Pages

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Atingidos pela Vale reúnem em Canaã

Vale assusta em Canaã


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Associação de Agricultores de Canaã dos Carajás neste sábado promovem o I Encontro dos Atingidos pela Mineração no Município, a partir das 09h00, na Câmara Municipal. O evento tem apoio do Cepasp, CPT, MST, Emater, Fetagri, Copserviços, Campanha Justiça nos Trilhos e Movimento Debate e Ação, e coincide com os seis anos de atividade da Vale que resultou na exportação das primeiras toneladas de concentrado de cobre extraído da mina do Sossego, em Canaã dos Carajás.
“Neste período, diz nota da organização do encontro, observa-se o crescimento das cavas do Sequerinho e do Sossêgo; aumento das serras de material estéril e de rejeitos tóxicos acumulados nas barragens; do aumento das áreas ocupadas por linhas de transmissão e dos transtornos causados para as populações. Observa-se também o aumento de morte de animais, o número de casas rachadas pela trepidação causada pela detonação de dinamites, poluição das águas, ruídos, rebaixamento do lençol freático, isolamento de agricultores e das vilas”.
Queixam-se os atingidos pela mineração da multinacional quecom os projetos Sossego, Níquel do Vermelho, 118, e agora o Cristalino e Serra sul, a Vale está se apropriando da maioria das áreas agricultáveis do município, e os agricultores estão sendo expulso de suas localidades. O resultado de tudo isto é a queda da produção de alimentos, o inchaço da cidade, aumento da pobreza, da prostituição, da criminalidade, do tráfico de drogas, e por outro lado o lucro da Vale que aumenta a cada ano.”

 

Nenhum comentário: