Pages

domingo, 24 de junho de 2012

Enquanto isso, na Câmara de Vereadores, em Belém...


Beijo na tribuna


                           




A polêmica promete muitas e variadas reações.

Um beijo na boca – o primeiro beijo gay em Casa legislativa brasileira -entre Paulo Lessa, presidente do Grupo pela Livre Orientação Sexual, e seu parceiro, Erik Campelo, em plena tribuna da Câmara Municipal de Belém, foi o ponto alto da audiência pública, ontem, de iniciativa da vereadora Milene Lauande (PT) para debater a homofobia. Em reação ao gesto inédito dos dois a plateia trocou beijos e abraços, em meio a efusivos aplausos de todos os presentes na sessão.

Ao tradicional antagonismo entre religiões e a comunidade gay, o contraponto de Dermi Azevedo, representante do Conselho Nacional dos Direitos Humanos da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, foi marcante: ele afirmou que estava ali para apoiar e não para criticar.
                                                                      
O desabafo da transexual Bruna Lorrane, militante do Grupo Gretta, ao pregar o combate à cultura da discriminação, ilustrou com o tratamento jocoso ou sarcástico de um delegado de polícia a violência sofrida pelos que têm opções sexuais diferentes. "Quem me chama de ‘bichona’ ou de ‘veadinho’, não está só manifestando sua opinião. Está tentando ferir, atingir a minha dignidade como ser humano. Isto é crime!".

Samuel Sardinha, coordenador de Proteção à Livre Orientação Sexual da Secretaria de Justiça, está agendado com o delegado geral de Polícia Civil, Nilton Atayde, segunda-feira, para verificar o andamento das investigações do assassinato da travesti Bianca (Nazareno Caseiro Júnior da Silva), 35 anos, na madrugada de 16 de junho, na travessa Barão do Triunfo, entre av. Almirante Barroso e João Paulo II, em Belém.

Quem diria que a tribuna da Câmara Municipal de Belém, palco de tanta baixaria e propostas indecentes, iria servir de cenário para uma manifestação assim? Aliás, só a vereadora Milene Lauande - elogiada pela coragem de debater o tema às claras e de modo respeitoso – estava presente à sessão. Ante a ausência dos demais vereadores, o protesto foi geral. (Blog da Franssinete)

4 comentários:

Anônimo disse...

Se não impedirmos a tempo, a boiolagem/viadagem vai tomar conta de tudo quanto é lugar. Vamos passar a assistir beijos(arg...) entre homens(?), mulheres(?) em lugares públicos como, praças, shopings, etc...Égua, onde vamos parar ? Em 25.06.12, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Vai não amigos. já tomou. virou sodoma e e gomorra

Anônimo disse...

q nojento isso. Tenho certeza q os mesmos q estavam sorrindo na foto estavam com asco, nojo. EEEEgguuuuaaaa.

guilherme disse...

kero saber o que esse beijo adicionou a discussã,o a um ditado muito popular nos estados americanos do missipi e alabama, negros e homossexuais são propensos ao exibicionismo,e esse episódio corrobora com o popularesco citado, apesar de não concordar com o mesmo