Pages

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ninguém quer Maurino na prefeitura. Mas...




Juíza titular da 3ª. Vara Cível, Maria Aldecy Pissolati, fez o que a cidade inteira especulava e temia: determinou o imediato retorno de Maurino Magalhães ao Executivo.
Contudo, por orientação da Procuradoria Municipal, o vereador reeleito Nagib Mutran Neto permanece no cargo, diante da decisão da Comissão Processante da Câmara, que decidiu pelo afastamento de Maurino. 
A decisão teve o apoio de 10 dos 13 vereadores.
------
Só para recordar...
A propósito, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto, afirmou nesta segunda-feira (5/11), em Aracaju/SE, que o combate à corrupção e a definição de um novo modo de comunicação com a sociedade serão o foco dos novos tempos vivido pelo Judiciário brasileiro. "Vivemos novos tempos, de maior transparência, de um Poder Judiciário mais republicano, com compromisso mais vivo com ética, civismo e democracia", afirmou o ministro durante a abertura do VI Encontro Nacional do Judiciário realizada no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE).
Nesse sentido, Ayres Britto destacou que o combate à improbidade administrativa é definido pela própria Constituição de 1988 como a "prioridade das prioridades". "Precisamos fazer de nossas pautas de audiências mecanismo de diálogo permanente com a sociedade que anseia pelo banimento da corrupção. Se fizermos isso estaremos cumprindo nosso compromisso que se legitima pelo cumprimento da constituição", reforçou. Por ser o Poder da República responsável por evitar o desgoverno dos demais Poderes, o ministro afirmou ser inconcebível desvio de ética no Judiciário.
"A sociedade tem toda razão de cobrar mais os magistrados e perdoar menos quando se resvalam para o comportamento delituoso", frisou. Por ser âncora definitiva da confiabilidade social, o magistrado precisa atuar de forma independente, ser atualizado, competente, corajoso, ético e democrático. "Judiciário subserviente, que decide de acordo com interesses da copa e da cozinha palaciana, trai a cidadania e corrompe a Constituição. Juiz covarde, receoso de retaliações, é um juiz que trai sua missão.
Em seu discurso, Ayres Britto também ressaltou que o Judiciário tem procurado estabelecer um modo de comunicação mais avançado com a sociedade e com os meios de comunicação. Segundo ele, a tese de que o juiz só fala nos autos não vale para aqueles que desempenham cargos de administradores dos tribunais. "Como julgador de fato, só deve falar nos autos; mas quando é eleito para cargo de administração, tem sim contas a prestar com a sociedade, tem de se relacionar bem com a mídia, dando mais transparência e visibilidade ao trato da coisa pública", destacou.
Para Ayres Britto a transparência deve fazer parte do processo de elaboração de cada julgado, já que a fundamentação de uma sentença deve ter clareza para que as próprias partes de um processo entendam o que foi decidido."As partes não podem ficar ignoradas à sua própria sorte e ter de recorrer ao advogado para entender a linguagem hermética, pedante e fechada do próprio magistrado", criticou.
Segundo o presidente, o Judiciário deve se empenhar para garantir mais presteza, agilidade e segurança ao serviço prestado, além de acesso democratizado à Justiça. Para isso, conta com o auxílio do CNJ na definição de ações para modernizar a administração da Justiça. O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, conclamou os presidentes de todos os tribunais presentes ao VI Encontro a trabalhar com objetividade na busca de maior eficiência e celeridade."Superaremos as resistências às mudanças e caminharemos no sentido almejado pela sociedade e garantido pela Constituição", declarou.

11 comentários:

Anônimo disse...

Quais os 3 vereadores votaram pra permanência deste bandido?

Anônimo disse...

E agora José o que será de nós...

dos pobres servidores da Prefeitura de Marabá há cinco meses sem vale-refeição e com receio de nem receber seus salários e uns ferreados com os empréstimos do BB já descontados

o que será dos credores que há meses prestaram seus serviços ou entregaram suas mercadorias e nem notícia ou sequer garantia do pagamento tem

o que será do comercio de Marabá caso os milhares de servidores não recebam seus salários e 13 salário

o que será de nós....

Anônimo disse...

É brincadeira o que a sociedade marabaense vergonhosamente está assistindo, um vereador que há muito tempo é presidente da câmara, provavelmente sendo beneficiado pelo prefeito e agora vem dar um de santo jogando todas essas denúncias sendo que teria obrigação de ter feito isso há muito tempo pois que eu saiba se tivessemos uma câmara séria, com pessoas honestas era isso que já teriam feito pelo bem da comunidade, isso prova apenas que estes vereadores nunca estiveram preocupados com a população mais só com os seus próprios umbigos.
que vergonha

Anônimo disse...

Esse Nagib é um oportunista, porque só agora está fazendo essas denúncias? belo presidente da câmara que temos. Espero que seus eleitores estejam raciocinando por esse lado.

Anônimo disse...

Nagib, não se faça de santo pois você como presidente da Câmara se fosse uma pessoa correta deveria ter feito essas denúncias há muito e muito tempo pois vce sabia assim como todos os outros que a cidade iria acabar nesse buraco.

Anônimo disse...

Então manda ele pro Aiti, pro Iraque, pro Afeganistão, pro raio que o parta, mas manda tambem na ilharga dele todos os vereadores da atual legislatura, o TJE e o TRE. Talvez lá eles tenham um justo destino e nós justo descanso. Vai de reto satanaz, e já vão tarde.

CEBINHO

Anônimo disse...

Gente deixe o Maurino trabalhar...ahahahah

Nojento disse...

Tudo como programado:
-Juiza Titular de licençã;
-MP pede afastamento de Maurino
-Juiz Substituto amigo dos Mutrans;
-A Negação de Nagilson Amoury;
-Juiz Substituto Afasta Maurino e Nomeia Nagib;
-Juiz Titular retorna e vê uma bagunça na sua Vara.

Esta tentiva de golpe já durava mais de ano, Lembram.

Pura armação.

Nós nao esquecemos dos Mutrans e das maldades desta familia que quer voltar ao poder custo passando por cima das autoridades.

Marabá merece cada governante que tem, inclusive Maurino e estes vereadores que nunca acharam nada de errado.

Anônimo disse...

alguem esta merecendo a comenda persona non grata

Anônimo disse...

Caro anônimo de 6 de novembro de 2012 21:40

Será que o não repasse do dinheiro para as instituições financeiras já não estava premeditado? Será que eles já não tinham planejado não pagar o empréstimo dos servidores (que é descontado na nossa folha de pagamento)aos bancos e, que por isso do final do ano passado e no começo deste ano nos ofereceram tantas vantagens para pegarmos empréstimos consignados? Quantos servidores não aproveitaram para fazer empréstimo com aqueles juros e com todas aquelas vantagens? Imagine quanto dinheiro foi descontado e não repassado?

Anônimo disse...

Caro, Nagib voçê e sua turma de vereadores se deram bem!