Pages

sábado, 1 de setembro de 2012

No Parsifal Pontes:


Grupo Rede entra em colapso

Shot001
O Grupo Rede, que controla a Celpa, sofreu ontem (31) o seu golpe de misericórdia é dificilmente poderá reerguer a espinha.
> Equatorial informa dificuldades em assumir a Celpa
Primeiro o conselheiro da Aneel, Romeu Rufino, confidenciou que a Equatorial Energia, que está em tratativas para assumir a Celpa, informou que encontra dificuldades para realizar a operação, o que levou a Aneel a não autorizar a aquisição.
> Aneel intervém em oito empresas do Grupo Rede
Na mesma reunião, a Aneel decidiu intervir em oito empresas do Grupo Rede que se encontram em situação similar à Celpa.
As concessionárias que sofreram intervenção atendem quase 5 milhões de usuários em 578 municípios dos estados do Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
> Na espera de hoje
Como a Celpa se encontra em recuperação judicial a Aneel aguardará o resultado da assembleia de credores da empresa, que se realiza hoje (01), em Belém.
Caso haja um acordo entre a Celpa e os credores o Grupo Rede poderá manter a concessão e tentar realinhar os termos de aquisição com a Equatorial.
Se a Equatorial já teve um veredito de impossibilidade lavrado pela Aneel, e isso não for reavaliado, resta a Celpa a falência, o que se desdobraria em um novo processo licitatório para conceder a operação.
A outra alternativa é a intervenção federal, o que seria o mais sensato desde o início da bancarrota, pois, como eu já disse aqui, não há empresa que se interesse em assumir um passivo curto de R$ 3 bilhões, sem que haja grandes negócios decorrentes e concorrentes à aquisição, que não sejam apenas distribuir energia elétrica.
> Liquidar de vez
Shot005
O Governo Federal, como fez ontem com as oito concessionárias retro citadas, deve liquidar de vez o Grupo Rede, que não mais reúne condições de credibilidade operacional para controlar um único interruptor em um setor tão nevrálgico e essencial como é o fornecimento de energia elétrica.

Nenhum comentário: