Pages

domingo, 27 de maio de 2012

Com incentivo da PMM, urubu chic muda de lixão


CORREIO DO TOCANTINS

25/05/2012
 Urubus planam voo em lixões em plena Avenida Tocantins 
A avenida Tocantins, a principal via do bairro Novo Horizonte, no núcleo Cidade Nova, convive com urubus há várias semanas. Tudo por conta de três lixões existentes na extremidade da avenida, algumas quadras depois que termina o asfalto.
Depois de receber duas reclamações de moradores da redondeza, a reportagem do CORREIO DO TOCANTINS foi ao local e confirmou a veracidade da denúncia. Evanilde Ferreira Costa, gerente do Comercial Canaã, que fica em frente a um dos lixões, é uma das queixosas. 
Segundo ela, os caminhões coletores da Leão Ambiental passam três vezes por semana, mas não entram nas vias perpendiculares, e os moradores dessas ruas acabam vindo jogar o lixo na avenida, formando lixões, os quais só são retirados uma vez por semana. “Com isso, os urubus estão sempre por aí, comendo restos de comida”, desabafa.
Ainda segundo Evanilde, os lixões são tão comuns e funcionam há tanto tempo, que viraram ponto de referência até mesmo para os fornecedores do comércio onde ela trabalha. A grande ironia, na opinião dela, está em uma frase que está impressa em todos os caminhões da Leão Ambiental: “Nosso trabalho você vê e sente”. Para a comerciária, o trabalho que a empresa não faz é que causa resultados que a população vê nas ruas e sente. “Há muito mau cheiro durante o dia e também à noite”, queixa-se. Amélia Dias, residente à rua Monte Alegre, é uma dona de casa flagrada pela reportagem do Jornal “alimentando” o último lixão localizado na avenida Tocantins. Ela disse que joga lixo sempre na avenida porque o carro de coleta não passa em sua rua, por causa de uma poça de lama que tem logo na entrada. “Eu não vou ficar com lixo na minha casa o tempo todo, tenho de colocar em algum lugar”, justificou.
Para Amélia, o correto seria a Prefeitura passar máquinas nas ruas para permitir o acesso dos caminhões de coleta de lixo. Ela disse que várias outras ruas daquele perímetro passam pelo mesmo problema, com dificuldade de acesso para todo tipo de veículo, com exceção de motocicletas.
A aposentada Maria Rita Cortez, 65 anos, confirmou que o problema do lixo na avenida Tocantins é antigo e que quase sempre os urubus estão “fazendo a festa” porque a empresa responsável pela coleta demora em passar pelo local. “Na rua que eu moro mesmo, na Guamá, o carro do lixo não passa faz muito tempo. Eu também mando os meus netos jogarem lixo aqui”, delatou-se.
Diante desse problema de dificuldade de acesso, a Leão Ambiental deveria colocar contêineres naquele perímetro para que o lixo não ficasse espalhado na rua, atraindo urubus e na iminência de provocar doenças na comunidade.
Risco às aeronaves
A presença de urubus em um raio de 8 km do aeroporto pode colocar em risco pousos e decolagens de aeronaves. A direção da Infraero em Marabá já reclamou várias vezes a existência de lixões na área de influência do aeroporto. Os mais preocupantes estão em uma das cabeceiras, às margens da Rodovia Transamazônica. (Ulisses Pompeu)

Um comentário:

Anônimo disse...

Se o lixo está neste local, é porque alguem os jogou. As pessoas reclamam, porém todos os dias, pelo menos no meu bairro, passa o carro do lixo,o que acontece é que as pessoas preferem jogar depois que ele passa e no meio da avenida. Digo isto porque é assim que acontece no meu bairro.