Pages

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Divisão do Pará: Jatene persona non grata no Oeste?

Do blog de Manuel Dutra

Governador Jatene beija a bandeira do Pará,
confundida com a bandeira do Não 
A Câmara Municipal de Santarém decidiu substituir o requerimento concedendo a Simão Jatene o "título" depersona non grata no maior município do Oeste paraense, por uma moção de repúdio ao governo do Estado em virtude da participação do governador na campanha do Não.

Na verdade, foram duas moções: uma ao próprio Jatene, e outra ao vice, o santareno Helenilson Pontes, por haver mudado de posição, calando-se durante a campanha.
A moção faz parte da decisão (ao menos nestes momentos imediatos pós-plebiscito, com os ânimos exaltados) de criar fatos políticos que demonstrem à opinião pública que os defensores do Tapajós se consideram parcialmente vitoriosos, haja vista o percentual médio de 95% de votos favoráveis em todos os municípios do Oeste, à exceção dos municípios da região do Xingu, que sequer deveriam ter entrado no projeto do novo Estado.
História
O repúdio a Jatene tem um precedente mais ou menos parecido. Quem primeiro se insurgiu contra o governo do Pará, na região Oeste, foi a Câmara de Óbidos, nos idos de 1832, quando lá se refugiou o cônego Batista Campos, vice-presidente da Província.
Batista Campos estava com ordem de prisão determinada pelo presidente do Grão-Pará e, ao chegar a Óbidos, não só foi bem recebido pelas lideranças locais, como a Câmara se reuniu extraordinariamente para declará-lo o vedadeiro presidente, rompendo de vez com o governo provincial.

3 comentários:

GIlmar Ribeiro disse...

Cade a Camara de vereadores daqui? Alias, Dr Ademir, onde estavam estes edis nao os vi fazendo campanha do SIM. Todos se amoitaram, se esconderam. Mas em outubro vamos dar nomes aos politicos covardes, sejam candidatos a prefeitos e vereadores de todo a regiao do CARAJAS. Amigos, no facebook entrem e façam parte da comunidade Carajas e outras que vão aparecer por lá, onde daremos nomes a politicos do NAO.

Anônimo disse...

Gilmar, deixa de sandice. Em 2012 muitos deles, isso perto dos 75%, se reelegerão. Dinheiro muito eles tem e eleitor carente aos milhares.

GIlmar Ribeiro disse...

Ao Anoninmo das 17:16.
Vc deve ser um deles.