Pages

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bibi, o Hugo Chavez da Colônia Z-30?

Presidente quase perpétuo da Colônia Z-30 dos pescadores de Marabá (está no cargo há 26 anos, desde que foi empossado pelo ex-presidente já falecido, odontólogo Nilo Abbade), o "pescador" e ex-vereador Antônio Rodrigues Dias, o Bibi, parece pretender  ficar pelo menos mais duas ou três décadas na função.
Antigamente, o prazo do mandato durava de 2 a 3 anos, segundo um pescador, mas desde que Bibi assumiu vem modificando as regras sucessórias, esticando esse prazo e se perpetuando na Colônia. "E, pior, a cada vez que se aproxima uma eleição, o que deveria ser o exercício de um direito estatutário - eleger e ser eleito - vira um jogo bruto de pressões contra qualquer chapa alternativa", acrescenta.
Mais uma vez o fato se repete. Vejam a reportagem do Correio do Tocantins: 

15/05/2012
 Pescadores não conseguem concorrer à direção da Z-30
 
Um grupo de pescadores tentou ontem, segunda-feira, 14, mas sem sucesso, registrar uma chapa para concorrer à direção da Colônia de Pescadores Z-30, que congrega mais de 1.500 associados em Marabá. Diante do impasse, eles procuraram o Ministério Público Estadual para pedir intervenção da Justiça no caso para que haja mais de uma chapa para as eleições, que estão previstas para serem realizadas no final de junho próximo.

Raimundo Nonato Miranda Viana, que lidera um grupo de 12 pescadores que tentam registrar uma chapa para concorrer às eleições, denuncia que o atual presidente da Colônia Z-30, Antônio Rodrigues Dias, o Bibi, estaria se negando a receber o registro da chapa, porque teria interesse em concorrer à reeleição com chapa única. “Viemos à sede da colônia e a entidade está de portas fechadas. Apenas a máquina de fazer dinheiro (geleira) está funcionando”, desabafou.
Raimundo Nonato explica que divulgou em rádio e avisou antecipadamente a Colônia que uma chapa estava se preparando para concorrer às eleições da Colônia, mas Bibi teria mandado recado alegando que ele não poderia concorrer porque estaria inadimplente. “Agora, a gente chega aqui para registrar a chapa e recebe como resposta que o senhor presidente está viajando. É apenas uma desculpa para não nos impedir de concorrer, como fizeram há quatro anos. A estratégia é a mesma”, alega.
Nonato alega que é filiado na Z-30 desde 1999 e contesta que esteja inadimplente com a entidade. O presidente atual, segundo ele, teria dito que apenas 200 pescadores associados estariam adimplentes e aptos a votar em 30 de junho próximo, mas ele contesta, alegando que o presidente teria de convocar antecipadamente os membros da colônia e revelar quais precisariam fazer o acerto financeiro com a entidade. “Nunca lemos um estatuto, só há poucos dias é que tive acesso ao estatuto da Colônia, e questiona o fato de só ter recebido uma cópia do documento depois que passou o prazo de 90 dias que antecede a convocação das eleições. “Ele (Bibi) está há mais de 20 anos na presidência da Colônia, mas este não é um cargo vitalício, reconhece”.
Para tentar disputar as eleições com o atual presidente, Nonato diz que pretende reunir a maioria dos pescadores no dia 20 deste mês em frente à Colônia para que os colegas possam legitimar, através de assinaturas, que gostariam que houvesse uma eleição para a presidência da entidade. “Se nós não tirarmos ele pelo voto, porque não está deixando, será através de assinaturas”, ressalta.
Uma das queixas de Nonato diz respeito ao valor do quilo do gelo, que estaria sendo vendido mais caro para o pescador do que na concorrência. Enquanto a colônia comercializa o produto por R$ 0,18, as outras geleiras estariam vendendo por R$ 0,15.
O pescador Raimundo Carlos dos Santos diz que em várias ocasiões já comprou gelo a preço mais alto do que grandes comerciantes que vêm de outros municípios e quase sempre é preterido pela entidade a qual faz parte, que estaria mais interessada em negociar com grandes compradores.
A reportagem do CT procurou o presidente da Colônia, Antônio Rodrigues, mas um funcionário, que é seu neto, informou que ele estava viajando, mas não disse para onde. (Ulisses Pompeu) 

2 comentários:

Elza Miranda disse...

Ademir,meu amigo,parabéns pela maneira seria com que vc faz seus comentários,mas quero te dizer ,amigo,que a geleira da Colônia Z30,foi adquirida através de uma emenda parlamentar,assim como o cais de arrimo da mesma colônia,de minha autoria,junto ao ex gov Almir Gabriel,para que o gelo fosse vendido+ barato para o pescador,tenho documento que pode provar o que relado,grato.Elza Miranda

Ademir Braz disse...

Prezada Elza:
Suas observações são pertinentes. Um abraço.