Pages

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Exploração espacial

Rússia envia astronautas à Estação Espacial Internacional e dá “carona” à Nasa

A Rússia conseguiu nesta segunda-feira (14) lançar com sucesso a nave Soyuz TMA-22 (foto) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e comprovou ser a única nação com capacidade operacional de enviar homens ao espaço atualmente. A Rússia chegou a esta condição depois que a agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, suspendeu em julho as operações de seus ônibus espaciais.
A Soyuz foi lançada às 2h14 (de Brasília) a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, e carrega dois russos – Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin – e o americano Daniel C. Burbank. Eles devem chegar à ISS na quarta-feira, onde se juntarão ao americano Michael Fossum, ao russo Sergei Volkov e ao japonês Satosi Furukawa, que devem retornar à Terra na semana que vem. O jornal The New York Times ironiza a situação dos EUA, dizendo que a Nasa “pegou carona” na Soyuz, e lembra que houve temores de que a ISS ficaria vazia, o que representaria uma derrota para todos os programas de exploração espacial.
O lançamento de segunda, originalmente marcado para setembro, foi atrasado devido à falha, em agosto, de um foguete não-tripulado russo similar ao usado para as missões tripuladas. Funcionários da Nasa disseram estar confiantes de que seus colegas russos tinham identificado e corrigido o problema. Em um problema semelhante ocorrido na semana passada, uma pequena nave russa que iria explorar uma nave de Marte parou de funcionar antes de chegar à órbita da Terra. O veículo, que também foi lançado a partir de Baikonur, deve cair na Terra em algumas semanas.
O fato de a Rússia ainda ter um programa ativo não minimiza a percepção de que a condição geral da exploração espacial está decaindo. E são os percalços dos russos que comprovam isto, como conta o The Guardian.
Analistas disseram que apesar de a Rússia ser a única nação capaz de enviar regularmente missões tripuladas ao espaço, o programa [espacial] do país está em dificuldades, e depende de tecnologias obsoletas melhoradas por equipamentos comprados de outros países. A aeronave [que iria rumo à lua de Marte] que falhou em 8 de novembro seria a primeira missão russa para fora da órbita da Terra em 20 anos.
Foto: Mikhail Metzel / AP
José Antonio Lima

3 comentários:

Anônimo disse...

Poxa porque não levarão o Maurino e de quebra sem a passagem de volta, eita povo mau...e o funcionalismo a ver navios. Carajaense

Ademir Braz disse...

Ele está agendado, Carajaense. Passagem de ida sem volta. Direto para Marte.
Aguarde.

Anônimo disse...

Nobre Ademir tomara que vc esteja coberto de razão, vamos aguardar.
Carajaense.