Pages

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Atrás do biombo

Ex-prefeito Tião Miranda (PTB), que deverá ter seu nome homologado como candidato a uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado, definiu como “um carguinho aí”, sem muita importância ou autonomia, a função de deputado estadual. Para ele, a atividade legislativa importa somente na subserviência a grupos e interesses políticos pré-estabelecidos, sem nenhum poder de decisão, e nem sempre correspondentes com os anseios da região em que o político foi eleito. Tião Miranda expôs seu entendimento numa conversa franca com quatro interlocutores - todos ligados à faina advocatícia – em uma tarde amena de fim de semana no começo da orla que o governo federal financiou e construiu, embora não a tenha concluído, em sua administração. Indagado sobre o suposto estremecimento da sua relação com o deputado estadual João Salame (PPS), admite que sua candidatura, de fato, desagradou o parlamentar marabaense, embora isso seja irrelevante. É que o ex-prefeito contabiliza como seus “25% dos votos válidos em Marabá” (ou seja, descontados os nulos e ausências, algo em torno de 30 mil de um universo de 130 mil), e isto ameaçaria outros candidatos locais. Não descarta, porém, a reeleição de Salame: “Afinal são 41 vagas e só estou pleiteando apenas uma”, ironiza. João Salame foi o candidato a prefeito, em 2008, apoiado por Miranda e derrotado por Maurino Magalhães (PR). À época, vozes dissonantes atribuíram a derrota de Salame à falta de empenho de Tião, argumento que ele contesta. Diz que seu candidato natural seria seu vice Ítalo Ipojucan, mas este, consultado, “demorou em definir-se”. De outro lado, havia o assédio do deputado, por quem ele afinal optou, “porque não apoiaria Maurino de jeito nenhum, por tratar-se de pessoa sem estrutura ou capacidade pessoal para gerenciar o município”.

11 comentários:

Raimundo Martins disse...

Dr Ademir,

Este é o mais perto que a gente tem de politico brasileiro. Arrogante, Prepotente, Apolitico e sim empresario e varios outros adjetivos negativos que permeiam a vida politica de Tiao Miranda (PTB).

Acho que ele que é engenheiro eletricista e nunca assumiu nada, nem a profissão não entende nada de eleição estadual.

Eleição para prefeito é uma coisa para deputado outra totalmente diferente.

Nas ultimas eleições todos os candidatos eleitos para dep estadual tiveram votos em marabá.

Para ser mais preciso o Dep Joao Salame quase não ia para a Alepa devido a um outro candidato do seu partido que foi ajudado por um dono de ótica daqui de marabá, que dava oculos de graça e obteve mais de 1000 votos.

Entao acho que ele está muito otimista para ter este numero magico.

A Tabuada que a saudosa professora Judith Gomes Leitao ensinou pra ele, lá perto do zinho oliveira, e a todos nós tambem, a dele só pegava pau de palmatoria porque não sabia somar.

tenha um bom fim de semana,

Adir Castro disse...

Sem comentários.

Anônimo disse...

Caro Ademir, materia no CT de hoje 29-05-10, onde a Pres. da CMM, Julia Rosa, reclama da Vale, repasse de 1 milhão e poucos reais para aplicação na nova sede do Legislativo municipal, valôr esse, que teria sido acordado na gestão de Miguelito, me veio à memoria outdoor afixado frente ao predio citado, onde se destaca verba de mais de 3 milhões de reais para a obra. Sou a favor sim, que a Vale deve aplicar recursos em nosso município. Agora, enquanto privada, não há de querer alocar recursos para "finalizar" tal obra. Penso que alguem está faltando com a verdade nessa historia. A obra total custaria os 3 mi e pouco ou 4 mi e pouco, quase 5 ? Inda mais em ano de eleição. Olho vivo nesta turma.Em 29.05.10, Marabá-PA.

Anônimo disse...

E Tião Miranda monta uma verdadeira ditadura em Marabá, onde nem a sua muleta financeira, Ítalo Ipojucan, participa de nada, a não ser decepcionar os agregados mobilizados pelo seu prestígio.E a ditadura de Tião Miranda açoita no ritmo Pinochet, utilizando a máquina arrecadadora insaciável, somada com a tal Secretaria do Meio Ambiente, e nunca se viu, e tomara Deus nunca mais se verá, tanta perseguição, seja pelas Finanças, seja pela SEMA, e ainda, pela Secretaria de Terras, tomando as propriedades alheias. A ditadura de Tião Miranda campeia no uso da arrogância e do pedantismo a qualquer ponto, que a Justiça Eleitoral de Marabá, debruçada sobre o histórico da sua reeleição e sobre o clamor da sociedade, afasta o Dragão de 7 Cabeças para fora da Prefeitura. Tião, mais do que depressa, leva o seu julgo a Belém, que confirma a sentença do juiz de Marabá, mantendo a Fera, Dragão de 7 Cabeças, afastada da gestão municipal. E Tião Miranda, mais apressado ainda, leva seu julgo a Brasília, e passa a morar dentro dos jatos Brasília/Belém e Belém/Brasília, durante mais de 06 meses, e há quem diga que foram milhões e milhões de dinheiro público rolados nas sarjetas do Judiciário.Enquanto Tião Miranda gastava o dinheiro do povo, Maurino Magalhães, como então Prefeito de Marabá, dizia, praticava e convencia que é possível governar ouvindo e conversando com as pessoas, isso ficou tão nítido que na sucessão de Tião Miranda, Maurino, representando o contrário, portanto, com os sinais da humildade, venceu no voto o candidato apresentado por Tião Miranda, e com uma diferença histórica, uma vitória esmagadora e uma derrota vergonhosa daquele que, até então, se julgava proprietário de Marabá.Tião Miranda ainda no final do seu mandato, dizia aos sobreviventes da classe política de Marabá, que ele e sua máquina azeitada – PREFEITURA – elegeria até um poste se assim o quisesse, e por meio da sua arrogância e pedantismo foram muitos os ajoelhados aos seus pés, menos a maioria do povo de Marabá, que em definitivo derrotou a ditadura Miranda/Pinochet.

Anônimo disse...

E Tião Miranda ao entregar a Prefeitura para o seu principal adversário, consegue enganar a Governadora Ana Júlia, que o conseguiu conduzir à condição de Diretor Executivo do SEBRAE Pará, com orçamento gordo de mais de R$ 50 milhões de reais/ano, e o Tião Miranda, sobre os préstimos de tantos recursos do SEBRAE percorre o Estado comprando mídias, dizendo que seria candidato a governador do Estado do Pará, e em outras andanças dizia candidato a Vice-Governador do Pará, que nas andanças outras se dizia candidato a Senador da República, depois a Deputado Federal, até ser botado para fora do SEBRAE e do governo da Governadora Ana Júlia.Hoje Tião Miranda vive no mais absoluto ostracismo, anunciando uma fracassada candidatura a Deputado Estadual, pois não tem eleição de vereador. “Pedantando” e “Arrufando” aqueles que lhe dizem fazendo o sinal da cruz, Deus me livre, e ele arrota que se eleito for, e todos vão ver.Tião Miranda, que dificulta encontrar um adjetivo negativo que o qualifique, percorre o Pará, nas bases compradas na época do SEBRAE, dizendo, mentindo e até vendendo mais de 40 mil votos que diz ter na cidade, onde infelizmente foi enterrado o seu cordão umbilical.E finalmente, senhoras e senhores, Tião Miranda continua com seus descalabros incomensuráveis, esquecendo dos quase 40 mil votos vendidos ao Deputado Gerson Perez na sua última eleição à Câmara Federal, quando ele era Prefeito, que só pôde entregar os quase 5 mil votos. Portanto, todos assim dizem: Tião Miranda vai pagar a tua dívida a Gerson Perez, dos quase 35 mil votos faltosos.A classe política de Marabá lamenta admitir Tião receber entre 4 à 6 mil votos para deputado, igual a votação que ele arrumou para Gerson Perez na última eleição.

Anônimo disse...

Bem colocado pelo Tião : Maurino pessoa "sem estrutura ou capacidade pesoal para gerenciar o município". Quem apoiou financeiramente Maurino sabia de suas deficiencias, aliás, apostaram justamente nisto que atualmente vemos/ouvimos, varias secretarias sendo saqueadas diaria e sistematicamente com o conhecimento e conivencia do alcaide. Em 29.05.10, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Haja arrogância!... E o pior de tudo é que são pessoas assim que se consideram as melhores lideranças de Marabá. Pobre e desventurada cidade, a despeito de ser tão bem aquinhoada pela Natureza!
Parodiando Pedro Aleixo, vice de Costa e Silva, tenho medo, mas muito medo mesmo, meu caro blogueiro, de que essa arrogância chegue ao guarda da esquina!

Anônimo disse...

gente! toda vez que ouço o prefeito maurino falando eu me pergunto, meu deus essa aberração é mesmo prefeito de marabá? Hoje eu tava no estadio assistindo águia e papão, quando ele começou a discusar.Gente, sera que não tinha uma pessoa mais esclarecida pra ser votada.Nos tinhamos que eleger um semi-analfabeto pra prefeito de marabá?

Anônimo disse...

Ao anônimo das 16:49 hs.: Alto lá !!! "Nós" quem ? Não votaria nesse Maurino nem que fosse o único candidato. A culpa, já disse e repito é dos evangélicos dessas diversas igrejas que a cada dia se funda uma, onde seus frequentadores são manipulados ao bel prazer de pretensos Pastores - será que os ditos cursaram Teologia ? - Pesssoas estas, simplesmente destituidas de politização/esclarecimentos, motivos pelos quais, foram/são levadas a acreditar e votar favoravel, à este arremedo de prefeito que aí está, cometendo sandices diária e sistematicamente. Em 01.06.10, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Como disse um amigo meu empreiteiro da prefeitura que ficava lá na secretaria de obras: "O Tião é assim mesmo, ignorante e a gente gosta porque ele dá umas obrinhas aqui ou acolá de drenagem da construfox e aí a gente tem trabalho"

Esta é a filososia do Tiao Miranda!!

Todos os favoraveis a este tipo de administração merecem.

Eu saltei fora antes do tempo. Aguentar esporro do Tião. Eu não levo desaforo pra casa igual aos caras que ficam sentados naqueles banquinhos da secretaria de obras.

Caso alguem que descreveu acima que ele é bom se enquadra perfeitamente nesta frase de um candidatoa vereador que ficava se humilhando pra ele e o lucidio atras de obras e olha que o cara teve mais de 1000 votos em 2 eleições para vereador.

Estou falandode um sr que tem como apelido o segundo nome de "Flamengo".

Que vergonha pra nação rubro negra.

Andre Marques disse...

Ao Ignorante Anonimo das 04:45

Meu sr, que passeia nos bloggers de anonimo e apenas colocando uma referencia de data nofinal, para seu conhecimento e se voce tem uma empresa de pesquisa de opiniao publica ou saiba interpretar, o que eu acho dificil, o resultado das eleições passadas para prefeito voce jamais diria tamanho absurdo.
1) Nao foram as igrejas que elegeram o maurino, nem evangelicos e nem catolicos;
2)Quem vota nas eleições são eleitores sem este tipo de notação até porque voce está sendo discriminando uma religião a quem "provavelmente" o prefeito a segue;
3)Para seu conhecimento o prefeito eleito teve em sua maioria de votos a classe baixa da piramide social. A mesma que não tem computador igual a nós e se idntifica com o gestor eleito.
4)Novamente para seu conhecimento os catolicos em sua maioria elegeram maurino. Devido a grande diferença de votos os votos dos evangelicos não fariam diferença neste caso.
5)O sr está dando um credito enorme aos evangelicos por tal comentario;
6)Para tua imensa ignorancia o termo "evangelico" define apenas uma tendencia ou dissidencia da igreja catolica na idade media. Ambos vivem em harmonia, pois tem como doutrina a fé em Jesus Cristo, filho de Deus e que nós matamos.

Entao seja mais inteligente e refaça seu comentario, pois o sr pisou feio na bola.

Saiba que durante os acordos do maurino o vice dele era pra ser um padre catolico que desistiu.

A culpa não é de ninguem e sim a certeza de que este prefeito que aí está não serve aos anseios da população, eleito em um estado democratico, termine ou no acaso de destino seja cassado do seu mandato. Acredito mais na segunda hipotese.

Ahh sim, esqueci. A pesquisa esta registrada e se encontra no TSE para teu conhecimento, nao saia por aí falando quem sao os culpados, procure a solução, democraticamente.

Andre Marques