Pages

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ações contra Jader Barbalho seguem sem solução após 10 anos


O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) voltou ao Senado sem que os escândalos que o levaram a renunciar à presidência da Casa e ao mandato, em 2001, tenham sido solucionados na Justiça.
Por conta disso, as ações em que Jader é réu têm grandes chances de prescrever.
Há ao menos seis ações ligadas aos principais escândalos em que ele foi acusado de envolvimento. Nunca houve condenação ou absolvição.
A única punição que sofreu foi um bloqueio de parte dos bens. Ele chegou a ser preso em 2002 por suposta participação em desvios na Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), mas foi solto horas depois.
Após renunciar no Senado para evitar a cassação, Jader retornou a Brasília em 2003 com dois mandatos seguidos de deputado federal.
Em 2010, foi eleito senador, mas sua candidatura foi barrada pela Lei da Ficha Limpa, por ter renunciado.
No mês passado, o STF (Supremo Tribunal Federal) liberou a posse dele após concluir que a Ficha Limpa não valeu para a última eleição.
O andamento das ações contra Jader atrasou mais ainda quando ele renunciou à Câmara, em 2010. Seus processos deixaram o STF e foram para instâncias inferiores, o que leva meses. Com o retorno de Jader ao Congresso, as ações voltam ao STF, o que causa mais atrasos.
O procurador Ubiratan Cazetta, do Ministério Público Federal do Pará, investigou Jader e diz ver com “decepção” que tão pouco tenha avançado em dez anos.
“É a demonstração de que o sistema não funciona.”
Cazetta lembrou ainda que Jader já tem 67 anos. Com 70, o prazo de prescrição cai pela metade, afirmou.
A crise que causou a queda de Jader começou após uma disputa por espaço político com o colega Antonio Carlos Magalhães (morto em 2007), à época no PFL.
Ambos passaram a trocar acusações e vieram à tona escândalos supostamente ligados a Jader. Pressionado, o peemedebista renunciou.
Outro lado
A defesa de Jader afirma que as ações contra ele se baseiam em “conjecturas” e que não há provas que o liguem a crimes dos quais é acusado.
“Ninguém tem nada empiricamente comprovado para montar processo contra Jader”, afirmou o advogado Edison Messias de Almeida.
Segundo seus advogados, os processos estão nas fases finais de tramitação.

Fonte: Folha.com

8 comentários:

Anônimo disse...

Advogado é bicho cara de pau não é? salvem-se as raríssimas exceções se houverem,é lógico. Conheci esse cara nos anos setenta em Belém, andando de carona, miltando (mentindo) entre as categorias estudantis. Eleito governador em 1982 e reeleito em 1990, raspou o cofre e deixou o Carlos Santos (seu vice) todo enrolado, mané. Comprou RBA, Rádio Club, fundou Diário do Pará(jornal) mais emissoras FM, comprou imóveis e fazendas por todo o país inclusive em Fortaleza onde mora. E de quebra é lógico, faliu o Pará financeira e moralmente, aí vem um advogado cara de maçaranduba dizer que as provas são inconsistentes, fala sério! Não seria mais óbvio falar que o nosso judiciário é inconsistente pra não dizer coisas piores, mas óbvias? Canalhas.

CEBINHO

Ricardo Rossini disse...

Qual o problema do Brasil? Seria os Politicos ou o Judiciário.
Um apronta na certeza da impunidade, o outro fica de boca aberta esperando para negociar suas liminares. Alguem acredita que seja diferente?
Quem faz as Leis? Os Politicos!
Quem mais burla as leis? Os Politicos!
Alguma inconcistencia nisso? Este é o Brasil de Cabral, onde o delegado prende e o advogado cobra 10 mil para soltar, mas fica apenas com 5 mil. Os outros 5 mil vão para onde? Alquem imagina??
Hahahaha! Este é o Brasil de Maluf. Não fui eu! Não conheço! Não sei! E todos são felizes, menos os miséraveis de Victor Hugo!

Anônimo disse...

Me recordo que durante a campanha eleitora, para governo do estado, o Maurino andava junto com a Ana Julia, por coincidencia ou não, eles teem uma muitas semelhaças.Segundo alguns jornais a falta de capacidade administrativa, suspeita de superfaturamento, execesso de assessores sem competencia e outros.....ia me esquecendo são bons de romances, mais será que ele aprendeu com o emprestimo milionario que a ALEPA (os deputados) autorizam, e agora estam a aprocura de parte desta grana. Devemos consultar ....... pode ser estes vereadores ........eles são representantes do povo´. é são onestos.

Anônimo disse...

Para cada um tem-se um ritmo Ademir, para Jader a dança é ditada por valsa, para os mortais pobres uma lambada.

Anônimo disse...

Na verdade o homem é completamente inocente e vamos parar de ficar acusando o homem que exemplo de um bom político e o maior ganhador de votos no estado do PARÁ.
Brincadeirinha, pau no miserável e nessa justiça imprestável!
Doidão de Raiva

Raimundão disse...

Institucionalizaram a Bandalheira.

José Ribamar Pereira Jr disse...

Enquanto não houver uma reforma, ou melhor, criar um nosso codigo de precesso civil e penal, o Brasil continuará essa merda de corrupção! Onde Jader, ACM (Tchau e bança), Nilton Cardoso, Sarney Horiz, Lula, Maurino, ufa.. cansei... são tantos, Pois é, enquanto não houver modificações nas leis, continuará à preescrever crimes contra os cidadãos. Os mensaleiros, ja foi anunciado pelo relator do precesso, serão inocentados por prescrição de crimes. Pois alguns dos Ministros do Supremo foram colocados pelo Ilustrissimo senhor Lula, que é envolvido indiretamente até o talo nesse processo! É esperar para ver!

Anônimo disse...

Infelizmente, esse judiciário podre só é eficiente contra os pobres. A favor dos pobres não existe um recurso, já para os do colarinho branco, eles reclamam que a culpa é código penal. Eita Brasil paidégua.