Pages

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Anti-Belo Monte atrai hollywoodianos

Cerca de 700 integrantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) de diversos estados, lideranças do Parque Indígena do Xingu, e ribeirinhos e indígenas de Altamira realizam em Brasília nesta segunda, 12 de abril, um protesto contra os grandes projetos hidrelétricos previstos pelo governo federal, em especial a usina de Belo Monte. O diretor do filme de maior bilheteria da história do cinema, Avatar, James Cameron, a atriz Sigourney Weaver e outros membros do elenco do filme participam da marcha em apoio aos movimentos sociais e indígenas. A concentração ocorre desde as 8 horas da manhã em frente à Catedral Metropolitana de Brasília e a marcha de protesto percorrerá a Esplanada dos Ministérios - Ministério do Meio Ambiente, Congresso Nacional, Ministério da Justiça, Ministério de Minas e Energia, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Agência Nacional de Energia Elétrica. Às 14 horas, as lideranças sociais e indígenas, além de Cameron e Weaver, participam de uma coletiva de imprensa no Centro Cultural de Brasília. Nesta oportunidade será divulgada uma carta política que exige o cancelamento da Licença Prévia da usina de Belo Monte e do leilão anunciado para o dia 20 de abril. Convocam o ato: Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento Xingu Vivo para Sempre, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Instituto Socioambiental (ISA), Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais, Amigos da Terra - Amazônia Brasileira.

6 comentários:

PQP disse...

Ademir,

Vai fazer uma graça dessas no pais do tio sam.

No minimo tu vai para guantanamo.

Palahaçada destes astros hollywodianos que querem chamar atenção da midia e ainda damos destaques a eles.

São os maoires poluidores do planeta.

chagasfilhodemaraba disse...

Não se pode generalizar e dizer que os estadunidenses são todos uns poluidores. Tem muita gente, de fato, preocupada com questões cruciais como é o caso de Belo Monte. Também acho que nossos problemas precisam ser resolvidos por nós, brasileiros, mas não vejo o posicionamento do tal James Cameron como uma afronta.

Anônimo disse...

Caro Ademir, na linha de raciocinio do anônimo das 08:26 hs., na área ambiental, ninguem, muito menos as autoridades constituidas, se manifestou em relação à matriz energética que irá impulsionar os turbo-geradores da ALPA (carvão mineral), que nos trarão muito mais poluição, inclusive a defenestrada chuva ácida; nos remetendo, em breve tempo, à condição de uma outra Cubatão-SP, algumas décadas atrás. Em 13.04.10, Marabá-PA.

PQP disse...

Anonimo das 05:20

Se voce tivesse ido ao seminario no cine marrocos que aconteceu no sabado promovido pela Associação das Micro, Pequenas e Media Empresas de Marabá - APEME teria ouvido dos ministradores da palestra dobre a ALPA e da Sinobras sobre a matriz enrgetica e a questão da solução para a poluição dos residuos.

Tente verificar no site www.apememaraba.com.br antes de falar sem conhecimento de causa

Anônimo disse...

Gostaria de saber se as pessoas que são contra Belo Monte desligariam suas lâmpadas, seus equipamentos elétricos entre 16:00 e 00:00 todos os dias.

Não sou contra nem a favor disso, mas é uma realidade. Se não tiver a energia o país estaciona, mas a natalidade e o surgimento de gente que precisa trabalhar, não para.

Como dizem os mais velhos: É uma faca de dois legumes.

E os ambientalistas deveriam começar mostrando que são realmente preocupados com a causa, deixando de usar energia elétrica; deixando de comprar carne vermelha para que não haja pastos no lugar da floresta; deixando de usar papel para imprimir ou escrever neles, já que árvores são a matéria prima do papel; deveriam deixar de usar celular, que tem baterias que ficarão jogadas ao leo; deveriam passar a andar a pé ou de bicicletas rumo a seus trabalhos, nada de veículo que queima petróleo.

Se fizermos assim e controlarmos a natalidade, será uma magavilha.

Até é tudo discurso.

Telma Christiane disse...

Ademir, vamos pedir ao nosso querido cineasta Zé do Caixão para dar um pulinho lá nos EUA e fazer uma pressão para que o Obama retire pelo menos metade das tropas que ele tem implantando o terror pelo mundo, quem sabe, ele consegue alguma coisa. Ora bolas, cada um no seu quadrado!