Pages

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Recuperação do Distrito Industrial

Siderúrgica do Distrito Industrial de Marabá

O governo do Pará inaugurou nessa terça-feira (21), a primeira fase do projeto de recuperação e ampliação do sistema viário do Distrito industrial de Marabá. Mais de 11 quilômetros de vias principais e secundárias foram totalmente recuperadas. O investimento é de R$ 7,5 milhões
Os serviços de revitalização e ampliação do DI de Marabá prevêem também uma segunda etapa, com o zoneamento e implantação do sistema viário de mais 9 km de vias principais e secundárias, além da criação de um Centro de Convivência, apoiado por serviços de atendimento aos usuários do Distrito Industrial, espaços para feiras e exposições, convenções e rodadas de negócio. Ao todo estão sendo investidos cerca de R$ 15 milhões nos projetos.
Tanto o sistema viário repavimentado na Fase I, quanto o que está em implantação na Fase II, estão compatibilizados às normas técnicas vigentes, facilitando o acesso de cargas e o tráfego de pedestres. Também foram implantados acostamentos e faixas exclusivas para pedestres e canteiros gramados, para evitar o conflito entre indivíduos e veículos. O tratamento paisagístico dos canteiros foi executado com vegetação rasteira em grama esmeralda e com vegetação de pequeno porte, característica da região.
Com a revitalização e ampliação, o Distrito Industrial passará a contar com um Centro de Convivência, apoiado por serviços de atendimento aos usuários do complexo, para dispensar o deslocamento ao centro de Marabá, além de espaços para feiras e exposições, convenções, rodadas de negócio, entre outros. Mais de 85% da obra foi executada.
Dentre os serviços que serão ofertados aos trabalhadores, destacam-se a formação profissional, o atendimento médico e odontológico, bancos (auto-atendimento), a recreação, atividades culturais e outros. São 4.262,25 m² de área construída, sendo um pavilhão com 1.196,50 m² e 3.065,75 m² de área externa.
Além disso, o pavilhão dispõe de auditório para 200 lugares; salas de treinamento; área livre coberta combinada com circulação; espaço para exposições, feiras e outros eventos; terminais de auto-atendimento bancário; ambulatório médico-odontológico; administração; banheiros públicos; área de expansão para implantação de restaurantes e lanchonetes.
A área externa consta de praças ajardinadas, uma quadra coberta e estacionamento. Os espaços abertos voltados para múltiplas finalidades poderão ser locados para festas, confraternizações de final de ano, eventos, assembléias, reuniões.
História - O Distrito Industrial de Marabá foi instalado pela Companhia de Desenvolvimento Industrial do Pará (CDI/PA) no final da década de 1980, numa área de 1.730 hectares às margens da rodovia Pa-150, distante 6 km do núcleo residencial. O objetivo era criar a base de um polo siderúrgico, visando o minério de ferro de Carajás, explorado pela Companhia Vale.
Atualmente, o Distrito Industrial de Marabá abriga 20 empreendimentos industriais dos quais 11 são do ramo siderúrgico, que produzem ferro-gusa, aço e geram mais de 6 mil empregos diretos. Integram o complexo, indústrias como Cosipar, Sinobrás, Usimar, Ibérica, Terranorte, Sidepar, Sidenorte, Ferro Gusa - Carajás (Grupo Vale), Da Terra (Grupo Revemar), Maragusa (Grupo Leolar) e Fermar (Ferro-Ligas).
Marabá conta hoje com mais de 200 indústrias, sendo a siderurgia (ferro-gusa) a atividade mais importante, com uma produção anual de cerca de três milhões de toneladas/ano. O município registra ainda em sua pauta de produtos extrativos a pesca, extração de madeiras, seguido de lavoura e pecuária, esta última com um dos mais expressivos rebanhos bovinos do Estado, de alta qualidade, como resultado da tecnologia de ponta usada na seleção e na fertilização.
A tendência, que vem se manifestando ao longo dos anos, é o aumento da produção de ferro-gusa, agora sob rigoroso controle, para garantir a observância da legislação ambiental. "Com a implantação do projeto de reestruturação e ampliação do DI-Marabá, o setor industrial deverá elevar ainda mais a sua participação na economia de Marabá, consolidando sua posição como uma das principais fontes de renda do município", afirmou a presidente do CDI, Ana Marly Lameira. (Agência Pará)


Um comentário:

José María Souza Costa disse...

Ademir, bom dia. Passei por aqui lendo o seu blogue. Por sinal belissimo. Parabens por ele. E aproveito para lhe desejar um natal de muita paz e tolerancia mil para com o Outro.Também estou lhe convidando a visitar o meu blogue, que é muito simplório, e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando por voce lá
Abraços de verdade