Pages

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Giro Cultural: teatro, dança e música em Marabá

O projeto itinerante Giro Cultural, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro, em Marabá, movimenta os mais variados segmentos artísticos do município com o intuito de fortalecer e divulgar a cultura paraense. Será uma extensa agenda de atividades, que contempla uma multiplicidade de linguagens: teatro, dança, audiovisual e música digital. Entre os grupos de teatro que se apresentarão no evento, destaca-se a companhia de teatroAsas da Liberdade”, que, diga-se de passagem, tem representado muito bem a região em eventos renomados de teatro pelo Brasil.

Recentemente, a “Asas da Liberdade” alçou voos altos, mostrando que talento e vontade de vencer superam qualquer dificuldade e falta de incentivo. Composta em sua maioria por adolescentes, a companhia participou no mês de julho do 7º Congresso Mundial de Drama, Teatro e Educação, na capital paraense, e do Encontro de Teatro para Jovens, em São Paulo, entre os dias 11 e 19 de setembro. Ao compartilhar a experiência, os jovens ficam emocionados por se apresentar em de igualdade com grupos do mundo todo, ainda que as condições de preparo sejam as mais adversas.
“Fomos muito parabenizados e aplaudidos. E os demais grupos não eram pouca coisa não; eram os melhores de todo o mundo. O que nos orgulha e traz muita emoção é o fato de que andamos com nossas próprias pernas, de que conseguimos esse reconhecimento sem nenhum apoio de organizações públicas ou privadas”, destaca Lara Borges, coordenadora da companhia.
Acostumados a fazer apresentações de forma voluntária em escolas, igrejas e outros ambientes comunitários, a participação no Giro Cultural é outro momento importante para o grupo, que destaca o evento como único no município. “Nunca houve uma ação do porte do Giro Cultural em Marabá e nos sentimos lisonjeados por sermos escolhidos para representar a arte que o município possui, junto com outros grupos locais”, ressalta Hafery Loan, ator e dramaturgo da Cia de Teatro Asas da Liberdade.
Teatro em foco
Além da Cia de Teatro Asas da Liberdade, no dia 5/11 (sexta-feira) o Giro Cultural também terá “Bike Teatro Volante”, às 16h; e o Grupo de Teatro Hebron (Rondon do Pará), às 18h. No dia 6 (sábado), das 9 às 12h, acontece workshop para grupos de teatro e atores da região com a atriz Ester Sá; às 16h, novamente o “Bike Teatro Volante”; e, às 18h é a vez da Cia TeatralAsas da Liberdade”. No dia 7 (domingo), às 16 h, o “Bike Teatro Volante” entra novamente em cena, e, às 20h, é a vez da apresentação “Iracema Voa”, com Ester Sá.
 O Giro Cultural é uma realização do Grupo RBA de Comunicação e Vale, em parceria com o Instituto de Artes do Pará (IAP). O evento acontecerá na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira, e terá as apresentações divulgadas na TV RBA Canal 2, no jornal Diário do Pará e em um site especial criado dentro do portal do Grupo RBA. (Diário do Pará)

Nenhum comentário: