Pages

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

HRM vai realizar cirurgias do coração

O Hospital Regional de Marabá, que atende 15 especialidades médicas, está se preparando para realização de cirurgias cardíacas, conforme informação do 11º Centro Regional de Saúde, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É o que diz a Agência Pará, informativo do governo Ana Júlia (PT). A implantação do serviço de hemodinâmica, fundamental para o suporte das cirurgias no coração, é uma das metas do Governo Popular para o ano de 2010, assim como o fortalecimento das ações do Colegiado de Gestão da Saúde que vem trabalhando no sentido de melhorar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da participação compartilhada de prefeituras e secretários municipais da pasta na região Sudeste do Pará. Segundo a agência, o diretor da Divisão de Organização, Controle, Avaliação e Auditoria do Centro Regional, Werbert Carvalho, disse que a região Sudeste do Estado foi dividida em cinco Colegiados de Gestão que se reúnem periodicamente para avaliar o setor em 22 municípios paraenses. O colegiado está previsto na Portaria 399/2006, do Ministério da Saúde, que recomenda ainda a celebração de pactos federal e estadual, no sentido de melhorar o atendimento na rede básica de saúde. "Os municípios que não cumprirem o que está previsto no documento poderão ser penalizados com a suspensão do recurso da saúde, seja por meio do Ministério ou do Governo do Estado", alerta. Paralelo às discussões do Colegiado de Gestão, o Governo Popular investe cerca de R$ 2,5 milhões na manutenção dos serviços do Hospital Regional de Marabá. De acordo com relatório parcial, foram realizadas, no primeiro semestre do ano, 8.006 consultas; 1.125 internações; e 7.286 exames laboratoriais. A meta para atendimento em 2010 é de 1.760 consultas especializadas, considerando que o Hospital Regional é referenciado para atendimento de pacientes espalhados em 22 municípios da região Sudeste, além dos que estão na divisão com o Estado de Tocantins. Outra boa notícia é que, a partir de 2010, o número de exames especializados, como tomografia e ressonância magnética, também vai crescer com previsão de 500 atendimentos cada um. E, com a implantação do serviço de hemodinâmica, que garante suporte técnico à realização de cirurgias de grande porte, o Hospital Regional de Marabá também estará habilitado para fazer cirurgias do coração.

2 comentários:

Anônimo disse...

HRM, é uma referencia de gestão.organizado, limpo,e democratico(atendimento igual para todos).O que não posso dizer o mesmo do municipal.A sujeira impera naquele lugar, dia 25 de dezembro estive nos dois e a diferença é absurda.O centro cirurgico do municipal tudo enferrujado, teias de aranha.Um conselho para o novo secretario! começa com uma boa faxina.

Anônimo disse...

Caro Dr. Ademir, só acredito vendo. Sem essa especialidade (coração) a coisa já funcionava mal. De qualquer forma, aguardemos. Em 02.01.10, Marabá-PA.