Pages

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Eleições 2010: jogo bruto no Incra

Militantes do Movimento Social da PA 279, que ocupa desde primeiro de junho a sede da Unidade Avançada do Incra de São Félix do Xingu, bloquearam na madrugada de quarta-feira (9) a PA-279, entre Ourilândia e Água Azul do Norte, reivindicando a imediata recondução do coordenador Hélio Jorge Costa, demitido do cargo a pretexto de moralização do órgão, segundo justificou a superintendente regional Rosinete Lima, em entrevista ao repórter Chagas Filho, publicada quinta-feira (10) no Opinião. Duas declarações de Rosinete Lima causaram estranheza na SR-27 em Marabá. A primeira, de que as centenas de colonos dos municípios da área de influência da rodovia estadual PA-279 “não representam o pensamento dos movimentos sociais como a Fetagri, Fetraf e MST”. Para fonte do Incra, essas organizações abandonaram a interlocução com o órgão desde que Raimundo Oliveira desincompatilizou-se da superintendência para candidatar-se à Assembléia Legislativa do Estado. A segunda declaração de Rosinete, de que havia gente “se dando bem” na Unidade Avançada (UA) do Incra no Xingu, pode trazer-lhe complicações judiciais caso Hélio Costa venha a exigir explicações. Para outra fonte, é preciso esclarecer se na SR-27 funcionários demitidos como Silvestre Martins (ex-chefe de administração), Alessandro Bulhões (ex-chefe de gabinete) demitidos sumariamente assim que Rosinete assumiu, também estavam se “dando bem” e em quê. Acrescenta que em Marabá outros servidores estão com a cabeça a prêmio. Entre esses Marcelo Alves dos Santos, chefe de serviços administrativos e gerais; Jandir Mella, chefe da divisão de desenvolvimento, e o responsável pela UA/Conceição do Araguaia. “O Gilvan, da UA/Tucurui, foi ameaçado de degola, mas ficou porque comprometeu-se em ajudar na reeleição da deputada Bernadete e do federal Zé Geraldo”, disse a fonte. Coincidentemente, todos esses servidores apóiam Raimundo Oliveira para deputado estadual.

9 comentários:

Bia disse...

Boa noite, Poeta e camarada:

é assim que a "nave va..." pro fundo do poço das esperanças.

Hoje, dando um piteco lá no espaço Aberto, sobre a saída da Sandra Starling do PT de Minas, citei um trecho do manifesto do Chico de Oliveira, sabiamente intitulado :" Tudo que é sólido se desmancha em cargos". E aí, resolvi mandar uma "palhinha" pra voc~e também. Aí vai:

"Tenho o direito de cobrar do Partido dos Trabalhadores pelo governo que ele realiza, pela minha condição de militante e de cidadão. E, daqui por diante, exclusivamente pela minha condição de cidadão. Pois muito além do que imagina e pensa a direção partidária, o PT tem que dar satisfações à cidadania, que lhe deu as condições para disputar democraticamente e chegar ao governo. Falta a essa liderança consciência democrática e republicana, enquanto lhe sobram arrogância, prepotência e maneirismos caboclos de péssima fatura".

Abração.

Anônimo disse...

esta bernadete e este ze geraldo são uns bandidos e esta rose e uma pau mandado vai acabar com o incra . coitado dos trabalhadores .
fora bernadete, fora ze geraldo, fora rose sua incompetente

Anônimo disse...

ESSA MATERIA FOI ENCOMENDADA PELO RAIMUNDO OLIVEIRA QUE ESTÁ DESESPERADO POIS SUA CANDIDATURA É BASEADA EM RECURSOS DO INCRA

Ademir Braz disse...

Foi encomendada não, Luis Carlos. Foi não... Esse negócio de candidatura baseada em recursos do Incra, não é com a deputada ten Caten? Vê aí...

Marcos Silas disse...

Ademir,

Com todo respeito a sua pujante atuação no meio politico de marabá e região, eu o admiro pela sua sensatez e pela sua carreira academica com conhecimento de causa sobre os males e as necessidades da nossa população.
Uma coisa me intriga. O sr poderia nos dizer qual é sua situação tão amistosa com a sra bernadete que transcende o normal dos ódios do ser humano que chega a ser o oposto deste sentimento que é a paixão, simplesmente amor.
Chego a indagar sozinho o porque o sr, dr., de postura exemplar vem em seu blog falar tão incisivamente de coisas que são de conhecimento publico sobre esta determinada pessoa e que a justiça irá faze-lo queira o sr ou não que também é partidário, até onde sei, do mesmo PT da bernadete e do sr raimundo, ambos apadrinhados um pelo dep ze geraldo e o outro pelo ex-chefe da casa civil do estado de prenome puty.
Causa estranheza, me desculpe, sua atitude com relação a este assunto pois acompanho os blogs de marabá e como marabaense de 42 anos sou solidario ao sr, mas com moderação.
Gostaria de saber tambem dos larapios da prefeitura de minha cidade? Quais processos irão sofrer? Como pode Tião Miranda ter roubado tanto juntamente com o dono da Construfox e sair ilesos sem nenhum processo por desvio de verbas ou enriquecimento ilicito?
Como pode o atual prefeito pregar tanto a justiça se ele é um dos mais injustos? Sua administração está um fiasco para não dizer o pior.
Por estas e outras sr ademir me resguardo ao direito de que todos sao inocentes até que a condenação seja sacramentada. Neste país vale tudo e isto me enoja tal qual como o sr.
Bom Dia.

Ademir Braz disse...

Sr. Marcos Silas:
Estou surpreso que o senhor considere normal, justo, ético, legal a rapinagem do dinheiro público em qualquer instância, inclusive no Incra. Sinceramente! Eu não tenho ódio de quem quer que seja (tenho sim, e muitas, antipatias - recíprocas ou não - como todo mundo)nem sou eu quem haverá de julgá-los, se algum dia a Justiça vier a julgar deputados, administradores, servidores públicos e outros que cometem sucessivos atos de improbidade administrativa e ainda posam de íntegros.
Estive no PT de Marabá, sim, como filiado. Mas só fiquei o tempo suficiente para verificar que ali, entre as 6 ou 8 tendências que lutam entre si apenas e somente por mais privilégios particulares, não há espaço para quem não integre esquemas, não se adeque aos caciquinhos fascistas e outros títeres. O PT que vi não difere nada dos demais partidos com os quais já convivi. Certo, não é regra geral a esbórnia. Há pessoas honestas e com práticas coletivas de interesse público. Mas são a minoria.
Uma vez que esta é uma democracia partdária, na qual só se tem atuação política dentro de um partido, estou convencido que a saída será a conquista e saneamento dos diretórios municipais e estaduais.
O sr. tem 42 anos e eu, só de jornalismo, 38. Ao longo de todo esse tempo, não consta que eu tenha sido conivente ou cúmplice com quem saqueia o recurso público. Sempre dei nome aos vampiros.
Se o sr. não se recorda, fui o único a denunciar a acusação que a tomada especial de contas feita pela Procuradoria Geral da República em Marabá constatou desvio de recursos na construção da orla, do hospital materno-infantil e da Praça da Criança, números que ultrapassavam a R$ 6 milhões. Por que não foram (ou se ainda serão) tomadas as providências legais para ressarcimento do erário, aí está fora da minha alçada: sou jornalista e advogado, não promotor de Justiça.
A propósito, em 2006 dei entrada a uma Ação Popular contra a Câmara Municipal de Marabá, que na minha avaliação dera fim a pelo menos R$ 2 milhões de recursos públicos e até hoje a ação, que tem rito e prazos próprios, chegou a lugar nenhum.
Tenho feito a minha parte, Sr. Silas. Mas até aqui tem sido uma guerrilha solitária, individual. Porque muitos reclamam, sentem-se melindrados com a patifaria mas, no máximo, comentam anonimamente nas esquinas.
Passe bem.

dr.valdinar@gmail.com disse...

O anonimato, como a omissão, é o refúgio dos fracos, quando não dos covardes.

Ademir Braz disse...

Dr. Valdinar:
Postei um comentário no seu blog e verifiquei que falta você atualizá-lo.
Como vai sua saúde?

Dr. Valdinar Monteiro de Souza disse...

ADEMIR BRAZ, mano velho:

Minha saúde, mano velho, não está muito boa não. Continuo tomando muitos remédios todos os dias e a as melhoras estagnaram.

Li seu comentário no meu blogue e gostei muito, pela beleza de sua escrita. Muito obrigado! Você me autoriza a usá-lo qualquer dias desses em uma crônica?

Quanto aos comentários desta postagem, achei interessante você identificar certo comentarista anônimo: "Foi encomendada não, Luis Carlos. Foi não..." Será que é ele mesmo?

Lembrei-me de que, conversando sobre um desses anônimos comentadores (aquele que, nos comentários de uma postagem deste blogue sobre a Alpa, me mandou "tomar um remédio para o coração" e, dentre outras molegagens, disse que só faço "exaras a que ninguém dá atenção"), você me disse que se tratava DAQUELE ADVOGADO SAFADO, que - exatamente por ser safado, mau-caráter e embusteiro - não gosta de mim nem de você nem do Dr. Haroldo Júnior. Rapaz, pensei bem e cheguei à conclusão de que é ele mesmo!

Abraço, mano velho! Estamos sentindo sua falta na Casa dos Filhos da Viúva.