Pages

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Milagres

O escritor José Brandão, hoje residente em Taguatinga (DF), lembrou-se de mim e mandou-me dois livros pelo amigo e advogado Adão Lucas: um sobre aquela bela cidade, onde levou-me certo vez um desesperado amor, o outro sobre a centenária romaria de Nossa Senhora da Abadia de Andrequicé, que se passa no distrito de Galena, município de Presidente Olegário (MG). Na apresentação de “Festa do Andrequicé”, Brandão conta que nos 115 anos de existência dessa atividade religiosa é a primeira vez que ela sai do anonimato, ou seja, justamente através dessa obra. Além de contar a procissão com riqueza de detalhes, Brandão junta e reproduz algumas declarações de devotos que alcançaram graça pela intercessão da Senhora da Abadia, e é aí que sua pesquisa ganha em graça, leveza e humanidade, ao expor as agruras de incomensurável segmento social brasileiro a que nada resta senão o apelo à divindade em busca de amparo e cura para seus males. Entre tantas histórias comoventes, relatadas por escrito pelos próprios devotos, inclusive com a juntada de fotos que comprovam o recebimento da graça celestial, destaco uma que fala de amor, desejo e realização pessoal. Diz a nota: “Se acontecer o que vou pedir, colocarei meu retrato aos pés de Nossa Senhora d’Abadia de Andrequicé. Desejo o seguinte: Eu peço a Deus e à Nossa Senhora d’Abadia para me dar a sorte de amigar com Odílio ou, senão, casar com ele. Uma dessas coisas peço que aconteça, se Deus quiser. Peço a Nossa Senhora dê um jeito p’ra mim. Assinado: Maria Antônia dos Santos.” Pela foto da mulher transbordante de felicidade e com uma criança ao colo, seguramente dona Antônia agarrou seu Odílio.

Nenhum comentário: