Pages

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Obrigado, doutora!

No Correio do Tocantins


Juíza Cláudia Favacho vai sair da 100ª Zona Eleitoral 
No dia 11 de fevereiro próximo, a juíza Cláudia Regina Moreira Favacho Moura, titular da 100ª Zona Eleitoral de Marabá, deverá deixar o cargo e em seu lugar vai assumir o juiz Eduardo Antônio Martins Teixeira, titular da 6ª Vara da Infância e Juventude de Marabá. A juíza Cláudia Regina Favacho coordenou uma eleição e o Plebiscito histórico, ocorrido em outubro do ano passado, e em todos os dois eventos teve atuação destacada.
Porém, a juíza Cláudia Favacho foi foco de maior visibilidade no eleitoral por sua condução no processo do crime de Caixa 2, movido pelo PPS (Partido Popular Socialista) contra o prefeito Maurino Magalhães, que teria sido cometido na campanha eleitoral de 2008. Ela prolatou sentença cassando o gestor municipal, o qual só está no cargo por força de uma liminar conseguida no Tribunal Regional Eleitoral até que o mérito do processo seja julgado pelo Pleno do Tribunal.
Na última segunda-feira (9) na abertura do ano judiciário em Marabá, a juíza Cláudia Favacho Moura, que também é diretora do Fórum de Marabá, explicou que deveria ter deixado o cargo em 18 de novembro, mas acabou adiando sua saída para atuar no Plebiscito. Além de diretora do Fórum de Marabá, a magistrada é também titular da Vara Agrária de Marabá, cargo que vai continuar a exercer.
Embora não tenha sido confirmado pela presidência do TRE, o nome do juiz Eduardo Teixeira é quase certo para assumir a 100ª Zona Eleitoral, uma vez que ele é o mais antigo na Comarca que ainda não assumiu uma Zona Eleitoral.
Por outro lado, a juíza Danielle Karen da Silveira Leite permanece como titular da 23ª Zona Eleitoral de Marabá, uma vez que assumiu o cargo no ano passado, com a saída do juiz Cristiano Magalhães, que começou o caso do crime de Caixa 2 e chegou a afastar o prefeito Maurino por duas vezes.
Na volta do recesso do Judiciário, o clima era tranquilo no Fórum de Marabá. Todos os juízes já estão de volta às suas varas, mas a movimentação dos advogados ainda é tímida nos corredores do Fórum. Muitos deles estão viajando de férias e só devem retornar a partir do dia 20 deste mês.
Entre os dias 20 de dezembro e 6 de janeiro, o Poder Judiciário esteve cumprindo regime de plantão nos graus de jurisdição, com escala de serviço cumprida por juízes e desembargadores para recepção e decisões sobre feitos de natureza imediata, como habeas corpus e mandados de segurança. Também voltaram a ser contabilizados os prazos processuais, que estiveram suspensos durante o período do recesso.
 (Ulisses Pompeu)

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Dra. Claúdia, pelos relevantes serviços prestados na zona eleitoral de Marabá. Porém, só faltou uma coisa pra coroar sua passagem por lá. A cassação(prisão) de alguns vereadores de Marabá.Boa sorte Dra.na sua próxima missão.