Pages

terça-feira, 10 de abril de 2012

Agora sim, saúde travou de vez!

No CORREIO DO TOCANTINS:
10/04/2012
Samu entra em greve hoje por condições de trabalho
 
Às 7 horas desta terça-feira, 10, na troca do plantão, os cerca de 50 servidores do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Marabá entram em greve por tempo indeterminado. A deliberação aconteceu na noite de ontem, segunda-feira, 9, após um prazo de 72 horas dado pelos funcionários para que a Secretaria Municipal de Saúde sentasse com uma representação dos servidores para solucionar as demandas pendentes.
Ontem à noite, por telefone, a reportagem do CT conversou com Adalgisa Kally Coutinho, enfermeira intervencionista do Samu, a qual confirmou o início da greve, após uma reunião ocorrida no final da tarde de ontem, na sede do Samu. “Entregamos um documento ao secretário de saúde (Nilson Piedade) há uma semana, dando uma prazo de 72 horas, que encerrou na última sexta-feira, mas ele não se manifestou.  Ontem à noite, representantes do Sindicato dos Servidores da Saúde tentaram marcar uma reunião com o secretário, mas não conseguiram. Alegaram que a agenda estava lotada”, lamentou.
Adalgisa explicou que apenas duas das cinco ambulâncias estão funcionando, e uma destas está em condições precárias, podendo ocasionar um acidente a qualquer momento. “Fizeram meia boca na que estava pior para passar o final de semana. Mas continuamos sem material para trabalhar”, observa.
Para legitimar a paralisação, os servidores do Samu pretendem manter funcionando apenas a ambulância de suporte avançado, para atender apenas casos muito graves, em que houver risco de morte.
No documento entregue ao secretário de saúde e vereadores, os servidores do Samu alertam quanto à falta de ataduras, colares cervicais e até medicamentos básicos. Recentemente, as equipes que estão em atividade abandonaram um curso disponibilizado pelo governo federal para representantes de todos os Samus do País por falta de apoio logístico da Secretaria Municipal de Saúde, descumprindo o que é preconizado pelo Ministério da Saúde.
O secretário de Saúde, Nilson Piedade, disse ontem à noite ao CT que não sabia da greve nem das reivindicações da equipe do Samu e ainda que não havia recebido o documento que eles protocolaram sob o número 445, no dia 3 deste mês, no gabinete dele, com cópia para o MP. (Ulisses Pompeu)

Um comentário:

Anônimo disse...

Desculpas esfarrapadas do Secretario. Como pode uma cidade do porte de Marabá, ficar sem esse serviço de capital importancia para o usuario ? Eita governozinho ruim. Arre egua. Em 10.04.12, Marabá-PA.