Pages

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Em Marabá, limpeza urbana é ficção

No Correio do Tocantins, ontem:


07/12/2011
 Área urbana da cidade volta a ter lixo acumulado 

Empresa terceirizada para cuidar do recolhimento do lixo em Marabá pelo jeito enfrenta dificuldades para dar conta do serviço. Na manhã de sábado repórter fotográfico do CT flagrava contêineres abarrotados de lixo, assim como detritos a sua volta em vários locais do complexo Cidade Nova. A Voz do Povo publica aqui registros de dois desses pontos em áreas centrais da cidade. Não é demais lembrar que a prefeitura defende a empresa dizendo que o lixo acumula às vezes em lugares pontuais e fora do centro.
Fotos: Josseli Carvalho

7 comentários:

Anônimo disse...

Não concordo pelo menos a velha Marabá é sempre varrida e o lixo recolhido 2x por dia, o problema é que a população em sua maioria é desleixada joga tudo no chão sem a menor consideração com quem passou o dia inteiro no sol limpando e recolhendo um lixo que deveria ser jogado em lugar apropriado e não em via publico.Povo mal educado.

Coisas miúdas ou graúdas disse...

Pois é "Anônimo". Ainda que a velha Marabá seja varrida e tenha recolhido o lixo duas vezes ao dia, ainda assim a falta de estrutura é preocupante. Os rios estão sujos e o lixo não recebe tratamento (e não adianta construir obra pública usando terrenos antes depósitos de lixo porque a obra acaba sendo interdida) adequado. As periférias são verdadeiros esgostos por falta de ESGOTO DE VERDADE. Marabá precisa de água tratada (não adianta me dizer que tem quando essa água não sai na torneira), precisa de SANEAMENTO BÁSICO, precisa de CALÇADA para os pedestres e, aí concordo com você, precisa de gente educada que possa manter a cidade limpa.
Mas antes Marabá precisa ser limpa, porque uma cidade sem Saneamento Básico não pode ser considerada limpa. Outra coisa: a Velha Marabá não é Marabá, mas sim PARTE de Marabá. E a velha tem sério problemas, assim como a Nova Marabá e também a Cidade Nova.

Na minha opinião Marabá precisa de políticas públicas que possam propiciar ao povo dessa cidade: melhor acesso a saúde, melhor acesso a alimentação (a feira da 28 é uma sujeira imensa --- ainda que seja varrida e tenha seu lixo catado), melhor cuidado com os rios e com os ribeirinhos que vivem deles.


Marabá e o povo que residem em Marabá precisam saber que limpeza vem de dentro: de dento das casas, dos rios, das mentes que estão no poder.

Anônimo disse...

A historia do lixo é muito mais seria que se possa imaginar.As denuncias que foram feita ao ministério publico e na tribuna na câmara esta semana.
A falcatrua é a seguinte:
Primeiro, o contrato foi manipulado para que a LEÃO LEÃO ganhasse.
segundo, a empresa seria usada como corredor para escorrer o dinheiro desviado da prefeitura.
Terceira, o modos operante dos meliantes é o seguinte,eles estão fazendo um superfaturamento da pesagem do lixo ou seja a cada caçamba que passa acrescenta-se tantos quilos a mais de lixo em cada caçamba e isto ja rendeu vários milhões ao Leão e a terceiros que estão por traz do esquema.
Também foi denunciado que a prefeitura ja deve oito milhões a empresa do lixo.
A denuncia que foi feita ao MPE e que a empresa foi usada para desviar o dinheiro que a VALE teria passado aos cofres da prefeitura no valor de 7 milhões.
E logo na primeiro mes de serviço prestado da empresa foi pago 2 milhões,supriendendo a todos os observadores do esquema.
Em seguida ficamos sabendo que a Leão tinha comprado a TV SBT E RADIO ITACAIUNAS no valou de 5 milhões.
E hoje quem estar gerenciando a SBT é o irmão do prefeito maurino Magalhães.
O esquema montado para saquear a prefeitura de marabá é pesado e perigoso.
O MPE tem que se manifestar urgentemente.
comecem por investigar o enriquecimento das pessoas que fazem parte do governo. Ja é um bom começo.

Marabaense/Paraense disse...

O lixo maior está na Prefeitura.

Anônimo disse...

Coisas miúdas ou graúdas, também não concordo com anônimo das 28:28 do dia 7, com certeza deve ser uns dos privilegiados que mora na Av. Antonio Maia, se não é mais um na corja de
malino, pois sou morador da velha Marabá e posso garantir que (antes sim tinha limpeza todos os dias agora não tem) só não entendo porque tantas denuncias de desvio de verba contra esse prefeito e seus secretários que lotam seus parentes e fantasma em vários cargos através de portarias e minguem faz nada, vereadores que se diz fiscais da lei, um ou dois faz denuncias os outros se calam, as denuncias vão para MP e MPF, e não vejo resultado, então só a POLICIA FEDERAL pra tentar tirar Marabá dessa tempestade de desvio de dinheiro publico, o duro é imaginar que esse Malino tem mais um ano pra ele terminar de afundar nossa cidade, pois do jeito que as coisas vão ele não vai ser casado nunca, se caso for quem seria o doido de pegar essa sinuca de bico, talvez o ex. pref. cassado que infelizmente eleitor tem memoria curta.

Anônimo disse...

irmãozinho do malino que trabalhava na confecção de mídia de uma loja da cidade?????? é isso mesmo anonimo??
rapaz o cara agora é dono emissora, ganhou na mega sena?????????
PF neles, ALI BABA e os 400 ou mais ladrão porque 40 ladrão garanto que não é.

Anônimo disse...

Engano seu anonimo das 00:24, não moro na Av. Antonio Maia e muito menos to defendendo quem quer que seja, acho que se tiver alguma falcatrua por traz da limpeza urbana ela deve ser investigada com rigor, mas daí a dizer que a cidade velha não é limpa não é verdade, pois todos os dias a cidade e varrida, o lixo colocado em sacos plásticos e depois coletado. Volto a dizer que a população tem uma enorme parcela de culpa pela sujeira, fico impressionada com o descaso das pessoas com a cidade. Realmente acredito que só com campanhas de conscientização, ou mesmo multa pesada possa minimizar este caos. Os comerciantes emporcalham as ruas deixando todo tipo de lixo na porta de suas lojas sem a menor preocupação ou comprometimento com o bem estar dos moradores, pois isso também deveria ser de responsabilidade destes comerciantes a Orla do Tocantins dispensa ate comentários vamos cobrar do poder publico políticas que embelezem a nossa cidade com incentivo ao plantio de arvores, coleta seletiva de lixo, recuperação de calçadas..........