Pages

terça-feira, 28 de maio de 2013

A exoneração dos diretores escolares

No blog do Aurismar:

EXONERAÇÃO DOS DIRETORES DANDO O QUE FALAR


Não teve jeito, nessa segunda-feira (27) nas escolas não se falava outra coisa que não fosse a troca dos diretores. Fiquei sabendo que houve até manisfesto em algumas escolas. Confesso que tive a curiosidade de passar, logo cedinho em frente a algumas escolas só para sentir o clima. Pareceu tudo normal. Sei que algumas injustiças foram cometidas, não vou citar nomes para não cometer mais uma injustiça. 
Por mais que a gente defenda a rotatividade de professores na função de diretor, é complicado quando se ver o colega até chorando porque perdeu a função. A direção vira o ápice da piramide na escola, quando o companheiro chega lá não quer mais sair. O pior de tudo isso é que a pessoa parece que cria um vínculo emocional com a função e não consegue mais se imaginar fazendo outra coisa. Tenho certeza que não é somente pela gratificação financeira, talvez essa nem compense tanto, há algo a mais nesse negócio. Custa a mim, acreditar que seja puro apego ao poder. Será que é isso? 
Sempre me dei bem com todos os diretores, mesmo nesses tempos de embate político, tenho andado pelas escolas e procuro sempre o diretor ou diretora, sou sempre muito bem recebido. Se tenho algum desafeto entre eles ainda não conheci. Tenho imenso carinho por todos os diretores e diretoras que conheço pessoalmente. A gente houve sim falar em alguns desmandos, alguns diretores que agem sem ter a impessoalidade. 
Sou ousado até em dizer que o problema não está em nenhum diretor, qualquer um que passar dez anos numa função de comando, se apega a ela. O problema está nessa política maldita que se instituiu em vários municípios, não só aqui, direção de escola vira cargo vitalício, e, às vezes, hereditário. Há pelo menos um caso aqui que a diretora mãe, passou a função para diretora filha. Um absurdo isso! Encontrei nos corredores da Semed, há um mês atrás, uma diretora, pela qual tenho muito carinho e respeito, estava gelada, sem fôlego e quase perdendo a voz. Não ocasião ela recebera a notícia de que não iria poder concorrer ao cargo de direção caso fosse feita a eleição. "Meu deus!", dizia ela, "estou há dezessete anos como diretora, não sei fazer mais nada, o que vou fazer agora se me mandarem para uma sala de aula?". A rotatividade tem que existir para o bem do próprio servidor. 
Se bem que a serpentinha já andou buzinando ao meu ouvido, dizendo que alguns dos que saíram  conseguiram retornar. Correram atrás de um ou outro vereador que deu uma pressão pelos bastidores e, caso resolvido. Tudo bem, é disputa política, se não é da forma democrática... 
---------------------
O secretário de Educação, Luis Bressan, disse na tevê que as demissões foram necessárias e "fazem parte do processo". Explicou em seguida que serão nomeados temporários e que está prevista para outubro a eleição democrática dos novos diretores.
Uma fonte do segmento informou a Quaradouro que, na verdade, todos os diretores nomeados pelo ex-prefeito Maurino Magalhães não escondiam sua insatisfação com o prefeito João Salame e expressavam isso nas escolas, entre pais de alunos e alunos, o que desagradou João 23. Tanto, que embora a promessa de campanha sobre a eleição direta para a diretoria das escolas estivesse prevista para meados do segundo semestre, o prefeito decidiu antecipar a exoneração em massa e evitar que os maurinistas continuassem a "solapar" seu governo.

23 comentários:

Anônimo disse...

A falta de firmeza e certeza nas ações do governo salame mostra que sua equipe é vacilante e incompetente em algumas ações.
As demissões em massa de diretores sofreu uma chuva de criticas e reclamações dos aliados políticos.
Tanto que na segunda feira o João pediu uma reunião com a equipe da semed para seleção de diretores que tiveram reclamação de padrinho.
Ja tem diretor recebendo telefonema...diga ao povo que fica.

Anônimo disse...

Na reunião que aconteceu na Metropolitana o Prefeito João23 disse que "nunca mais na historia de marabá diretor de escola seria indicado por vereador".
So que na mesma semana uma equipe formada por Pedro sousa,sindicato, toinha, índio, mauriza e flor selecionaram os nomes dos diretores que iriam sair, os que ficariam e o os que assumiriam o cargo vago.
Depois Da repercussão negativa das comunidades e dos vereadores o governo teve que voltar atrás.

Anônimo disse...

Os vereadores, os pastores ,o delegado, o cacique, e a rapariga do cabo ja conseguiram voltar os seus.

"quem tem padrinho não morre pagão"

Anônimo disse...

O governo do salame ta igual couro de P...

Anônimo disse...

Amigo Ademir não sei porque o sindicalista Aurismar, foi buscar exemplo tão longe de pessoas que criam apego ao cargos públicos, se aqui mesmo em Marabá temos sindicalistas que são vitalícios, Ex. Demerval da saúde Edmilsom do sindicato dos funcionários públicos municipal,Magalhães dos aposentados, que é um sindicato ligado a SEASP, ainda tem o Wendel que já se intitula pré candidato nas próximas eleições do SINTEPP, analisar o sofrimento dos outros esquecendo que ele próprio só leva vantaje neste governo é muito FACIL pra ELE.

Anônimo disse...

Fica a pergunta! Quem manda neste governo? Pedro Sousa, ou SINTEPP, ou Bressan, ou João? enquanto eles não se entende falta médicos nos postos, falta mernda nas escolas, sem falar nos 500KM de asfalto.

Ademir Braz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ademir Braz disse...

Correção, das 12:27: No caso, a expressão correta é:
QUEM TEM PEDRINHO NÃO MORRE PAGÃO.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Quem manda em Marabá são os PODEROSOS VEREADORES,o prefeito e seus secretários não tem poderes pra nada,a não ser acatar o que a CMM determina,a verdade é essa,vejam como as coisas acontecem em Marabá,muito estranho né?Pra quem não consegue observar nada,
A maioria desses vereadores não estão nem ai pra população,só querem se dar bem,mamando nas tetas da prefeitura.

Anônimo disse...

O governo do joão avacalhou de vez.
tiraram a diretora mirani do DRH por não ter firmeza na execução do planejado. Nomearam a mauriza que é chamada de general,a mesma executou com maestria o planejado.Organizou a lista de 56 diretores e vices para a degola.Logo em seguida, vem o prefeito e vereadores reclamando que a dose foi excessiva demais.Atingiu quem não deveria.
E agora como fica a cara da equipe da semed?

Anônimo disse...

Bem lembrado o anonimo das 13:43

Os sindicalistas wendel e aurismar achincalha os diretores que ja estão velhos, querem ser os donos das escolas, que se apropriam das escolas.

E eles que ja estão com 7 anos mamano nas tetas do sindicato.
Ta na hora de mudar, os caras ja estão obesos de tanto se darem bem nos governos do maurino e do joão.

Anônimo disse...

Não entendi...
ou melhor me fala quem é esse que eu quero convidar pra ser meu padrinho.kkkkkkk

Anônimo disse...

Ei Aurismar concordo contigo quando tu falas que tem muita gente que cria apego ao cargo, pois lembro muito bem quanto a hoje veriadora Toinha ganhou uma eleição no SINTEPP, e depois teve que recorre a justiça pra assumir o sindicato, pois as diretoras derrotadas esperniavão pra não sair, foi uma luta de segundo turno pra Maria Vieira e Angelina larga o SINTEPP, só espero que vc e o WELDEL não cri apego ao cargo e voltem a sala de aula.

Anônimo disse...

Na verdade, o João Salame está mostrando que não tem pulso firme para gerir a prefeitura. Será um novo Maurino a vista?

Anônimo disse...

Concordo com o anonimo que diz, quem manda na prefeitura são os poderosos veriadores, é tanto poder que algums deles se esquecem de sua origem a onde sempre forjaram suas candidatura, o que vem a ser o caso do veriador Pedro Sousa, desde quando lhe conheço sempre le vi militando no meio dos estudantes aque no Bairro Belo horizonte, sempre envolvido com os alunos do colegio Anisio Teixeira, sendo promovendo olipiadas, ou feiras de conhecimentos estudantis, fatos estes que nos fes apoialos em massa aque no bairro, mais quando o OMI chegou la mundou toda sua tragetoria historica ,Ex. Ele se empenhou muito pouco com o sofrimento dos alunos do colegio Anisio Teixeira, que peranbulavam de barracão em barracão sofrendo pra terminarem o ano letivo, enquato isto eu a o ouvir ele dando uma entrevista atraves da radio club direto de Goiania, falndo em SAUDE, dizendo ele que estava andando nos hospitais verificando como fonciona a ALTA COMPLEXICIDADE da BAIXA COMPLEXICIDADE, e de como os AMBULATOREIOS MÉDICOS podiam trabalhar melhor ligados aus postos de SAUDE.Enquanto isto um grupo de moradores aque do Bairro junto com os alunos do colegio Anisio Teixeira aplaudião o Deputado Tião Miranda pelo seu empenho em recomeçar a obra do colegio pondo fim ao Martirios dos estudantes.

Anônimo disse...

o texto publicado num "blog do governo" noticiou com muita propriedade a medida do governo sobre as exoneraçoes dos diretores e q isso era necessário. No dia seguinte muitos diretores voltaram ao cargo. Que vergonha para o "blog do governo"...kkkkkkkk

Anônimo disse...

Veriador Pedro Sousa: Ele é o, CARRASCO DA GUILHOTINA NA EDUCAÇÃO.

Anônimo disse...

Qual dos blog do governo vc se refere? Porque democratico e imparcial, só O QUARADOURO.

Anônimo disse...

Ademir DUVI D Ó DÓ que estes diretores do SINTEPP se afastem do cargo pra concorrerem as proximas eleições, criticar as pessoas referente a apego de cargo é FACIL quero ver eles dando exemplos.

Anônimo disse...

E eu que fiz um comentário nesse blog do governo,criticando a falta de pulso do prefeito e nem publicado foi,ele só publica elogios.

Anônimo disse...

Demir, sou totalmente favoravel à medida proposta e executada pelo alcaide. Hoje, o mercado de trabalho, por suas peculiaridades, impõe esse tipo de atitude por quem gerencia/administra. No serviço público não deve ser diferente. O funcionario/servidor, deve estar apto a executar varias tarefas(atualização ou reciclagem), sob pena de ficar no obsoletismo. Em 31.05.13, Marabá-PA.

Anônimo disse...

Os inquisidores!!!
existe na semed uma equipe que toma todas as decisões inclusive essa de exonerar todos os diretores.
Bressan,Mariuza,Floripedes,Pedro sousa,Heyde,wendel,fatima.
São esses que estão tocando o terror na educação de marabá.

Anônimo disse...

O seu alcaide ta mas perdido que cego em tiroteio.
selecionar diretor pelo padrinho politico ou pela cor partidária é o correto pra vc? então vamos voltar pro tempo da ditadura ou sera que ja estamos sofrendo o peso da maldita.
Camarada se vamos exaltar a democracia, vamos pratica-la pelo menos em pequenas ações.
vamos fazer eleição e deixar a comunidade escolher seu diretor.
Oque não dar é cada vereador pegar uma escola debaixo do braço e determinar que o diretor que sai ou que fica.
Um exemplo é o que esta acontecendo no bairro Amapá. O vereador Ubirajara diz sem pedir segredo que a escola Basilio Miguel é dele.E la so fica quem ele quiser.
Belo exemplo de democracia!!!!