Pages

domingo, 20 de novembro de 2011

A Fafá chorou tucupi

Do Pedro Gomes, no seu O resto do Iceberg:


CAMPANHA DO 'NÃO': APELO AO EMOCIONALISMO REGIONAL


"Vão tirar o que é nosso, nossas riquezas naturais, vão nos fazer sangrar, vamos perder com a divisão, vão nos deixar só com a cuia na mão".

Estes são alguns dos "brilhantes" argumentos retirados do Facebook e que os contrários à divisão do estado têm usado em suas tentativas de convencer o eleitorado paraense a votarem pelo 'Não'.
Desculpem-me a franqueza, mas acho isso uma grande bobagem.
Se ao menos tentassem mostrar que a divisão do Pará é ruim de forma racional e embasada em dados concretos talvez, aqui nas regiões emancipacionistas, tivessem maior aceitação. 
Provavelmente, pelo fato de que só a região metropolitana possui demograficamente o poder de decisão neste plebiscito, o conteúdo da maioria das propagandas do 'Não' (a exemplo das mensagens mostradas acima) levanta questões puramente emocionais e que são direcionadas à capital e seu entorno.
Na prática, estão fazendo uma campanha voltada para os belenenses, o que acaba reforçando ainda mais a percepção de que a divisão do Pará já aconteceu, em certo nível. São os "paraenses da gema" e os "forasteiros" que passam a demonstrar posições ideológicas antagônicas cada vez mais explícitas.
Os militantes do 'Não', ao menos, poderiam entender que os argumentos em que usam o açaí, tacacá etc., não condizem com a realidade desta parte do Pará. 
Enquanto muitos da região metropolitana idolatram o tacacá e o usam como estandarte de uma luta 'patriótica', por aqui, ele continua sendo apenas um tipo de comida. E só.
------
A vovozinha do NÃO fala que briga em família é normal, não é motivo pra separação.
E por acaso nós, os forasteiros, já integramos a família paraense????

2 comentários:

Artur Dias disse...

Eu também tenho tido ânsias de vômito com o discurso do NÃO, porque é fácil pegar os bestas daqui da capital com essa estupidez do paraensismo. É um tal de misturar chuva com tapioca, maniçoba com ver-o-peso, um tal de acusar os "de fora" como bandidos... A ser verdade isso, então os do NÃO é que, como você disse, já fizeram a divisão do Estado. Ridículo!

Anônimo disse...

Não existe forasteiros. Todos que nasceram sobre terras brasileiras, são brasileiros. A região ou estado de nascimento é apenas um detalhe.