Pages

sábado, 3 de julho de 2010

Hitler, quem diria, acabou em Marabá!...





Sob fogo cruzado, Maurino quer ser blindado 
O prefeito Maurino Magalhães adotou, já há algum tempo, a prática das reuniões semanais com todo o seu secretariado. As primeiras foram amigáveis e inconseqüentes: o Maurino nada sabe de administração pública, não tem qualquer interesse em aprender, e as coisas se limitavam a orações obrigatórias iniciadas por ele, no culto lá dele.
Como alguns começaram a faltar, até por terem mais o que fazer, Maurino aloprou. Disse que suas ordens eram taxativas e exigiu: nenhuma dificuldade, inclusive as de saúde, justificaria a ausência de ninguém. Essa era a vontade de Deus.
Desse estágio em diante, os encontros que deveriam servir para discussão e encaminhamento dos problemas de cada setor da administração passaram a ser usados por Maurino para revelar algumas facetas da sua porção mais sórdida e autoritária: aos gritos, deu de cobrar aos secretários sujeição absoluta e fidelidade canina à sua triste figura. Aí começou a pontuar que quem manda aqui é ele, que o prefeito é ele (e precisava dizer? É só ver o abandono da cidade...), e é ele que detém o poder sobre a permanência de cada servidor nos quadros municipais (não é bem assim, mas vamos deixar que ache).
Depois da vaia histórica, memorável e ensurdecedora que tomou no terreno baldio da Alpa, e que atribuiu as duas ou três dezenas de servidores em greve presentes ao evento, quando na verdade foi um fenômeno geral entre as duas mil pessoas que lá estavam, Maurino Magalhães surtou.
Um surto psicótico, diz a psiquiatria, é caracterizado pela perda da noção de realidade e por uma desorganização do pensamento. É causado por doenças como a esquizofrenia, ou por um trauma muito grande. Há outras causas, mas fiquemos somente nessas, por enquanto. Durante um surto psicótico ocorre a perda de realidade, onde não há diferenciação entre o mundo real e o imaginário da pessoa. "Quando a pessoa está em uma crise psicótica, ela confunde os pensamentos internos dela com o mundo real. Ela não consegue distinguir o que são os pensamentos dela e o que realmente está acontecendo no mundo." 
Deu-se, então, que Maurino Magalhães surtou. Agora, além do flagelo aiatolesco da oração obrigatória de uma seita em particular, mesmo que o ouvinte seja católico ou judeu, as reuniões semanais incluem uma extensa pauta de coices morais.
“Vocês têm a obrigação de me blindar! Se vocês tivessem competência e controle sobre os funcionários, eles não teriam me vaiado! Quem não me defender e me blindar, que caia fora da prefeitura! Eu não preciso de vocês, posso encontrar gente melhor do que vocês para me servir.”
E nisso ele está certo. Afinal, ele colocou quase cinco mil apaniguados na folha de pagamento, destruindo o precário equilíbrio das contas públicas, e o que deve ter de baba-ovo nessa horda dá para imaginar.
Furibundo, apoplético, sufocado na própria gosma sulfurosa, Maurino disse numa reunião recente, pos-tsunami alpino, ter acatado sugestão de seus luxuosos alter-egos tocantinos (são tantos!) e determinou a criação de um Serviço de Captura de Informação, Análise e Espionagem de funcionários (SACANAGEM) para expurgar dissidentes da administração. Ato contínuo, determinou à sua assessoria que requisitasse cópia das filmagens feitas pela televisão para análise e identificação dos servidores que lá estavam e sua demissão sumária. Diz uma fonte que Maurino, Rei dos Apupos, quer que os trabalhadores se ajoelhem publicamente para lhe pedir perdão. “Coisas de Deus, eu acho”, disse a fonte.
Ora, quando um prefeito perde a estabilidade emocional e, por incompetência, perde também o respeito de servidores e administrados, seu governo chegou ao fim. O município, a cidade e suas comunidades só não se ressentem porque Maurino Magalhães não lhes tem qualquer serventia. Maurino só tem servido para dificultar a vida de quem tem direito a ruas limpas, obras públicas dignas, professores remunerados decentemente, merenda escolar e transporte público de qualidade – pagos, vale lembrar com recursos da população.
Como Maurino Magalhães sucumbiu a seus próprios terrores e acabou, alguém deveria decretar sua interdição. Com urgência. Pelo bem de todos nós.

Cuiu-cuiu na caceia


Em busca de uma liderança que jamais possuiu, Maurino Magalhães armou em torno de si uma teia monstruosa cujos fios vão acabar por enredá-lo. Por exemplo:

1.      A ex-deputada estadual Elza Miranda está hoje no Partido da República (PR) a convite de Maurino, que lhe prometeu uma secretaria – promessa não cumprida, para variar. Mas assegurou apoio a ela, candidata outra vez a Assembléia Legislativa.
2.     Erismar Sampaio, líder de Maurino na Câmara, e com o qual possui ligações especiais, está candidatíssima a um mandato de deputada, com apoio dele, ainda prefeito.
3.     Deputada Suleima Pegado (PSDB), pretendente à reeleição, foi uma das articuladoras da campanha de Maurino. Inimiga do projeto de emancipação do Estado de Carajás, Pegado acabou de transferir seu domicílio eleitoral para esta cidade. Vocês sabem como é... Vai que acontece a criação de Carajás ela já estará por aqui, candidata a qualquer coisa. Com ela veio outro artista contrário à emancipação: o deputado petista José Geraldo, parceiro de Bernadete tem Caten na perseguição aos funcionários do Incra que não apóiam sua reeleição. Daqui há pouco Zé Geraldo é cidadão marabaense, como Maurino e outros aventureiros.
4.     O suplente de vereador Leodato Marques (PP), ligado à igreja evangélica comungada por Maurino, pode também sair candidato à Assembléia Legislativa. Ninguém aposta na sua eleição, mas o que ele quer mesmo é ficar em evidência e assegurar seu retorno à Câmara em 2012.
5.     Deputado Gerson Peres (presidente do Diretório Estadual do PP) sempre foi apoiador de Maurino e espera seu apoio como candidato à reeleição para a Câmara Federal.
6.     Ítalo Ipojucan, ex-vice-prefeito de Tião Miranda, ex-presidente municipal do PDT, de onde saiu para o PR e para a Secretaria de Indústria a convite de Maurino, afirma que seu nome está à disposição do partido. Mas disse ao jornalista que sua eventual candidatura sairia sem qualquer apoio ou participação do prefeito, que lhe caiu no descrédito.
7.     O deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB), amigo de Maurino e que com ele itinerou pelo Ministério Público e Juizados quando da ameaça (ainda não afastada) de degola no processo da caixa-dois, também espera o apoio do prefeito, caso se recandidate. É que Wandenkolk está com Simão Jatene, aspirante ao governo do Estado, e do qual já foi secretário especial de governo e de Agricultura.

Por tudo isso, várias questões se impõem: a) a não ser que ainda tenha recursos insuspeitos do caixa-dois de que é acusado, ignora-se como Maurino vai bancar a campanha de tantas candidaturas díspares; b) qual será o posicionamento do PR, seu partido, cujo presidente regional é Anivaldo Vale, candidato a vice na chapa de Ana Júlia Carepa.
E por fim, mas não por último, quem terá coragem de  subir num palanque ao lado do Rei dos Apupos?  

19 comentários:

Ulisses Silva Maia disse...

Eu, se fosse candidato, não ia querer o apoio do louco/aloprado do Maurino.

O Maurino é tão louco que apóia ao mesmo tempo muita gente, de muitos partidos, e muitas coligações diferentes.

É como bem disse o Ademir Braz: alguém, e urgente, tem que interditar o Maurino.

Goreth Valério da Costa disse...

Eita que reflexão pauleira. Acertou em cheio.

Anônimo disse...

Bem Ademir,
Uma coisa eu tenho que concordar com ele sobre os seus subordinados insubordinaveis sercretarios.
Tem que fazer igual ao Tiao fazia: Gritar e dizer quem manda nesta joça pois o que vejo é o inverso. Se ele conseguir fazer isto, o que eu duvido muito, já é um bom caminho.
Todos nós sabiamos que MM não yinha competencia para administrar marabá. Isto é fato. Não tinhamos um candidato que representasse os anseios da população.
Acho que MM foi eleito por rejeição aos outros candidatos:

1)Joao Salame, que gosto muito e tem muita competencia mas, era apoiado por Tião "Bilionario" Miranda e que tinha entre ambos um acordo em que JS iria fatiar a prefeitura, onde TM seria secretario de obras pois JS queria ser prefeito a qulaquer custo;

2)Bernadete apesar de ter seu reduto eleitoral na região sul do pará só teve votos de alguns simpatizantes e era a unica candidata do PT. Será que o PT não pode parir um candidato limpo e coeso. A Bernadete tinha votos das associações que tinham trabalhos ligados ao Incra. Sem desrespeita-la mas o PT só trabalha o nome dela na região. Quando se fala de PT lembra-se Bernadete;

3)Asdrubal, não tenho o que falar. Todo mundo gosta do cara. Ele é gente do povo, anda pelas ruas de marabá normalmente diferentemente de outros politicos e de facil acesso mas, o povo só vota nele pra depetutado federal. Ele mesmo diz em sua propaganda que tras varios recursos para marabá e fica dificil para o eleitor querer que um politico deste naipe saia de brasilia;

4)Tibirica - Gente Fina.

Resumindo Ademir: Os votos de MM foram de protestos, simplesmente isto. Agora quem dizia que ia mudar continuou com os secretarios corruptos de Tiao Miranda, caso de MM, onde foram alunos de TM e fica dificil agora nós dizermos que não votamos, quase 50%, dos votos validos neste que ai está. Votei realmente em MM, porque meu voto era para o Joao Salame. O unico problema era seu apoio de TM pois JS não tinha grana para gastar.

Quanto aos outros nada a declarar.
Espero que passe rapido ou aconteça alguma coisa rapida para acabarmos com este tipo de coisa.

Acho que MM esta encarnando TM. Ficando ignorante e prepotente. O que o poder não faz.

Meu voto foi de protesto, por mais que avisassem quem era figura, mas não me arrependo. Ele que vai ter que responder depois na justiça da terra e do céu.

Ademir Braz disse...

"Tem que fazer igual ao Tiao fazia: Gritar e dizer quem manda nesta joça pois o que vejo é o inverso. Se ele conseguir fazer isto, o que eu duvido muito, já é um bom caminho."

Ô das 09:31:
Você me impressiona: para o maurino não teria sido melhor ter mudado todo o secretariado que Tião deixou? Foi o Maurino quem os manteve!
Não sei se você recorda que as denúncias contra a maioria dos secretários que aí estão ainda começou em 1993, na gestão do Haroldo Bezerra. Foi ele, aliás, quem inventou Tião como secretário de Obras, cargoem que ficou até ser eleito vice de Veloso e eleito prefeito com duas cassações de mandato pelo meio.

Anônimo disse...

O teu voto não foi de protesto, foi de burrice,idiotice, como uma pessoa esclarecida vota em um analfabeto pra ser prefeito da cidade? bem feito você merece o preito que tem.
Talvez nos tenhamos acompanhado eleições diferente, os eleitores diziam que, se fosse o tião eles votavam, mais no candidato dele não.No final do mandato do tião,ele tinha uma excelente aprovação pelo trabalho dele na prefeitura.

Anônimo disse...

Você das 09:31, esta totalmente equivocado. O Tião quase nem fazia reunião com os secretários.Tanto que os secretários que ficaram no governo foram os fizeram campanha pro maurino e traíram o Tião(Lucidio, Karan, Nilton,Shere).Os momentos de pega do tião com os secretários era quando aparecia algum problema na pasta.Pois ele sabia de todos os projetos,programas e recursos de cada setor da prefeitura.Ele como gestor nunca fez reunião com a equipe exigindo fidelidade,por isso tantos o traíram.

Anônimo disse...

Concordo com você Ademir, o maurino resolveu ficar com os secretários do Tião, porque ele quiz.
Os caras fizeram campanha pra ele.O lucidio e equipe não participaram da campanha pois não gostam do João Salame.O Niltom,Sherre, Karan e Pedro,ficaram na moita fazendo campanha pro maurino.Esses pulam no primeiro barco que lhe garantam cargo.
E o pecado do tião foi achar que podia eleger um poste,sem luz própria.

Anônimo disse...

Atribuir a derrota do João salame a rejeição ao Tião é muito maniqueista.
No final do mandato do Tião Miranda ele tinha uma grande aceitação o problema foi a escolha e o tempo.
Talvez o grande pecado do Tião, foi não ter mostrado pro povo de marabá o estrago que o maurino fez no orçamento, nos cinco meses que ele passou na prefeitura.

Anônimo disse...

22:51 essa foi demais o Pedrinho não era vice do Salame?
O Nilton é concursado tem graduação em adm e o Maurino precisa muito mais dele que ele do Maurino.Se o Maurino tivesse descartado ele tava muito pior ia ter muito mais erros nesta adm.Os outros dois já eram apaniguados do Maurino na adm do TIÃO.

Anônimo disse...

O Pedrinho! ficou pela amizade que ele sempre teve com o maurino ate contra a vontade do Tião que já orientou ele sair desse governo.
O Nilton,fez campanha pro Maurino, ele e sua equipe.
Vc quer me dizer que o maurino não teria ninguém com competência para assumir uma secretaria de administração? O maurino durante a campanha ele foi assediando as pessoas e fazendo as tais promessa: permanência no cargo.
Ate contra a vontade do seu vice e a turma que trabalhou na campanha.

Anônimo disse...

O maior cabo eleitoral do Maurino se chama Kátia Américo . Os mais de quatro mil servidores da educação, quem representam metade dos servidores municipais, todos com família, não votaram no Salame para que a Kátia saisse da Secretaria. Alguns votaram na Bernadete (30%) quase 70 % votaram no Maurino e uns poucos se dividiram entre Salame e Tibirica.

Voto de protesto foram os que o Tibirica recebeu,foram os votos em branco. Os votos do Maurino foi de quem se deixou enganar. Mas a culpa não é de quem se deixou enganar, pois teve boa fé. A culpa é desse sacripantas demagogo e mentiroso que prometeu um monte de coisa que não tinha intençaõ de cumprir e agora fica se fazendo de vítima. As vaias foram poucas e merecia muito mais.Vamos ver se ele cria vergonha e pára de se fazer de coitadinho e começa a trabalhar. Fica dizendo que o sindicato o persegue, que o Mp o persegue , que o juiz o persegue , etc. O que o persegue é a preguiça , a arrogância , a prepotência , e a incompetência. E não concordo que ele tenha surtado, não ,apenas começou a mostrar quem sempre foi sujeitinho egoísta e sem noção. Pensa que o umbigo dele é o centro do Universo. Se continuar fazendo asneira não se elege mais nem para poste.

Anônimo disse...

VCS lembram desse grito de guerra Pessoal da Educação...Tião Ladrão devolve o meu milhão,Tião Ladrão devolve o meu milhãoTião Ladrão devolve o meu milhãoTião Ladrão devolve o meu milhão...Agora é assim Fora Maurino,Fora Maurino,Agora é assim Fora Maurino,Fora Maurino,Agora é assim Fora Maurino,Fora Maurino.

Goreth Valério da Costa disse...

Estão querendo se esconder atrás dos servidoresmda educação para fazer politicagem. Se depender de mim ou sai toda a sociedade, incluindo os que votaram nele, para a rua para pedir a cassação do Maurino ou ele vai governar os quatro anos (SE FOR REELEITO GOVERNA OITO). Muita gente critica o pessoal da educação, mas querem jogar a responsabilidade social em cima dos educadores. Nós só queremos condições de trabalho e valorização. Se o Maurino é quem vai fazer isso, melhor para ele e para nós. Se não fizer é melhor não vacilar, pois continuaremos alerta e lutando por nossos direitos. O ônus do Maurino prefeito é de todos.

Adir Castro disse...

Mesmo ele não sendo candidato, e só o conhecendo através de Ribamar um dia antes daquele debate na TV, ainda assim votei e pedia votos para Tibirica. Quer dizer, antes era para Abdik, que também nunca vi, mas como ele desistiu e assumiu a vaga Tibirica, passei a fazer o mesmo por ele.

Falava pra muita gente da importância de votarmos no Tibirica e falava também do currículo dos demais candidatos, inclusive do currículo do atual gestor. Sei também que mesmo ele sendo candidato não se elegeria. Tibirica teve cerca de mil e quinhentos votos. Assim vota o eleitor.

São quantos profissionais da educação nessa cidade? Mesmo deixando de fora aqueles que não simpatizavam com Tibirica, quantos votos cada um deles tinha em casa? E quantos alunos votantes esses professores não tinham dentro de suas salas de aula? E ainda tinha os pais dos alunos que poderiam ter sido trabalhados, sem doutriná-los, é claro.

Se uma grande parte dessas pessoas tivesse votado em Tibirica, ele teria tido aí por volta de uns oito mil votos. Não elegeria e nem valeria nada, mas serviria para mostrar que a gente pode se livrar do cabresto que nos colocaram ainda quando da colonização desse país.

Quando é em tempos de eleição, é comum ouvirmos das pessoas algumas frases interessantes: “Não voto em candidato que vai perder.”; “Não voto em candidato pobre”.; “Não quero perder meu voto”... Gilberto Gil quando foi candidato a prefeito por Salvador e não foi eleito, disse ele que negro não vota em negro.

Presidi por certo tempo a uma associação. Desisti da direção e acabei saindo. Não vi interesse nem unidade entre os associados, cada um tinha seus próprios interesses. Vi que essas pessoas não buscam autonomia, mas sim a dependência.

É difícil mudar uma cultura dessas.

Anônimo disse...

Tibirica, né? Prefeito de Marabá! pelo que a distinta e competente "Mestra" aí de cima quer deixar entender, se todos os colegas e familiares votassem no Tibirica ele seria eleito e todos teriam autonomia, né? tá legal...pois que fique voce com sua loucura descabida. Tibirica daria autonomia a que? tenha a santa paciencia e poupe os leitores de tanta sandisse, mulher...

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo anterior q disse "maior cabo eleitoral do Maurino se chama Kátia Américo". Eu mesmo não votei no Salame pra ver se a kátia saía da semed. Se o salame fosse eleito a trupe da kátia permaneceria.

Ademir Braz disse...

Ô das 17:41:
Tua "sandisse" é demais! Não queria me meter nesse negócio de Gramática porque aí vamos falar de anapixite, suarabacti, anacolutos, e isso leva a lugar nenhum. Mas uma boa loucura mesmo também atende por SANDICE.
E o que há contra o Tibirica? Eu votei mnele, e arranjei votos para ele. Seguramente seria melhor do que isso que aí está.
Ninguém governa sozinho, companheiro. Por isso é preciso montar uma boa equipe de trabalho e ter jogo de cintura para ouvir todos os segmentos da população. O que isso aí não tem.

Anônimo disse...

Hei 17:41 a idéia do Mural de Marabá não era eleger o Tibirica. Era fzer boicote aos outros candidatos.O Tibirica é descompensado e não teria condições de gerenciar Marabá.

Anônimo disse...

No que pesa as escolhas do politico.
O tião tinha dois candidatos para escolher,Ítalo e João salame.No auge dessas discussões diziam que o Tião poderia escolher ate um poste pra ser o candidato naquele momento que ganharia.
Um erro grave que resultou na derrota do candidato escolhido por ele.
Escolheu uma dupla: João salame e Pedro córrea , duas pessoas com alto índice de rejeição "naquele momento".
Além da dificuldade de relacionamento do João salame com os empresários, tinha o ítalo que é da turma e não foi escolhido para ser candidato.
Então, com todo esse contexto nos não podemos descartar os fatos.
A votação do deputado não é expressiva aqui em marabá,a eleição dele só aconteceu com os votos de fora.
Se nem as irmas faziam campanha, talvez orientadas pelo candidato, sabendo da antipatia gratuita que as mesmas exalam.Já trabalhei com a que é assistente social, que mocinha arrogante,prepotente.
Então, analisar corretamente os resultados de uma eleição tem vários fatores que influenciam no resultado final.E que 70% da campanha é a imagem do candidato, a pessoa do candidato, a postura do candidato.Não adianta escolher poste sem luz...a luz dos outros só faz sombras não ilumina.