Pages

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Trajetos e trejeitos

                             
Domingo, quinze de janeiro, o Correio do Tocantins completa 29 anos.
Provavelmente é o jornal mais duradouro do interior do Pará, superando inclusive O Marabá, que Sarmento Júnior, já falecido, editou nesta cidade por mais de duas décadas.
Eu queria escrever alguma coisa diferente sobre ele, mas é difícil: faço parte dessa trajetória há quase duas décadas e acompanhei a evolução da sua estrutura empresarial, a mudança cuidadosa nos arranjos gráficos, as idas e vindas de jornalistas na redação.
A coisa entre nós é tão pessoal que me lembro até, como se fossem todos membros de uma grande família, das caras e manias dos que mudaram de cidade ou fizeram já a viagem final. 
Aí, me emociono e desse jeito nem o coração dá conta da escrita.
Sobram os braços para abraçá-los, então.
Parabéns, Carvalho, Lurdinha, Patrick, Capitão Grilo, Leozinho, Cabeça de Santo, meninos e meninas da recepção à prensa no andar térreo. 
E a todos que, nessas três dezenas de anos, debruçaram-se sobre as manhas da cidade e as entranhas da região para escrever e fazer parte fazer da nossa história.        

4 comentários:

Santiago fernandes (Acadêmico de Direito) disse...

Boa lembrança falar no JORNALISTA SARMENTO JUNIOR, militei na segurança pública da região sul e sudeste do estado e sempre o encontrava, homem que conhecia como ninguem as historias de criação dos municipio e sabia de relatos impressionantes sobre guerrilha do araguaia. Parabens por sua lembrança em citar tão valoroso desbravador da região o qual tive o prazer de desfrutar de tão nobre amizade.

Anônimo disse...

difil fazer cumprir primeiro e que o secretario precisará de 4 anso pra começar a intender o que é saúde, segundo e que com o Paulo Geraldo dizendo o que ele tem q fazer ou não interra ainda mais as chances de dar certo...

João Durval disse...

Lembrar de Antonio Sarmento me traz um pouco de saudosismo daquela época da querida e velha Marabá dos anos 60-70. o saudoso jornalista muito conhecido na região por quem fez e faz jornalismo sabe que SR. Sarmento fez e escreveu jornal até o fim da vida, já com 85 anos. Morreu em acidente de ônibus da Transbrasiliana lá pelas bandas de Rondon do Pará. Foi brilhante, amante da escrita, conhecia como ninguém aquela região. Não sei se seus familiares continuam com o jornal ARATOCAN era editado lá em São Geraldo do Araguaia, com a sua morte não tenho conhecimento de sua edição, sei que tem um filho o jornalista Nisan que mora em Redenção, mas valeu a lembrança. Matérias assim é sempre bom, traz boas lembranças.

Haroldo Vasconcelos disse...

Fico isongeado em ler sua materia,sinceramente, foram pouquisimas vezes que acessei este Blog, mas quando chegou a meu conhecimento a citação do nome do meu sogro, o saudoso jornalista Sarmento Jr. do jornal "O Marabá" e depois fundou o jornal "Aratocan" deixa a gente bastante feliz com a lembrança. Adorava conversar com ele sobre suas andanças naquela região sul e sudeste do Pará, principalmente, seu pioneirismo no jornalismo, era uma pessoa muito querida. Morreu em 2005, em plena atividade jornalistica, aos 85 anos, em um tragico acidente na BR-222, que liga a BR-010 (Belém-Brasília) a Marabá.O seu filho Nisan Sarmento é editor do Jornal O TRABUCO com sede em Redenção-PA. Valeu!!!!