Pages

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Quer matar de fome!?

No Correio do Tocantins:

12/07/2012
 "Já tem servidor passando fome", adverte sindicalista
 

O atraso no pagamento dos servidores públicos municipais de Marabá continua revoltando o funcionalismo. O prazo legal é até o quinto dia útil do mês, mas até ontem, quarta-feira (11),  eles ainda não haviam recebido os vencimento de junho. Ademais, devido a prefeitura não ter repassado ao Banco do Brasil os valores debitados dos salários em meses anteriores, a instituição financeira bloqueou o BrasilCard, cartão que dava ao servidor poder de compra, mesmo quando o salário atrasava.

Da mesma forma e pelo mesmo motivo o Visa-Vale, cartão que funcionava como vale-alimentação, um direito adquirido pelos servidores na administração passada, também foi bloqueado, dificultando mais ainda a vida dos servidores.
Sem os salários, BrasilCard e Visa-Vale, restaria ao funcionalismo, sem dinheiro, apelar aos empréstimos consignados, aqueles descontados diretamente dos vencimentos e repassados às instituições de crédito. Porém, diante do descrédito que se instalou na administração municipal, os bancos BMG, Bonsucesso, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal suspenderam o crédito aos servidores municipais. E, para arrematar, os planos de saúde Aspeb e Unimed também suspenderam o atendimento por falta de pagamento.
Segundo José Edmilson Oliveira de Almeida presidente do Servimmar (Sindicato dos Servidores Municipais de Marabá), os únicos servidores que haviam recebido até ontem (11), foram os da Secretaria de Educação, porque são  pagos com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). “Por enquanto, não há nem mesmo previsão, a prefeitura não deu nenhuma satisfação para o sindicato”, desabafou ele. 
FOME
“A gente fica preocupado, porque o servidor já está passando fome, as pessoas estão quase chorando sem condições para nada, porque vivem do vale-alimentação e do salário somente”, relata José Edmilson. 
Diante da situação ele propôs na Imprensa local que o servidor vá para sua secretaria, assine o ponto, mas não trabalhe. “Estamos nessa situação, infelizmente a coisa está brava”, encerra. 
O Jornal contatou a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Marabá para saber respostas sobre os problemas apresentados pelos servidores, porém a Ascom respondeu que não conseguiu contato com o secretário municipal de finanças Pedro José de Souza Freitas.
Recentemente, diante de reclamação sobre o mesmo assunto, a Reportagem do CT esteve na Secretaria Municipal de Finanças para buscar respostas com o secretário Pedro Freitas. Um servidor confirmou que ele se encontrava, mas não poderia atender e orientou que a repórter procurasse a Ascom, a qual também tentava localizar Freitas fazia três dias. (Emilly Coelho e Eleutério Gomes)

Nenhum comentário: