Pages

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Agricultor assassinado recebia ameaças


O agricultor Valdemar Oliveira Barbosa, morto a tiros em Marabá (Pará) ontem (25) de manhã, estava recebendo ameaças de morte desde o início do ano.  Em maio, ele chegou a registrar ocorrência na Polícia Civil do estado pedindo investigação.  A informação é do advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT) José Batista, que acompanha as investigações.
Por enquanto, não vamos pedir intervenção da Polícia Federal [PF].  Como a Polícia Civil instaurou o inquérito e iniciou as investigações, vamos aguardar.  Mas, caso não haja avanços, certamente vamos pedir à PF que entre no caso”, disse Batista à Agência Brasil.
Valdemar Oliveira Barbosa, conhecido como Piauí, foi morto a tiros na Avenida Belém-Brasília, no bairro São Félix, periferia de Marabá.  Ele foi abordado enquanto andava de bicicleta por dois homens que estavam em uma moto.  Os assassinos atiraram no rosto e no pescoço do agricultor.
Barbosa era ligado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marabá.  Durante anos, ele liderou um grupo de famílias que ocupava uma fazenda na região.  Como o imóvel não foi desapropriado para reforma agrária, o grupo deixou a propriedade.
O trabalhador rural, segundo a CPT, voltou a residir na área urbana de Marabá e ajudou a organizar uma ocupação no bairro de Nova Marabá, onde morava.  Apesar de viver na cidade, o líder comunitário estava atualmente na coordenação de um grupo de famílias que ocupa uma fazenda em Jacundá, município próximo a Marabá.  De acordo com a CPT, o dono da fazenda havia contratado pistoleiros para impedir a ocupação das terras.

Nenhum comentário: