Pages

sábado, 14 de maio de 2011

QUEREMOS É A SOLUÇÃO

Agnaldo Rosas de OliveiraAdvogado

Um movimento bem articulado, denominado “Na Mesma Moeda”, que começou pela internet e ganhou as ruas de algumas cidades brasileiras, protestou, na semana passada, contra o aumento dos preços da gasolina, e isso foi destaque em vários noticiários. Os protestantes, pela internet, marcaram um local de encontro, de onde saíram em carreatas até um posto também previamente escolhido, e abasteceram R$ 050 apenas, e pediram nota fiscal. Alguns chegaram a fazer o pagamento com cartão de crédito.

Um repórter de televisão entrevistou um dos donos de posto de gasolina, que julgou ser culpa dos governos estadual e federal o aumento nos preços dos combustíveis, pois embutem neles impostos elevados. Um dos protestantes, ao ser entrevistado, disse que não queria nem saber de quem era a culpa, queria era a solução.
E, parece que a reivindicação vem dando certo; os preços começaram a cair. É bom que se diga que, o que parece ser de interesse somente daqueles que tem automóveis é, em verdade, do interesse geral, pois os alimentos que consumimos,  por exemplo, na maioria das vezes  vem de locais distantes, e embutem nos preços os valores dos fretes. Nós consumidores acabamos pagando a conta.
Podemos concluir que o movimento “Na Mesma Moeda” inventou a roda, e agora podemos seguir em frente e, de forma simples e inteligente, cobrar soluções para outras situações que nos interessam, sem deixarmos nos levar pela falácia daqueles que sempre jogaram e jogam a culpa no outro. A questão da saúde seria um largo passo, ou vai se continuar ouvindo e acreditando que a culpa é do governo municipal, que diz que a culpa é do federal, que diz que a culpa é do estadual?

Nenhum comentário: