Pages

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ecos do desgoverno Maurino

No Correio do Tocantins:
06/08/2012
 Veículos da Saúde sucateados e com licenciamento atrasado
 
Não é apenas nos hospitais e postos de saúde que a situação vai de mal a pior é na Secretaria Municipal de Saúde de Marabá. Na última quarta-feira, o Ministério Público Estadual determinou que o Detran realizasse uma vistoria em 19 veículos da Secretaria Municipal de Saúde que estavam estacionados no pátio daquela repartição.
No mesmo dia, a vistoria foi realizada e para a surpresa da promotora Mayanna Souza Silva Queiroz, o relatório do vistoriador Johnny Rairo Rodrigues apontou que havia 19 veículos no pátio da SMS e que desse total, 16 com problemas mecânicos e impossibilitados de funcionamento.

Jonhhy explicou que não poderia realizar a vistoria técnica porque os veículos estavam “com problemas mecânicos e em mal estado de conservação”. Além disso, ao acompanhar a situação de cada um deles no sistema do Detran, o vistoriador ficou espantado ao constatar que 18 deles estão com licenciamento vencido e não podem circular pelas ruas da cidade.
Alguns desses veículos com licenciamento vencido foram flagrados por agentes do Departamento de Trânsito (Detran-PA) em blitze e receberam multa, foram apreendidos, mas por falta de espaço no pátio do Detran, acabaram sendo levados para o estacionamento da própria Secretaria de Saúde, de onde não podem sair até que sua situação seja regularizada com o pagamento do licenciamento.

Outro problema grave com os veículos da Secretaria de Saúde é que os 18 que estão com licenciamento atrasados acumulam uma dívida da ordem de R$ 3.558,00 entre multas e DPVAT.
Seis desses veículos são ambulâncias, cinco das quais atendiam comunidades da zona rural e foram entregues pelo governo anterior há menos de quatro anos.
Dos três ônibus que atendiam pacientes em ações em bairros periféricos e na zona rural, dois não funcionam e estariam com motor batido, segundo apurou a reportagem. Uma van que tinha adesivo com a inscrição “Odontomóvel” teve seus equipamentos odontológicos retirados e agora, ainda funcionando, serve de depósito de equipamentos de manutenção. Do lado de fora, a inscrição “Secretaria Municipal de Saúde – Funcionários do HMM”.
Outro veículo, uma pick up, está abandonada atrás do posto São Bento, na Folha 31, Nova Marabá, há vários meses.
Um funcionário do setor de Transportes da SMS, que pediu reserva de seu nome, informou que apenas três veículos estão funcionando para atender toda a sede da Secretaria Municipal de Saúde, sendo que um destes está com licenciamento vencido. Ele disse ainda que na última sexta-feira, dia 27 de julho, três Celtas novos foram comprados, mas reconhece que eles não conseguirão atender a demanda da Secretaria. “Não há previsão para consertar os veículos que estão no estacionamento da Secretaria de Saúde, porque dizem que não há recurso”, disse o servidor.
Diante do relatório do técnico do Detran, a promotora Mayanna Silva Souza Queiroz ficou de ajuizar Ação Civil Pública de improbidade administrativa contra os responsáveis pelo sucateamento do patrimônio público.
Silêncio
A reportagem foi ao departamento de Apoio da Secretaria Municipal de Saúde ainda na manhã de quarta-feira para ouvir a versão do coordenador de transportes, Manoel Messias Teixeira, mas ele não estava na repartição. Um servidor forneceu o número do telefone de Messias, que caía sempre na caixa postal naquele dia.
Ontem, sexta-feira, finalmente Messias atendeu ao telefone no período da tarde, mas alegou que estava em trânsito e pediu para o repórter telefonar dali a 10 minutos. Depois desse tempo, o coordenador não atendeu mais as ligações. A reportagem do CT também ligou para o secretário municipal de saúde, Nilson da Costa Piedade, que da mesma forma não atendeu ao telefone. (Ulisses Pompeu)

3 comentários:

analista de campanha disse...

Quem anda com um carro som com licenciamento atrasado é a vereadora Ismaelka.Um fato interessante é essa candidata vem usando o nome do apostolo Valdomiro, aquela da igreja mundial que faz milagre aos kilos.
"Apostolo Valdomiro Indica Ismaleka"
E muita cara de pau.

Anônimo disse...

Essa Ismaelka tá mais prá "Esmoleka". 08.08.12.

Anônimo disse...

E de conhecimento que tem uma Ambulancia no estacionamento SMS que pertence ao Posta de Saúde Carlos Barreto de Morada nova, e o Prefeito está esperando um momento oportuno para fazer a entrega. Qual será a intenção dele?????? Enganar este povo pobre e desenformado que só sabe aquilo que o grupo dele quer??? E fica um monte de candidatos tentando nos empurrar garganta a baixo uma propaganda porca...