Pages

sábado, 12 de março de 2011

Infraero amplia aeroporto

O edital de licitação das obras de ampliação do Aeroporto João Rocha, nesta cidade, deve ser publicado esta semana pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Segundo O Liberal, o terminal de passageiros deve ganhar quase o triplo do tamanho atual, mais duas esteiras de bagagem no desembarque, banheiros adaptados aos portadores de necessidades especiais e mudanças na fachada e no saguão. O anúncio foi feito pelo novo superintendente, Enos Domingues Lima, que assumiu cargocerca de um mês. Ele antecipou que as obras devem começar em julho próximo. O fluxo anual de passageiros no aeroporto local é de 250 mil pessoas, com média mensal de 20 mil, sendo que cerca de 5 mil passageiros transitam por semana no aeroporto de Marabá, registrando uma média diária de 750 pessoas.
Com média de 666 passageiros por dia, o Aeroporto de Marabá, um dos que mais crescem na região Norte, vem despertando o interesse de inúmeras companhias aéreas, que pretendem programar em breve, novas escalas de vôos no município.
Atualmente, existem dez linhas de vôos operando no aeroporto de Marabá, sendo que duas novas foram confirmadas e outras quatro estão em estudo, com a perspectiva de serem implantadas até em 2011. Pelo aeroporto de Marabá, denominado este ano de João Correa da Rocha, passaram nos últimos anos 243.094 passageiros e 1.911.844 quilos de carga. aeronaves, segundo a Infraero, foram 9.592.
A área patrimonial do aeroporto tem a forma de uma poligonal fechada irregular e a dimensão total é de 3.350.767,05 metros quadrados. O aeroporto possui ainda uma pista em concreto asfáltico com 2 mil por 45 metros de extensão.

Um comentário:

Plinio Pinheiro Neto disse...

Caro amigo e colega.

É impressionante como se aplica dinheiro público sem planejamento ou sem fazer as indispensáveis projeções para o futuro.É inegável que o aeroporto de Marabá no local em que se encontra já se tornou um enorme risco para a população, pois está encravado na zona urbana. Em lugar de ampliar o que já se mostra inadequado e perigoso, seria correto mudá-lo de lugar e evitar o desperdício de nosso tão suado dinheiro, entregue ao Govêrno para uma boa utilização em nosso favor.
Um grande abraço do amigo e colega
Plinio Pinheiro Neto