Pages

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O muro da vergonha

Desde 1989 a área urbana de Marabá foi ampliada, por lei, do km-16 da BR-222 (além da subestação da Eletronorte) até metade do Distrito Industrial, e daí, pela margem direita do rio Itacaiúnas, até o km-9 da Transamazônica, onde fica a sede da Fundação Agroambiental do Tocantins-Araguaia. É muito chão encravado no espaço triangular resultante do instrumento legal. Nele estão todos os bairros de Morada Nova ao São Félix do Tocantins; a ponte rodoferroviária, a Nova Marabá, metade do DIM, todo o Complexo Cidade Nova, o aeroporto, a Vila do Km-8 da Transamargura, a Marabá Pioneira, metade da Praia do Tucunaré e o cacete a quatro. Pois agora, caso a Câmara aprove projeto de lei do vereador Adelmo Azevedo (PTB), esse mundão de terra deverá ser cercada inteiramente por uma parede de tijolos e concreto armado, construída e paga pela Vale (ex-do Rio Doce), ficando todos nós confinados numa fantástica muralha da China, noutro inominável muro de Berlim. O vereador Adelmo, o leitor conhece: é a maior e mais severa contribuição cultural do município de Viseu para o sul do Pará. Evidentemente há aspectos notáveis no seu projeto. Fechado o muro e construídos os viadutos previstos, tudo visando “proporcionar aos moradores dos bairros São Félix, Morada Nova e km-08, melhor qualidade de vida para seus filhos”, além de reduzir consideravelmente “o barulho do apito do trem”, poderão ser instaladas torres de vigia para controlar a entrada e saída das pessoas (os viados, pelos viadutos), num controle social efetivo que impeça a chegada de indesejáveis de outros Estados. O diabo é se os rejeitados, insatisfeitos, venham a seguir o exemplo bíblico e comecem a tocar trombetas à ilharga dessa muralha de Jericó e tudo venha a ruir sobre nossas honradas cabeças. Entre os aspectos negativos está a possibilidade de que, acrescentadas grades ao muro, o negócio se transforme em hospício; ou, caso coberto, inda mais com lona colorida, a gambiarra vire circo duma vez, e aí sim!, o Adelmo poderá exibir mais gostosamente suas roupas largas e coloridas e seus sapatos de bico comprido para a platéia enfeitada com nariz de plástico vermelho.

3 comentários:

SOS Miséria disse...

Moderação ativada é duro...olá amigo que nunca aparece. No Críticas fostes mas no SOS miséria nunca destes o ar da tua graça.
Vim trazer-te um abraço.
Alda

Ademir Braz disse...

Caríssima, senti sua falta diante do seu lngo silêncio. Ando meio aperriado com a militância, é fim de ano, temporada de pagar contas rsrsrsrs falta dinheiro (enorme novidade!)e é preciso correr, viver não é preciso. Vejo que você fechou dois blogs e se mandou para a Bélgica (não é onde a Vale - ex-Rio Doce - já fincou tentáculo?) Mande as novidades. Um Natal belga com vinho e aconchego.

Val-André Mutran  disse...

Que coisa esse vereador.