Pages

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Livre-indagar

Observador da maneira absurda como são tratados os times do interior no campeonato paraense, em benefício dos tais “titãs” feitos de barro, indaga quando será desmilitarizada a Federação Paraense de Futebol (FPF), um dos últimos baluartes da ditadura do século passado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pagão,
Sabes que não sou nenhum sectário. Mas a respeito do futebol em "nosso" Estado, proponho mais que uma desmilitarização da FPF. Acho que Ferreirinha, Galvão, João Guimarães, Tarcísio e outros apaixonados pelo esporte deveriam articular a criação de uma Liga independente de Futebol do Sul e Sudeste do Pará e organizar o seu próprio campeonato, pois está claro que o Parazão é programado para dar final Remo e Paysandu e, uando muito, a Tuna pelo meio. Dessa forma, seria bom ir tirando o Águia do Campeonato e, provisoriamente, filiar-se à Federação Maranhense. Lá, pelo menos, Moto Club, Sampaio Correia e Maranhão Atlético Clube não se sobrepõem aos times do interior. Lembro que o Imperatriz é o virtual campeão maranhense deste ano.

Ademir Braz disse...

Caro poeta, deixe-me fazer uma inconfidência. Em 1996, se não me engano, nosso amigão Edmilson Sanches elegeu-se presidente da Liga Esportiva de Marabá. Àquela época,chamei-o de lado e sugeri - vamos criar a associação das ligas esportivas do sul e sudeste do Pará que a gente ganha status, visibilidade e dispensa a FPF.Além disso, a gente faz um campeonato intermunicipal independente, estimula a construção de praças esportivas e vamos adiante.
Bom, não deu em nada, o Sanches não se interessou, a "nossa" Lemar voltou às mãos dos grupos que se revezam na sua direção.
Aliás, até mesmo como provocação, costumo dizer que que a Lemar deveria mudar sua razão social para Liga Esportiva da Velha Marabá, vez que não enxerga um palmo diante do nariz (quando vereador, o médico Silvino Santis organizou um campeonato de peladeiros no parque São Jorge que reuniu mais de 600 atletas). E os campeonatos da Nova Marabá, no Piçarrão? Mas a Liga~parece aqueles três macaquinhas: não vê, não ouve, não fala - só cuida dos mesmos: Bangu, Acrob, Marabá, Amapá... Já tivemos uma das melhores equipes de futebol da região, constituída só por jovens da etnia Gavião da Montanha. Qualquer dirigente esportivo sem antolhos a teria colocado no campeonato da primeira divisão só para ver o Zinho oliveira estourar de torcedores. Por falta de incentivo, o time esfacelou-se. enquanto isso, mais de 180 jovens atletas, de qualidade em maioria, foram exportados por "gateiros" e outros espertos que rondam os campinhos de pelada.
Resultado: para colocar a equipe em campo,o Águia é obrigado a importar bondes como aquele Boiadeiro.
Sim, seria interessante irmos ao campeonato maranhense. Lá, pelo menos, o poder público prestigia os times.

Anônimo disse...

Belíssima idéia, que de já parabenizo os nobres colegas de profissão e opinião. Seria o campeonato de nosso Estado, o grande Carajás, que já é realidade em nossa região e coração. (Marcones José)