Pages

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Curto circuito

No Parsifal Pontes:

Para "revender" a Celpa o consumidor leva um choque

Shot011
A Celpa segue o processo de calafetagem a fim de desfraldar suas velas com a bandeira da Equatorial Energia, que já avisou que não pega na cana do leme enquanto o barco estiver furado.
Providenciadas as demãos de zarcão, energia correrá nas enxárcias da nau, mas o consumidor já levou o primeiro choque para tecer os ovéns.
> Justiça autoriza reajuste da tarifa em 12,7%
Se você está de bubuia nessa conversa de porco-d’água, esclareço: a Aneel aprovou 12,7% de reajuste tarifária à Celpa, mas condicionou a vigência da majoração à regularização da inadimplência da empresa com encargos do setor, ou seja, adiou o choque no bolso do consumidor.
Mas a Celpa pleiteou à justiça autorização para imprimir o reajuste na conta mesmo em estando inadimplente e a juíza Maria Filomena Buarque achou por bem autorizar a aplicação do reajuste, que pesará no seu bolso a partir de hoje.
> Apropriação indébita
Uma das pesadas inadimplências da Celpa é uma apropriação indébita: na conta de luz está embarcado o ICMS cobrado pelo Estado (25% sobre a tarifa pura) que a Celpa deve repassar ao erário. Não tenho a grandeza exata do que a Celpa recebeu e não repassou (deverei requerer essa informação à Secretaria da Fazenda), mas os palpites chegam a R$ 300 milhões nos últimos dez meses.
Como o ICMS também compõe a receita tributária dos municípios, há indébito indireto da Celpa com esses na proporção das suas respectivas cotas parte.
> Governo Federal tem lavado as mãos
Para o Governo Federal, o “Caso Celpa” não tem importância. A solução encontrada pelo Planalto foi "revender” a empresa a quem interessar possa na base do “quem pariu Mateus que o embale”.
Como a parteira do rebento foi o Estado do Pará (o então governador Almir Gabriel), ao paraense sobra o maior prejuízo, seja com o reajuste ou com o indébito, na base daquele outro ditado lusitano que reza: “quem nasce torto morre envergado”.

3 comentários:

Anônimo disse...

preparen-se pra proxima conta, é ferro que sai e ferro que entra nos consumidores. tamo fu....

Anônimo disse...

Sr. Ademir, como ex-funcionario da Celpa, venho a público externar o meu repudio, primeiro contra o ex-governador Almir Gabriel e o atual Jatene(PSDB), principais responsaveis pela venda da concessão da Celpa em 1998 para o Grupo Rede. O resultado negativo aí está. Hoje, em Belém, acontecerá reunião entre os atuais responsaveis pela empresa e os credores. No que tange a razoavel parcela de ex-funcionarios, a Celpa ainda deve em torno de RS 20 milhões de reais do passivo trabalhista denominado Plano Bresser, Acordo mútuo esse, homologado pela justiça trabalhista e que vinha sendo pago e foi rompido por parte da empresa desde Março/12.Um dos tópicos da reunião será a retomada pela empresa do pagamento das parcelas vencidas e não pagas do acordo, defendida pelo Sindicato dos Urbanitarios do Pará (STIU-PA). Outra coisa, deu no Diário do Pará de ontem(o8/08)que Deputados do PT em Belém conseguiram de seus pares, assinaturas suficientes para criação e instalação de CPI para investigar o "Caso Celpa". Na relação dos Deputados da ALEPA que votaram favoravel à CPI, não consta o nome do Deputado marabaense Tião Miranda(PTB, como já era de se esperar. Em 09.08.12, Marabá-PA.

Anônimo disse...

A justiça é o maior sócio dos piores bandidos desse país. Quem tem justiça como a nossa não precisa de terremoto, tsunamis e outras tragédias para sucumbir.

CEBINHO