Pages

sábado, 20 de agosto de 2011

Simancol faria muito bem

A imprensa esportiva de Belém disse que o jogo em Marabá entre Águia e Paysandu seria “quase um clássico”.  Clássico”, ao que parece, seria confronto apenas com o Clube do Remo, agremiação “agonizante”, como qualifica o colunista Hamilton Gualberto, que no último dia 13 abandonou mais de uma década de escrita no Amazônia Jornal para, durante um ano, dedicar-se a resgatar a credibilidade azulina, “os tempos de glória que marcaram a longínqua administração Ubirajara Salgado”.
Tão “agonizante” está o Remo que sequer participa da Série D, a vala comum dos desvalidos do esporte nacional.
Após o jogo desta noite, no Zinho Oliveira, quando o Águia derrotou o Paysandu por 2 a 1 em partida que consumiu 50 minutos no 2º tempo, o presidente do Paysandu, que faz de conta não ver que seu  time também agoniza, atribuiu a derrota ao estádio Zinho Oliveira, “um capinzal”, como disse.
Como se dizia antigamente, o pior cego é o que não quer ver. O Paysandu foi um grande clube. Hoje, não consegue sequer sair da Série C, vive endividado com jogadores que contrata às dezenas e não paga e, pior, tornou-se refém da Justiça do Trabalho exatamente por descontrole administrativo e financeiro
Repete os mesmos erros do Clube do Remo e vai, de ano para ano, afundando nas próprias ruínas.
Contudo, seu presidente não perde a pose. E, nesse aspecto, repete o comportamento da supostaeliteparaense para a qual somos apenas um amontoado de forasteiros sem qualificação.
E essa grosseria histórica e mal acabada, essa fancaria, repete-se agora com insistência justamente quando pretendemos a emancipação regional, a independência definitiva dessa Casa Grande tão envaidecida que nem sequer percebe haver se tornado uma fantasmagoria.  








Sonhos prosaicos
Com  um grande e odorífico (mercê da Azulão Mauritânia) abraço”, recebo do amigo e colega Dr. Plínio Pinheiro Neto, a hilariante coluna de despedida de Hamilton Gualberto, colunista de jornal de Belém. Os destaques (em itálico) seriam assinados por milhares de leitores e torcedores do que resta dos clubes paraenses. Antes que me esqueça Azulão Mauritânia é a limpa-fossa que está cagando no rio Itacaiúnas. Tinha que ser azul, né?
Vejam :

Lições

Quem freqüentou os bancos da UFPA no curso de Comunicação Social e foi aluno da notável professora Regina Lima aprendeu que o jornalismo abomina a primeira pessoa. Há colunistas, porém, que desconhecem esse comezinho princípio e se fixam no 'eu'.
Cara nova
Hoje, porém, a Coluna vem com cara diferente. O trabalho iniciado há onze anos no Amazônia Jornal deu-me a certeza de que a mídia impressa ainda é a fonte informativa mais completa, embora a velocidade do rádio às vezes enfraqueça os efeitos da notícia.
Clubismo
Tentamos passar aos leitores do Amazônia Jornal um noticiário recheado de bom humor, com informações exclusivas, sempre voltado para a responsabilidade. A preferência clubística ficou em segundo plano, preterida pela segurança informativa.
Unanimidade
Obviamente, nem sempre agradamos. Quer pela contundência narrativa, quer pela crítica mordaz. É difícil a concordância de todos. Mas da maioria, foi possível. Os internautas estiveram impossíveis, porém, a convivência foi salutar. Obrigadíssimo.
Até breve

Despeço-me temporariamente. Saio por um ano, período em que pretendo resgatar a credibilidade de uma das maiores instituições esportivas do país, agonizante, mas ereta. O Clube do Remo precisa voltar aos seus dias de glória e esse compromisso me aflige.
Experiência
Mais experiente do que nos anos 90, quando empunhamos a bandeira azulina com algum êxito, pretendemos reviver, junto com os sofridos torcedores, a grande trajetória que marcou a administração Ubirajara Salgado, de vitórias e conquistas. Bons tempos!
Terceiro Tempo
Em agosto de 2012, no retorno à coluna, é possível que os fatos sejam os seguintes: 1) o Paysandu esteja disputando a Série B; 2) o Clube do Remo seja o campeão paraense e integre a Série D; 3) o São Francisco, de Santarém, seja um dos partícipes do Parazão.
 E mais: o Independente de Tucuruí se firma como uma grande força local; o Águia de Marabá tenha um treinador profissional; a Tuna concorra, ponto a ponto com os dois 'grandes' da capital; o Cametá confirme que veio para ficar. Sonhos que vamos ter.
 E finalmente: que Remo e Paysandu voltem a decidir o título, mostrando a grandeza das duas instituições, ao lado da Cruz de Malta. Para isso, é preciso que os dirigentes sentem à mesa, deixando a rivalidade para os jogadores e principalmente para a torcida.
 A pelada vai ficar órfã de notícias. Mas Sérgio Noronha e Abner, aqui na casa, não deixarão a peteca cair. Abraços a Jabuti, Maradona, Presidente Lulu, 'seu' Nono, Beto, Pastor, e tanta gente boa. Um abraço agradecido. Volto em breve. E com força.
 O pessoal da AP também vai sentir, mantendo as tricas e futricas que enxertaram a hilariedade da Coluna. O Senadinho continuará com o trabalho crítico dominical. Guto, Acácio, Laércio, Joaquim, Rui, Amintas e os demais permanecerão incólumes.
Um aviso a uma figura do pano verde dos pirangueiros: as maledicências ultrapassaram as fronteiras da mesa de jogo. Agora será com a justiça. O informante entregou tudo, inclusive os demais presentes, que riam à toa. Vem chumbo grosso !
Por hoje e até agosto de 2012, é . Forte abraço.

Merda até fora do ventilador

Como se não bastassem já a catinga do curtume e a merda que transborda na política marabaense, ainda nos vem mais essa! 
Leia abaixo o que está no Correio do Tocantins on line de hoje, 20 de agosto de 2011:



20/08/2011
 Aterro vira esgoto de caminhões limpa fossa 

Quatro empresas de Marabá que coletam fezes de fossas domésticas e de empresas despejam os resíduos no aterro sanitário de Marabá, diretamente no solo, o que pode estar contaminando o lençol freático e, por extensão, o Rio Itacaiúnas, uma vez que ali perto passam cursos de água que desembocam naquele rio.
Não existe um local adequado para despejar esses dejetos em Marabá.O problema não é culpa do município, que administra o aterro sanitário.
A empresa proprietária do caminhão não tem licença de operação para realizar os serviços de esvaziamento de fossas e estações de tratamento de efluentes, condição necessária para que o empreendimento possa trabalhar.
A Semma colheu material despejado no solo, que se formava como uma placa preta. “Alegavam que era de esgoto, de sumidouro”. E que o terreno era propriedade do dono da empresa, no qual foi comprovado através de documentação, que segundo o chefe de fiscalização não justifica o ato. “Estamos averiguando se enviaremos o material colhido para UFPA ou UFOPA, para que um exame seja feito no qual comprove que realmente sejam fezes humanas, pois é preciso está respaldado de um laudo”, declarou Áthila.
Se for comprovado o despejo de fezes no local, a empresa será multada num valor de 30 mil reais. Em seguida, será encaminhada denúncia ao Ministério Público Estadual. O órgão ministerial deve ajuizar uma ação na esfera criminal por crime contra o meio ambiente. Segundo Áthila, a empresa estava funcionando irregularmente.
“Ela está em fase de licenciamento na secretaria , mas isso não lhe dá o direito de está operando, tem apenas um protocolo, esse protocolo da Secretaria não lhe dá o direito de está funcionando”, afirmou. Com isso, a empresa poderá responder por despesas de resíduos sólidos em área de preservação permanente, e sem licença de funcionamento.
A Policia Militar estava ás proximidades do igarapé do Juá, quando uma pessoa informou a PM que estava sendo despejado fezes próximo ao igarapé. Quando a polícia chegou ao local, a empresa Azulão estava terminando de fazer o despejo. “Foi sentido um odor muito forte, como os coliformes fecais são puxados por uma máquina passa por um processo então toma uma forma liquida, como o terreno é totalmente arenoso absorve muito rápido”, explicou Áthila. “Sabemos que a população necessita desse serviço, mas deve ser feita de forma adequada”, explicou.
Para a abertura de uma empresa de limpeza de fossas é necessário apresentar um projeto para Semma, avaliando os estudos de impacto ambiental, se o terreno vai suportar aquela atividade É isso que o licenciamento pede para essa atividade”. A empresa Azulão tem um prazo de 24 horas para se apresentar na Semma e levar alguns documentos exigidos pelo órgão. Até o fechamento desta edição, os responsáveis pela empresa não havia procurado a Semma. (Ulisses Pompeu)
-------------
A Semma parece mais preocupada em identificar se a merda é merda, do que seu arremesso no Itacaiúnas, já transformado em esgoto a céu aberto desde os tempos em que o desprefeito Nagib Mutran Neto (1989-1992, quando foi cassado) desapropriou uma chácara no km-8 da Trasamazônica e a transformou em lixão a escorrer chorume para o rio, e lixo puro quando as águas de inverno alcançavam a montoeira.
   

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Julgamento adiado

Marcado para ontem, foi transferido para a próxima quinta-feira (25) o julgamento da ação penal contra o deputado federal Asdrúbal Mendes Bentes (PMDB), que já assumiu sua vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Excesso de pauta levou os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a marcarem a nova data. Dos vinte casos pautados para a sessão de ontem, só deu tempo para o julgamento de cinco, o que dá mais uma semana de trégua para o deputado peemedebista. Ele pode até ser preso, caso seja condenado pelo STF.
Asdrúbal Bentes, ferrenho defensor da divisão territorial do Pará, está sendo acusado de ter ofertado cirurgias de laqueadura de trompas, método que impede gravidez, nas eleições municipais de 2004, quando ele concorreu a prefeito de Marabá.
A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), que pede a condenação do deputado por corrupção eleitoral, formação de quadrilha, estelionato e esterilização cirúrgica, em desacordo com a legislação eleitoral.
O relator do processo é o ministro Dias Toffoli.
A defesa de Asdrúbal, que até semana passada era Secretário de Pesca e Aquicultura do governo Simão Jatene, será patrocinada pelo advogado Inocêncio Mártires Coelho.

E aí, leitor, já engoliu sua cobrinha hoje?


Eu já sabia que em Marabá, nestes últimos anos, virou rotina a população engolir sapos, mas isso...
Mulher engoliu um filhote de cobra acidentalmente enquanto bebia água e, agora, deu nisso
Link Curto: 

O pesadelo de Rasheedan Bibi, uma mulher de 50 anos, que mora em uma área pobre de Lahore, no Paquistão, começou meses atrás, quando ela foi beber água e, acidentalmente, engoliu uma pequena cobra.

No início, ela não deu muita atenção para a coisa. Entretanto, há algumas semanas, a barriga de Rasheedan começou a crescer e, achando que estava grávida, ela foi ao médico pra saber se era menino ou menina. Não era nenhum dos dois: era uma cobra.

Rashhedan diz que os médicos fizeram o ultrassom e descobriram uma serpente gigantesca em sua cavidade abdominal. Agora, ela está desesperada e pede que as autoridades locais a ajudem a retirar a criatura de dentro dela.

Tem mesmo que apelar...


Está no Liberal desta sexta-feira, 19 de agosto:

Águia pede proteção divina para jogo contra bicola
Na véspera do jogo contra o Paysandu, que acontece às 19h30 de amanhã, os jogadores do Águia tiveram um momento com um 'outro comandante', segundo o treinador João Galvão. O espaço é chamado de 'Momento com Deus' e existe, na verdade, desde 2008, quando Galvão assumiu a equipe.
O culto 'Momento com Deus' é o 'complemento do treinamento'. Realizado semanalmente no alojamento dos jogadores do Águia, a Casa do Atleta, o culto conta com pastores de igrejas de Marabá para relaxar os jogadores e buscar reforço espiritual para os jogos. 'Todos os jogadores participam, inclusive as mulheres dos jogadores', revela Galvão, que idealizou o espaço e busca inspiração divina para chegar à série B.
-------
Claro!... Com o despreparado e gordo preparador físico que tem, que gosta inclusive de bater em crianças, e com o treinador perpétuo que possui, bem que o Águia precisa mesmo de socorro divino.

Polícia não confirma atentado a família de extrativistas


Após a veiculação da notícia do G1 de que a família dos extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo Silva, mortos em
uma emboscada em 24 de maio deste ano, em Nova Ipixuna, sofreu um atentado na madrugada desta quinta-feira (18), a Polícia Civil não confirma o ocorrido.
Em nota enviada, a assessoria de comunicação da Polícia Civil informa que nenhuma ocorrência foi registrada até o momento mas que a denúncia será apurada pela Diretoria de Polícia do Interior, que enviou uma equipe de policiais para o assentamento Praialta-Piranheira.
Entenda - Na madrugada de hoje (18), a família teria sofrido um ataque que acabou deixando ferido um dos cachorros da família, que vivia em uma fazenda vizinha da de onde morava o casal morto.
' tínhamos reparado em marcas de pegadas e sinais de pesca predatória nas terras de meu irmão ainda nesta semana. Nesta quarta-feira (17), percebemos a presença de pessoas no local na vegetação. O marido de Laíssa (irmã de Maria do Espírito Santo) estava na casa no momento do atentado. Ele ouviu os tiros e o cachorro uivando, latindo alto. A sorte é que ele estava dentro da casa, caso contrário ele estaria ferido também', disse a ambientalista Claudelice Silva dos Santos, 29 anos, irmã de José Claudio.
Ela e Laíssa estavam em Belém quando souberam do atentado. 'O marido dela ligou falando que tinham atirado e que tinham acertado o cachorro, mas não deu tempo de saber mais detalhes. É preciso que as autoridades tomem providências para que a situação no assentamento não caia no esquecimento e mais pessoas morram ', disse Claudelice.
Segundo ela, o cachorro atingido no atentado não é Bleik, que era o fiel escudeiro de José Claudio e passou semanas na frente da casa do extrativista esperando pelo retorno dele. 'Tiramos o Bleik de por medo de que fizessem algo com ele', disse a ambientalista.
Ela informou ainda que esteve reunida com Felício Pontes, procurador da República junto ao Ministério Público Federal em Belém, para discutir a federalização do processo sobre a morte do casal de extrativistas. (Redação Portal ORM / G1)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O povo cansou lá fora


A revolta de um indiano, a indelicadeza de uma jornalista: mais um viral dos conflitos em Londres
Revista Época- Uma reportagem feita pela rede estatal britânica BBC tem tomado as redes sociais e se espalhado como um viral por vários países. O vídeo mostra uma apresentadora entrevistando um escritor negro, imigrante da Índia (ex-colônia britânica) e morador de um dos bairros pobres em que os protestos foram mais violentos. Darcus Howe, que diz ter um filho e um neto, não defende os saques e os atos de violência cometidos por alguns jovens. Mas também não acredita que estivessem totalmente errados em sua manifestação popular.
A BBC pediu desculpas àqueles que tenham se sentido ofendidos pela reportagem. Mas o pedido da estatal, no dia 10, não parou o efeito viral do vídeo.

“Tudo o que sei, ouvindo o meu filho, e o meu neto, é que alguma coisa muito séria estava para acontecer neste país. Nossos líderes políticos não tinham idéia. A Polícia não tinha idéia. E se ouvíssemos os jovens negros e brancos – mas não os ouvimos -, saberíamos que algo estava para acontecer neste país.”
Nesse momento, a repórter o interrompe e pergunta se ele não condena os atos de violência em seu bairro. “O que me preocupa acima de tudo é que havia um jovem chamado Mark Dogan, que tinha irmãos, e a poucos metros de sua casa, a Polícia simplesmente atirou em sua cabeça”, responde, indignado, o senhor Darcus Howe. A repórter continua tentando mudar o foco da entrevista e pergunta a Dowe se isso e a discriminação contra negros é motivo para “sair causando a desordem que vimos nos últimos dias”.
“Eu não chamo isso de desordem. Chamo isso de insurreição do povo. Está acontecendo na Síria, está acontecendo em Clapton, está acontecendo em Liverpool. E essa é a natureza do momento histórico em que vivemos.”
A entrevista termina pior do que começou, com a repórter dando a entender que o senhor Howe faria parte dos grupos arruaceiros, o que causa completa indignação por parte dele, que pede “mais respeito com um velho negro imigrante da Índia”.
A posição de Howe mostra o outro lado dos distúrbios em Londres. Em momento algum ele defende a violência, mas traz à tona um debate que parece esquecido na Inglaterra: o da discriminação contra imigrantes e contra segmentos específicos de algumas classes sociais. O vídeo causou impacto imediato nas redes sociais principalmente porque mostra a tentativa da repórter emabafar um caso que vai contra o que é defendido pelo governo. Além disso, causou indignação pelo fato de que, durante a última semana, o governo inglês ameaçou derrubar as redes sociais do país e fechou acordos com a BlackBerry para controlar seu popular serviço de mensagem, medida para tentar conter os manifestantes – e uma medida que, quando adotada no Egito, Líbia e Síria, argumentaram usuários no Youtube, foi rechaçada pelo próprio governo inglês.
Abaixo você confere transmitido pela TV Cultura com versão legendada em português).


Calote institucional


FECAM: Cadê o dinheiro dos vencedores?

Os artistas Clauber Martins, Nilva Burjak e Olival Barreto, que foram premiados no Festival da Canção em Marabá, realizado no final do mês passado, ainda não viram a cor do dinheiro. Por enquanto, só receberam o troféu e a promessa.
A única informação que chegou aos artistas até agora é de que a Secretaria de Cultura vai firmar um convênio com a Associação Comercial de Marabá para poder conseguir o dinheiro.
Estranho é que - ao que parece - existem recursos da Lei Semar injetados no festival, mas ninguém prestou contas disso até agora.
Com a palavra o secretário municipal de Cultura, Melquíades Justiniano da Silva. (Terra do Nunca)

Te amo




Para Idelma Santiago, cuja saudade entontece a manhã.

Asdrubal Bentes será julgado hoje por crime eleitoral


O Supremo Tribunal Federal julga hoje a ação penal (481) em que o deputado federal Asdrubal Bentes (PMDB-PA) é acusado de ter oferecido cirurgias de laqueadura (esterilização de mulheres) em troca de votos nas eleições municipais de 2004, ocasião em que concorreu à Prefeitura de Marabá. O Ministério Público Federal pede a condenação do deputado por corrupção eleitoral, formação de quadrilha, estelionato e esterilização cirúrgica em desacordo com a legislação. O processo tem como relator o ministro Dias Toffoli.
Antes do julgamento, pela parte da manhã, Asdrubal Bentes reassume a cadeira de deputado federal. Ontem, ele foi exonerado pelo governador Simão Jatene do cargo de secretário de Pesca e Aquicultura, cuja indicação foi do presidente do PMDB no Estado, o ex-deputado Jader Barbalho. No entanto, segundo Bentes, sua saída da Pesca não tem relação com o seu julgamento.
'Não tem nada a ver com o meu julgamento. Uma coisa é o meu julgamento e outra é a minha saída. Fui eu quem pedi para sair. E foi na semana passada que eu pedi, pessoalmente, ao governador a minha exoneração. Isso porque não estava me sentindo confortável na secretaria, sendo da linha de frente da luta pela criação do Estado do Carajás', explicou. (Fonte: O Liberal)

MP denúncia Domingos Juvenil


O Ministério Público do Estado (MPE) protocolou ontem (17/08) na 12ª Vara Penal do Juízo Singular da Capital uma denúncia criminal contra o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Juvenil (PMDB). Esta é a quarta denúncia oferecida pelo MPE desde junho contra envolvidos nas fraudes na Alepa, e a primeira contra Juvenil, a 43ª pessoa a ser denunciada.
Juvenil foi denunciado por ordenar despesas públicas sem previsão legal, no caso, a inclusão de gratificação indevida no contracheque de funcionários do Legislativo estadual.

Cai Wagner Rossi, da Agricultura


Wagner Rossi pediu nesta quarta-feira demissão do cargo de ministro da Agricultura, após uma série de denúncias de irregularidades na pasta que, nesta semana, o atingiram diretamente.
A carta de demissão de Rossi foi divulgada no site do ministério. A presidente Dilma Rousseff aceitou o pedido.
O líder do governo no Congresso, deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS), deve ser indicado pelo PMDB para substituir o ex-ministro Wagner Rossi
Denúncias publicadas na mídia acusaram Rossi de usar politicamente alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) quando dirigiu a estatal, de ter oferecido propina para um funcionário não denunciar irregularidades e de ter viajado em um jatinho de uma empresa privada, entre outras coisas.
Em pouco mais de sete meses de governo, Rossi é o quarto ministro de Dilma a pedir demissão. (Reuters) 

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Assim é que se faz


Portaria da Procuradoria Geral do Estado, datada de hoje, divulga providências para a realização de Concurso Público para provimento de cargos de Procurador do Estado do Pará.
A Portaria designa os servidores e as autoridades para constituir a Comissão do XVIII Concurso Público, entre esses, Marcelo Augusto Teixeira de Brito Nobre, Procurador do Município de Belém, representante indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Pará e Ubiratan Cazetta, Procurador-Chefe da Procuradoria da República no Pará.
Assim é que se institui uma comissão para um concurso público e não como se fez no concurso de Marabá, excluindo a OAB e fazendo beicinho por não ter sido possível realizar as provas para Procurador Municipal como lhes apetecia e, inclusive, querendo aprovar projeto de Lei para contratações de Procuradores em vez de realizar as provas que foram canceladas.
Aliás, as benditas provas da prefeitura jamais foram confeccionadas nem os candidatos convocados – apesar de terem pago a inscrição.

Saída


Diário Oficial de hoje, 17 de agosto, publica o decreto 270015 do governador Simão Jatene que exonera, a pedido, o  advogado Asdrúbal Mendes Bentes do cargo de Secretário de Estado de Pesca e Aquicultura.
O mesmo instrumento designa Henrique Kiyoshi Sawaki, Secretário-Adjunto, para responder interinamente pela Sepaq. 

Mortal Kombat?

A TV Record publicou um anúncio na revista MMA Combat, veículo de comunicação especializado em competições de luta, provocando uma emissora concorrenteque batia em todo mundo”. A campanha foi lançada devido ao UFC Rio (torneio de artes marciais mistas), que será realizado na capital fluminense no dia 27/8.
Na peça publicitária, porém, a Record deixa implícito que está dando uma surra na concorrente, a ponto de arrancar-lhe os dentes.
 
 De acordo com a coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha, a campanha é de mau-gosto e incita a violência. Para outros, segundo o jornal, trata-se de uma sacada bem-humorada que aproveitou o momento da UFC Rio paraatacar”. A competição será transmitida pelos canais Globosat e pela Rede TV!. (Informativo Comunique-se)






Mudou alguma coisa?


Para Gorbachev, comunistas linha-dura eram “verdadeiros idiotas”

O último secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Mikhail Gorbachev, deu uma longa entrevista para a revista alemã Der Spiegel que consiste em um documento de verdadeiro valor histórico. Aos 80 anos, Gorbachev fala de sua saúde (ele foi operado três vezes nos últimos cinco anos), se diz apaixonado pela política, diz que a democracia vai prevalecer na Rússia e, mais que tudo, avalia (com muito arrependimento) algumas das decisões que tomou quando era o homem-forte da URSS.
No ponto alto da entrevista, Gorbachev é questionado sobre os avisos que recebeu do então presidente dos EUA, George H. Bush, sobre a possibilidade de ser alvo de um golpe, (que ocorreu há quase 20 anos, em 19 agosto de 1991), por parte de setores radicais do Partido Comunista soviético. Esses setores linha-dura não queriam a assinatura de um tratado que modificaria a relação entre as diversas repúblicas que formavam a União Soviética e que já estava pronto para Gorbachev assinar. Gorbachev ignorou os avisos de Bush, decidiu viajar para sua casa de campo e o golpe ocorreu. Revertido em três dias, o movimento linha-dura não conseguiu restabelecer o domínio comunista, e acabou por encerrar qualquer possibilidade de a URSS continuar existindo, o que na época era motivo de preocupação tanto nos Estados Unidos quanto na URSS e hoje é motivo de lamentação para Gorbachev:
Spiegel: Você não acreditou nele [Bush]?
Gorbachev: Os conservadores tinham anunciado várias vezes que queriam se ver livres de Gorbachev, e tinham tentado isso em vários comitês, mas sem sucesso. Naquele momento, tínhamos um programa anticrise, que era apoiado por todas as repúblicas. O novo tratado de união seria assinado em 20 de agosto, e um congresso extraordinário iria reformar o partido. Os oponentes da perestroika sofreram uma derrota, e então organizaram o golpe.
Spiegel: E você decidiu ir de férias para a Crimea em um momento como esse?
Gorbachev: Eu pensei que eles seriam idiotas de assumir tal risco precisamente naquele momento, porque seriam varridos também. Mas infelizmente eles eram verdadeiros idiotas, e destruíram tudo. E nós [reformistas] provamos ser semi idiotas, incluindo eu. Eu estava exausto após todos aqueles anos. Eu estava cansado e no meu limite. Mas não deveria ter saído [de férias]. Foi um erro.
Foto: Alexander Zemlianichenko/AP
José Antonio Lima

Merendeiras lesadas


O leitor Paulo Pereira indaga do blogger: “Como fica a Lei que a Câmara aprovou autorizando o Prefeito a contratar merendeiras, embora existam, em número suficiente, merendeiras aprovadas no concurso público? Ele vai contratar as apaniguadas e esquecer as aprovadas e reais merecedoras das vagas existentes?
Não seria bom que o MPE interferisse mais uma vez?”
Minha resposta:
Eu compartilho a opinião do Advogado Plínio Pinheiro Neto, com quem recentemente tratei sobre este assunto, o da votação, pela Câmara Municipal, a favor de proposição do Executivo para contratar merendeiras, embora existam muitas aprovadas no concurso. “Creio, disse Plínio Pinheiro, que esta decisão se encaixa na hipótese e favorece a convocação das aprovadas no concurso”. Ele inclusive apresentou texto extraído do blog da Franssinete Florenzano, de Belém, com o seguinte teor:
“A mera expectativa de direito à nomeação, por parte de candidato aprovado em concurso cujo prazo de validade ainda não venceu transforma-se em direito subjetivo quando a contratação de servidores temporários comprova a necessidade da administração em preencher vagas existentes.
Com essa consideração, a Quinta Turma do STJ confirmou decisão do ministro Napoleão Nunes Maia Filho e garantiu a nomeação de uma candidata ao cargo efetivo de médica oftalmologista na Universidade Federal Fluminense, preterida pela administração, que contratou, em caráter temporário e excepcional, profissionais médicos para a prestação de serviço no Hospital Universitário Antônio Pedro – entre eles um oftalmologista.
A contratação precária de temporários dentro do prazo de validade do concurso tornou o direito líquido e certo, comprovando a existência de vagas e o interesse público no seu preenchimento.”
---------
Então, Paulo, as prejudicadas devem exigir o que lhes é de direito e, em caso de resistência da prefeitura, podem ir ao Judiciário buscar o que lhes pertence.

Alguns aspectos da bagunça desses tempos

A respeito do tópico “Bagunça é pouco”, recebi dois importantes e relevantes comentários de leitores, aos quais dou o destaque merecedor. O primeiro é do Engenheiro André Ribeiro, que apresenta indagações pertinentes sobre “a falta de planejamento” com que vêm sendo tocadas as obras da Transamazônica e a necessidade de o CREA dar uma espiada nos projetos executivos.
O segundo comentário é do Advogado Plínio Pinheiro Neto, uma das nossas  mais seguras colunas morais, sobre o caos generalizado que empolga Marabá e no desrespeito contumaz com que são tratados nossos idosos.
Vejam, primeiro, o que diz o Engº.   André Ribeiro:

“É irritante ver uma empresa deste porte como a CMT, com bons profissionais de engenharia, fazer uma lambança desta e a prefeitura ser conivente com a falta de planejamento para execução de uma obra desta. Tenho algumas indagações como engenheiro sobre tal obra:
1.       A falta de planejamento e ordenamento é gritante, uma vez que a CMT/Prefeitura estão atuando em todos os locais da duplicação sem um plano de trabalho correto, atendendo a cartilha da engenharia de ordenamento de obras, ou seja, atacar por trechos e finalizar liberando outros trechos. O que se vê é um caos total sem nem mesmo eles saberem como fazer. Tá uma bagunça total.
2.     Me chamou atenção o viaduto da rotatória que dá acesso aos núcleos. A cota 80 ou 82 de Marabá me remete à simples visualização de que aquele viaduto foi executado abaixo destas cotas, pois a impressão que dá é de que eles estão aprofundando abaixo do viaduto para consertar o ERRO na execução. Isto foi muito comentado no meio da engenharia. Caberia uma comissão do CREA e MPF visitar o local e visualizar os projetos executivos. Minha preocupação é de uma entrevista do atual Ministro dos Transportes que eles não trabalhavam com projetos executivos, o que dava margem a superfaturamento.
3.      Saber realmente quantos viadutos foram projetados e se eles estão sendo executados de acordo com o projeto inicial, ou se favoreceu algum empresário mudando sua rota; e,
4.     Estou achando também as vias secundárias estreitas demais. Aquelas vias abaixo que estão entre a rodoviária e a antiga Diferro. Acho que isto tem de ser verificado, e também quanto já foi gasto realmente para esta obra. Pois sabemos que a ponte e a duplicação não chegavam a R$ 90 milhões e agora não sabemos se separaram estes serviços, ou seja, nós não sabemos o verdadeiro valor separadamente: ponte e duplicação.”

Do Advogado Plínio Pinheiro Neto:

“Realmente Marabá está cada vez mais transformando-se em uma cidade desagradável de se viver.O caos é generalizado, pois ruas são tomadas por mesas de bares, tabuleiros ocupam as calçadas, estacionamentos preferenciais não são respeitados, as motos ocupam absurdamente todo o estacionamento em frente ao Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, na Praça Duque de Caxias, e as áreas verdes são tomadas por quem bem entender de tomá-las, entre outros absurdos que aqui ocorrem livremente.
Faz algum tempo (5 meses) tirei um cartão de idoso no DMTU para estacionar nas vagas preferenciais  e estou propenso a devolvê-lo, pois ainda não consegui estreá-lo, já que sempre há alguém não preferencial nas vagas, com o beneplácito dos agentes de trânsito. É uma completa inutilidade!
As caixas preferenciais dos supermercados também são meros adereços, pois não há fiscalização e sempre estão tomadas por pessoas não preferenciais. Assim é Marabá, castigada ao longo do tempo pela falta de visão dos administradores.
Que fazer? Agüentar enquanto for possível e esperar que surja a tão desejada terceira via, um nome novo, sem os pecados dos que já foram experimentados e querem permanecer ou voltar.
Um grande abraço do amigo e colega” 

Bagunça é pouco

A bagunça foi hoje a característica do cada vez mais péssimo trânsito desta cidade cheia de veículos e vazia de espaços para o tráfego e até para o estacionamento. 
O desprefeito vem sistematicamente destruindo o canteiro central das vias preferenciais (VPs), a pretexto de construir estacionamentos públicos, mas a medida que o aterramento vai sendo concluído as revendedoras de carros novos e usados vão privatizando tudo, enquanto cresce nos interstícios o número das "piranhas" de mão estendida, coagindo o motorista a dar-lhe moedas em troca de suposta guarda e vigilância de carros particulares.
Noite e dia as paradas estão cheias de crianças que deveriam estar na escola, em alguns lugares, como em frente à Folha 28, tratadas a porrada por adolescentes desocupados e mal-encarados que administram o "negócio".
Nesta terça-feira, quem tentou chegar à Cidade Nova viveu horas de sufoco com o engarrafamento na Transamazônica com sua interminável obra de duplicação.
À tarde, moradores da curva da Transmangueira fecharam a estrada com pneus e paus em chamas, impedindo o acesso à Velha Marabá. 
"Tudo por causa das mortes cada vez mais habituais no perímetro, resultantes de acidentes com motocicletas.
E vai continuar assim, disse um taxista. Os caras enchem o rabo de cachaça no balneário da Mangueira e saem em alta velocidade com motos transportando até, acredite, quatro pessoas. "