Pages

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Audiência pública sobre Guerrilha



A Comissão Nacional da Verdade (CNV) realiza em Brasília, dia 12 de agosto, audiência pública sobre graves violações de direitos humanos cometidas na repressão à guerrilha do Araguaia, um dos episódios mais violentos da ditadura militar, que resultou em prisões ilegais, torturas e dezenas de mortos e desaparecidos políticos na primeira metade dos anos 70. A audiência pública acontecerá no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).
O objetivo é apurar graves violações de direitos humanos cometidas contra integrantes da guerrilha do Araguaia e contra a população local, que resultaram na morte e desaparecimento de camponeses e de militantes do PCdoB que atuavam na região.
Serão ouvidos testemunhos de sobreviventes das operações militares e de familiares de vítimas da repressão política.
Quatro militares que protagonizaram a repressão à guerrilha foram convocados pela CNV para prestar depoimento: Sebastião Rodrigues de Moura - mais conhecido como "Major Curió", Leo Frederico Cinelli, Thaumaturgo Sotero Vaz e José Conegundes do Nascimento.
A CNV tem apurado e identificado, com base em documentos e depoimentos, as circunstâncias dos desaparecimentos e mortes ocorridos na região do Araguaia, assim como sua autoria. Com a realização de audiência pública , espera-se que sejam obtidas e divulgadas informações que ajudem a elucidar aspectos importantes do episódio.
A CNV deverá realizar, no mês de agosto de 2014, diligência de visita à chamada "Casa Azul", localizada no município de Marabá (PA), imóvel pertencente ao DNER que serviu como base do CIE (Centro de Informações do Exército) e centro clandestino de tortura e morte durante as operações militares contra a guerrilha do Araguaia.
Nos meses de agosto e setembro, a CNV realizará também novas tomadas de depoimentos de agentes do estado relacionados à repressão à guerrilha do Araguaia.


3 comentários:

Anônimo disse...

graças a Deus houve a repressão aos guerrilheiro e seus cúmplices se não,hoje seríamos uma imensa Venezuela,a única falha foi o exercito fazer o serviço pela metade,sobrou muitos,esses que estão no poder levando o Brasil para o obscurantismo em um voo cego rumo ao abismo...eu sou a favor de uma nova ação verde oliva,antes que seja tarde.

quatipuru disse...

Tem gente que acredita em tudo,a guerrilha do Araguaia foi nada mais nada menos que, um grupelho rebelde que queria transformar o Brasil em um gueto comunista,para nossa felicidade os militares estavam atentos ao movimento desses meliantes e frustrou a tentativa,o que vemos hoje é o desastroso processo de desconstrução de um país que teria tudo para ser uma potência econômica e não essa imensa potência corruptiva sem valores éticos e morais em que o estado serve a um ParTido que age como ratos no paiol dilapidando as riquezas da nação.

Anônimo disse...

Concordo com ambos.Diria mais, os mensaleiros que progressivamente estão sendo liberados para "cumprir pena em casa"(que pena é essa ?) pelo Lewandovski(deveria ser chamado PTvandovski). O país está mergulhado num sem-vergonhismo explícito, onde se viu/vê Dilma afagando Collor, Lula reverenciando Maluf e etc... Quanta falta dos militares. Em 16.08.14, Marabá-PA.