Pages

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Corruptos: MPF vai à pesca

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou à Justiça nesta sexta-feira, 15 de julho, denúncia criminal contra o vereador em Nova Ipixuna (PA) Zacarias Rodrigues da Silva. Juntamente com a esposa, Deusenira Silva Gomes, e um pescador, Edmilson Pereira Gomes, o vereador é acusado de organizar um esquema que desviava recursos do seguro-defeso.
Além deles, outras seis pessoas que se beneficiaram do esquema também foram denunciadas por estelionato contra entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência, crime punido com um ano e quatro meses a seis anos e oito meses de reclusão, além de multa.
Segundo investigações do MPF, o vereador e a esposa, que sucedeu o marido na direção da colônia Z-58, cadastravam não-pescadores como beneficiários do seguro-defeso - um salário mínimo mensal criado para auxiliar o sustento das famílias de pescadores durante o período de proibição da atividade pesqueira.
O procurador da República André Casagrande Raupp registra na denúncia que testemunhas ouvidas durante as investigações disseram que a quadrilha cobrava de cada beneficiário ilegal cerca de 50% a 70% do valor do benefício recebido. "E mais: informam que o sr. Zacarias, em troca do cadastramento, solicitava a transferência de títulos para obtenção de votos", relata Raupp, que registra na peça que as informações já foram encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral para apuração do crime eleitoral.
Sob a coordenação de Zacarias Silva, Deusenira Gomes e Edmilson Gomes, até pequenos empresários foram cadastrados como pescadores. "Vale frisar que muitas das pessoas cadastradas irregularmente sabiam do ilícito que estavam cometendo, e, mesmo assim, submetiam-se aos cadastramento", observa o procurador da República no texto da ação.
Pelo mesmo tipo de fraude, em maio deste ano o MPF em Marabá já havia denunciado à Justiça uma quadrilha que atuava na colônia de pescadores Z-43, em Jacundá. Em 2009, outra denúncia, relativa a fraudes na colônia Z-45, da Vila Apinagés, em São João do Araguaia.

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou morador da cidade de Nova Ipixuna. Já faz um bom tempo que tenho observado essa prática abusiva vinda de alguém que foi eleito para defender os interesses do povo novoipixunense. Acho um absurdo tal ato. O vereador Zacarias, conhecido popularmente por "Da Silva" é um fraudador nato que se esconde por detrás da Bíblia no intuito de se beneficiar da fé dos evangélicos de Nova Ipixuna. Não quero generalizar, mas boa parte da classe evangélica tem se beneficiado da "bondade" do Vereador Da Silva.

Anônimo disse...

Baseado nas sábias palavras da Bíblia: O vereador "Da Silva" é um 'lobo em pele de cordeiro'. Uma pessoa que se beneficia da fé para se dar bem.

Anônimo disse...

É uma vergonha para os pastores da Assembléia de Deus em Nova Ipixuna aceitar o dízimo de um homem igual ao vereador Da Silva. Afinal de contas, o dízimo pago por ele é retirado do dinheiro oriundo das falcatruas do mesmo.

Anônimo disse...

Eu mro em Nova Ipixuna. Sou evangélico e o templo onde eu cogregava era o do Bairro Nova Canaã. Templo este que no ano da eleição (2008) foi reformado com dinheiro doado pelo então candidato a vereador Da Silva. Como eu já disse, eu congregava neste templo. O motivo pelo qual me fez mudar de congregração foi quando numa noite de culto enquanto a igreja estava cheia de fiéis, o então candidato a vereador Da Silva entrou no templo e ao ver chegar, o pastor Elias Sales disse a seguinte frase: "Acabou de chegar o homem da bênção" referindo ou vereador que acabara de chegar à igreja. Depois dessa cena eu abri meus olhos e concluí que apesar de ser um homem corrupto, o vereador Da Silva é tido dentro da Igreja Assembléia de Deus de Nova Ipixuna como um homem correto. Isso é vergonha para a classe assembleiana de nossa cidade.

Anônimo disse...

ISSO MOSTRA QUE MUITAS PESSOAS DE DENTRO DAS IGREJAS NÃO ESTÃO VERDADEIRAMENTE TRABALHANDO À DISPOSIÇÃO DA FÉ E SIM PELO DINHEIRO. ME DESCULPE A CLASSE EVANGÉLICA DE NOSSO PAÍS, MAS SE O DEMÔNIO APARECER EM NOVA IPIXUNA OFERECENDO DINHEIRO; AS PRIMEIRAS PESSOAS A RECEBER SERIA OS EVANJÉLICOS DAQUI. SOU EVANGÉLICO E INFELISMENTE PENSO ASSIM.

J. Carlos Assunção disse...

O QUE ME DEIXA TRISTE É QUE O VEREADOR DA SILVA FALA ABERTAMENTE QUE É CANDIDATO A PREFEITO EM 2012. IMAGINE SE UMA PESSOA DESSA CONSEGUIR SE ELEGER A AUTORIDADE MÁXIMA DE NOVA IPIXUNA. SE HOUVESSE JUSTIÇA NESSE PAÍS ELE JÁ TINHA SIDO ERA CAÇADO DO MANDATO DE VEREADOR. ESSA É A MINHA INDIGNAÇÃO. COMO CIDADÃO DE NOVOIPIXUNENSE EU REPUDIO A ATITUDE DO VEREADOR DA SILVA.

Ary Vianna Neto disse...

EU CONHEÇO PESSOAS QUE TRABALHAM NA ATIVIDADE PESQUEIRA QUE NUNCA RECEBEU O SEGURO DEFESO. ENQUANTO CONHEÇO CENTENAS DE OUTROS QUE NÃO SABEM NEM O QUE É UM ANZOL E QUE ESTÁ RECEBENDO O SEGURO COMO SE FOSSE UM PESCADOR NATO. ISSO É UMA VERGONHA.

Anônimo disse...

Não devemos julgar um rebanho e nem o seu partor por causa d uma ovelha negra. Sem cometários!