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sábado, 10 de março de 2012

Passarela: Ninguém quer fazer essa obra

A construção de uma passarela entre a Agrópolis do Incra e o bairro Amapá, no núcleo Cidade Nova, continua indefinida. Depois de negociações com o DNIT, muitas promessas para a comunidade, o governo municipal ergueu uma placa e anunciou o início das obras.
Após um mês de trabalho, a empresa que ganhou a licitação desapareceu do local e a comunidade continua atravessando as duas pistas da rodovia Transamazônica, em frente à agência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) com o auxílio de uma faixa de pedestre, que muitas vezes não é respeitada pelos condutores de veículos, que passam pelo local em alta velocidade.
Rosana Lilian Araújo, comerciária que reside no bairro Amapá, disse que a grande preocupação na travessia da Transamazônica está entre os pais de mais de 500 estudantes que todos os dias vão para a escola, alguns deles com dez anos de idade.
Idosos e pessoas com deficiência de locomoção também precisam atravessar a pista todos os dias para chegar à agência do INSS. A aposentada Ângela Maria da Cruz Pinheiro, 66, alega que quando precisa ir ao INSS, vai sempre acompanhada de um parente, porque tem medo de descer do ônibus e ter de atravessar a rodovia. “Quando a gente pensa que já pode passar, sempre aparece um carro ou uma moto buzinando, pedindo pra gente sair da frente. Todo mundo está sempre apressado e a gente pode perder a vida muito rápido”, diz ela, lembrando de um amigo – também aposentado – que foi atropelado por uma motocicleta e nunca mais saiu de uma cadeira de rodas.
Pra já?
O out-door colocado pela Prefeitura de Marabá em meados do ano passado diz que “a passarela do bairro Amapá é pra já”, mas não especifica quando é esse “já”. A empresa que assumiu as obras chegou a cerca quatro áreas de um lado e outro da rodovia e até cavou um conjunto de seis buracos para construir a base de um dos lados da passarela, mas ficou nisso.
Versão da PMM
Acionada pela reportagem do CORREIO DO TOCANTINS, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marabá enviou a seguinte nota para justificar a paralisação das obras de construção da passarela: “Em resposta ao questionamento sobre a construção da passarela em frente ao INSS, a Secretaria de Viação e Obras Públicas esclarece que a empresa vencedora da licitação iniciou a obra e logo em seguida desistiu da mesma, alegando não ter condições de concluir a obra a tempo.
Então, foram chamadas a segunda e depois a terceira colocadas, que não quiseram tocar as obras. Para solucionar o problema, foi feita uma readequação de valores que está em análise por parte da Caixa Econômica Federal. Assim que for concluída, será realizada outra licitação para que a obra seja retomada. A entrega da passarela estava prevista para o mês de maio”. (Ulisses Pompeu)
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Agora, anotem o que lhes digo:
1. Orçado em torno de R$ 5 milhões, o sistema de ilumina ção da Transamazônica não sairá tão cedo. Não faz parte da obra de duplicação, porquanto não tem orçamento previsto; a prefeitura, falida, não tem dinheiro para realizá-la; A Celpa, igualmente falida, está em processo de concordata.
2. A passarela que acabaria com o isolamento imposto à Folha 33 pelas obras do governo federal na Transamazônica (que o desprefeito diz serem dele. Maurino), também não vai ser feita tão cedo pela mesmíssima razão: não foi prevista pela atual (indi)gestão nem existem recursos para fazê-la.
O blá blá blá em torno dessas questões é pura enganação.

11 comentários:

Anônimo disse...

Sendo assim porque o Maurino não manda tira a quele cercado de la, aque no Amapá todo mundo sabe que ele so tem é oba oba.

Paulo Pereira disse...

Caro jornalista Ademir Braz.

Procure saber o nome da empresa vencedora da licitação e vai concluir que ela realmente não tinha e nem tem condição de tocar a obra.Creio, que até fazer o tapume foi dificil para ela.Grandes empresas concorreram, até a Premium e quem ganhou, foi a "gata" de um politico da Nova Marabá, segundo me dissera e que tem como apelido o nome de um clube de futebol.Não sei como e nem por que.Imagine se a obra da duplicação da Transamazonica fosse de responsabilidade da PMM.Será que estaria no estágio em que se encontra?

Anônimo disse...

Pagão qual o empreiteiro que quer deixar de fazer uma obra? agora se as obras pequenas não tão sendo pagas imagine uma grande.
Amigo empreiteiro não rasga dinheiro.

Anônimo disse...

E as UPA`s (Unidade de Pronto Atendimento)? Existem os outdoor's e não sabemos onde e quando serão (se forem) construídas.

A propaganda enganosa privilegia o gestor e engana o eleitor. Quem poderia e por que não estar agindo em defesa de um povo sem saúde, educação e segurança pública?

E o Projeto Zico 10? Ademir veja com maior criticidade mais esse golpe ao dinheiro público sem resultados visíveis.

ANdre disse...

Caro Ademir,
Primeirop vou responder ao Paulo Pereira.
A empresa CMT, que está fazendo a duplicação, está se mostrando bastante incompetente na reta final da obra de duplicação, sem falar do congestionamento causado pela falta de planejamento. Veja bem, paulo a obra de duplicação tem a prefeitura como responsavel solidaria sim, mas nao como executora. Eu entendi o seu questionamento. Nem mesmo na época do trator Tiao ela não teria nem maquinas e nem equipamentos para obra de tal porte.
Licitação é menor preço. A empresa ganhadora, pelo que fiquei sabendo, sondou em Marabá algumas empresas para tercerizar este contrato de passarelas, o que não obteve sucesso,pelo visto. Quanto a segunda colocada e terceira, compreços menores e com vontade de ganhar a obra e depois aditivar viram que os preços estavam para baixo mesmo e o valor do SINAPI da Caixa Economica é muito baico para nossa regiao. O SINAPI é um indice depreços da construção civil em todo o país adotado pela CEF.
Agora o mais importante. Em questao de engenharia de transito, no Brasil, mesmo com as orientações do DENATRAN para este tipo de situação, deveria etr um estudo de impacto socio-economico nas areas "isoladas" pela duplicação. Vejamos o seguinte, não é o pedestre que tem de subir em passarela, como está acontecendo ali na invasao da coca-cola e sim o trem que tem de passar por baixo ou o trilho, como queiram. Da mesma maneira as passarelas não deviam existir. O pedestre ou transeunte é assegurado pelo CTB (Codigo de Transito Brasileiro) a não ter desvios em aclive ou declive. No caso os veiculos que teriam de ter que passar por um tunel ou por um viaduto, o que era o caso da população da folha 33. Este viaduto que estava antes no projeto foi retirado em função da pressao do grupo Yamada,pois sua area na folha 33 seria invadida pela "curva" do referido viaduto para se chegar a rodoviaria da folha 32. Outra supressao de viadutos, foi o de frente ao antigo posto gol. Porque saiu eu nao sei, mas houve outra supressao.
Outra coisa horrivel que está acontecendo, e ainda bem que no inverno, é a situação das sais do aterro destes viadutos, pois quem os vê de frente (ex: vindo da vila militar castelo branco para o trevo) se depara com uma monstruosa pista aterrada com grama e drenagem de aguas pluviais (de chuva) da pista de cima para a pista debaixo e dai só Deus sabe para onde vai, pois isto tambem não foi planejado pelos engenheiros do DNIT, da CMT e nem da prefeitura pois o projeto original teve supressoes demais.
Voltando as passarelas tenho a dizer que infelizmente as pistas já estao prontas e a solução mais simples são elas. em belem quando instalaram passarelas na almirante barroso foi necessario a colocação de gradis e plantas com espinhos para evitar que a população atravessasse a pista. Resultado: muitas pessoas perderam a vida em virtude de má aplicação dos recursos e falta de planejamento para execução das mesmas. espero que nao aconteça em nossa Marabá.
Sds,

Anônimo disse...

Paulo Pereira ainda bem que o Tião entregou a Prefeitura com a obra ja licitada.

Anônimo disse...

ALÓ MINISTÉRIO PÚBLICO, SECRETARIO DE SAÚDE DO ESTADO DR. HELIO FRANCO, MANDE URGENTEMENTE APURAR IRREGULARIDADE OU INDÍCIO DE IRREGULARIDADE NA ADMINISTRAÇÃO NO 11CRS/SESPA ONDE ALGUNS FUNCIONÁRIOS ESTÃO FAZENDO FARRA NA INSTIRUIÇÃO 11CRS/SESPA, NO QUE REFERE-SE A HORÁRIOS E ACUMULO DE CARGOS INFIRGINDO OS ART. 31, 49,63,64,133,138,162,178 V,163,164,179 E 190 DO RJU DO ESTADO ACHOU POUCO, AINDA TEM MAIS OS FUNCIONÁRIOS ESTÃO TRABALHANDO NO MAXIMO 4 HORAS DIARIAS FRAUDANDO HORÁRIO DE ENTRADA E SAIDA DIÁRIO, SENDO FUNCIONÁRIOS DO MUNICIPIO E DO ESTADO SEM PORTARIA DE CEDÊNCIA, CEDIDOS DE BOCA, ALGUNS AINDA COM CARGOS COMISSIONADOS NO MUNICIPIO, O PIOR CASO REFERE A FUNCIONÁRIA MAT. 5072891-2 MARIA DO SOCORRO GABY BOGÉA ENFERMEIRO QUE É DO MUNCIPIO DO ESTADO, CUMPRE SUA CARGA HORARIA NA MESMA HORA DE TRABALHO DO MUNCIPIO E AINDA ESTA NA ESCALA DE PLANTÃO DO HOSPITAL REGIONAL DE MARABÁ E O QUE PIOR NO MESMO HORARIO DE TRABALHO NORMAL, OU SEJA RECEBE PLANTÃO, GANHA DO MUNICIPIO E DO ESTADO POR 4 HORAS DE TRABALHO DIÁRIO, A MESMA ALEGA PELOS 4 CANTOS TER COSTA QUENTE POR SER IRMÃ DO BLOGUEIRO HISROCHI BORGEA, E SER PROTEGIDA DOS CHEFES PEDIMOS AO DR. HÉLIO QUE TOME PROVIDENCIAS URGENTE PARA ESSA IRREGULARIDADES BASTA DESES MAL FUNCIONARIO ROUUBANDO O ESTADO DE CARA LIMPA SEM QUE NINGUEM FAÇA NADA, QUERO VER O DIRETOR DESSA INSTITUIÇÃO QUE SE DIZ TÃO CERTINHO TOMAR PROVIDENCIAS, ESPERAMOS UMA PAD, NO MINIMO OU O MINISTERIO PUBLICO SERÁ ACIONADO...CIDADÃO REVOLTADO

Doidão de Raiva disse...

É ISSO AI GENTE VAMOS COLOCAR A BOCA NO TROMBONE E DAR NOMES AOS BOIS.
Doidão por dois empregos (empregos trabalho não!)

Anônimo disse...

Os cercados que levantaram para a simulada passarela na rodovia transamazônica, frente ao INSS, serve de constante riscos aos usuários das faixas de pedestres, pois, tiram a visibilidade dos transeuntes, bem como as dos condutores de veículos em geral. pois quando se sai de entres as paredes levantadas, ou permaneçe sobre a faixa esperando a parada dos veículos ou fica-se escondido entre as paredes de madeirite. Um descaso absurdo e ninguém toma providências para remover aqelas "coisas" ridículas e perigosas. Quem neste município está preocupado com o bem estar social deste povo?

Anônimo disse...

Respondendo ao Anônimo de 11 de março de 2012 08:34 ...

Se não me falha a memória uma destas supostas UPAs está sendo construída dentro do pátio do DNIT (extinto D.N.E.R.)na rodovia transamazônica, em frente a Secretaria de Saúde (SMS). Ainda me certificarei se esta informção procede e quanto as demais ainda não busquei informações.

Doidão de Raiva disse...

PESSOAL ALI DE CIMA DO VIADUTO DO TREVO QUE LIGA OS TRÊS NÚCLEOS DÁ PARA VER UM GRANDE MURO SE ERGUENDO AOS POUCOS AO REDOR DE UMA ÁREA ASSIM SE PODE PENSAR QUE DE PROPRIEDADE DA CONCRETO PARANÁ. AFINAL O DESGRAÇADO E MISERÁVEL DA SDU OU DO MEIO AMBIENTE NÃO TEM OLHOS PARA VEREM QUE AQUILO ALÍ E ILEGAL! QUER DIZER QUE DEPOIS DE TUDO TERMINADO NA OBRA DE DUPLICAÇÃO OS CIDADÃOS DE MARABÁ NÃO PODERÃO IR MAIS DESFRUTAR DAS CACHOEIRAS DO "PERUCABA"??? VAI VIRAR PROPRIEDADE PARTICULAR É????
EU NÃO POSSO E NEM QUERO ACREDITAR NISSO, POIS O ACESSO A BEIRA DO RIO ITACAIÚNAS PELA ESTRADA DA CMT, ANTIGO MATADOURO JÁ NÃO SE PODE MAIS TER ESSE DIREITO.
SÓ MESMO AQUI EM MARABÁ, POIS LÁ PRÁS BANDAS DO RIO DE JANEIRO O LUCIANO HUCK COLOCOU APENAS BOIAS NA ÁGUA DO MAR E A JUSTIÇA MANDOU TIRAR E O TAL DA GLOBO DISSE QUE ERA PARA CRIAR ALGO LÁ DENTRO.
PESSOAL O ACESSO É PÚBLICO, POIS SE TRATA DE ÁREA PÚBLICA.