Pages

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Descaso provoca debandada na saúde


Sem estrutura, médicos vão deixar a prefeitura
Pelo menos sete dos 12 postos de saúde da área urbana de Marabá não estão atendendo desde ontem (16). O motivo da paralisação é a absoluta falta de condições de trabalho para os profissionais de saúde do município. E a situação ainda pode piorar. Cerca de 35 médicos, alguns concursados, já decidiram que vão deixar a prefeitura por causa dessa falta de estrutura.
O desejo coletivo foi manifestado durante duas reuniões realizadas ontem e na quarta-feira. Os médicos se queixam de que, aliado a esse problema, estão os baixos salários e também uma recomendação do Ministério Público, para que eles permaneçam por quatro horas no posto de saúde.
Os médicos Marcos Jová Santos da Silva e Daniel Cardoso de Azevedo deixaram claro que não seria problema nenhum ficar as quatro horas no posto de saúde, desde que houvesse condições mínimas de trabalho e o salário fosse pelo menos perto do piso salarial definido pela federação da categoria. Mas isso não ocorre. Para se ter uma ideia da precariedade da saúde em Marabá, esta semana sete médicos chegaram a registrar ocorrência policial para denunciar a falta de coisas básicas no Hospital Municipal de Marabá (HMM), como soro fisiológico, Buscopan, esparadrapo, morfina e defeito no aparelho de raios x.
O médico Marcos Jová também mostrou ofícios, desde 2011, cobrando material para trabalho tanto no hospital quanto nos postos de saúde, onde a situação é ainda mais precária. A maioria dos pacientes não consegue fazer os exames, o que impede a continuidade do atendimento. médico. Marcos Jová explica que mesmo sem estrutura, caso algum paciente morra sem atendimento, eles poderão responder por omissão, segundo prevê o Código de Ética Médica. Por isso, é melhor deixar o serviço público.
A assessoria de comunicação da Prefeitura que “Com relação aos médicos que estariam dispostos a deixarem seus serviços na rede municipal, até o momento a Secreataria Municipal de Saúde (SMS) não recebeu nenhum comunicado oficial da categoria”. São 130 médicos no município. (Diário do Pará)

4 comentários:

Anônimo disse...

Ademir
Que o HM não tem condições de atender a população todos sabem, nos ultimos 10 anos a saúde em Marabá é um caos, entra governo sai governo e ninguém faz nada por nós, agora esses médicos preguiçosos, mal educados que se escondem nos seus plantoes, para não atender o povo, ou nem comparecem ,são gazeteiros, e não atendem a população, também ter que ser revisto e fiscalizado pelo MP. ELES SÃO CORPORATIVISTAS E NÃO ESTÃO NEM AÍ PRO POVO, SÓ QUEREM SABER DO DELES SEM TRABALHAR.

Anônimo disse...

Enquanto isso, o MIGUELITO continua pedindo voto nos quatro cantos da cidade,muito fácil se eleger e não cumprir o mandato. Foi eleito para ser vereador e passou a maior parte do seu mandato escondido na administração do Maurino Magalhães.Para mim, esse foi o único que não enfrentou as problemáticas que o povo o elegeu para legislar; e agora, novamente se candidata para o msm cargo, se ele for eleito, espero q o prefeito que ganhar n permita mais essa situação, pois a população ta de olho.Ele deu rasteira no povo que o elegeu.Isso deveria ser proibido, e a mídia ESCRITA E FALADA deveria tbm criticar, para que todos saibam o q está acontecendo. .Ele deveria tá na cãmara lutando pela melhoria da saúde...

Anônimo disse...

Pagão

Muito se fala em mudança, tanto no legislativo como no executivo, eu acho que deve ter uma mudança radical nos dois poderes, o povo deve pesquisar quem realmente trabalha e defende os interesses de Marabá lá na C.M.M. vereadores como a JULIA ROSA,TONIHA,VANDA E EDIVALDO, por ter se mantido firme quando assinaram as CPI's da saúde, tem o nosso respeito, a JULIA e a VANDA, sempre estiveram a frente de todas as lutas na defesa de nosso municipio, o problema da Vanda é que se o prefeito for o Tião, não irá assinar nada contra ele, no meu entender a mais independente é a Julia Rosa, que me parece é a amis séria, pois em vinte anos de mandato nem casa pra morar tem, vive de aluguel até hoje.Os outros vereadores como o Miguel na primeira CPI, o Leodadto na segunda CPI e os outros todos foram subservientes do MAU,MAU,MAU Agora a mudança lá no executivo é urgente, mas não pode ser com o Tião que governou esse municipio por 12 anos, e não tem uma , só uma ,OBRA, estruturante neste municipio feita por ele neste periodo, a saúde era ruim, a educação ruim, a zona rural sem estradas, o povo não era ouvido e nem será AGORA QUE VAI MUDAR,e por aí vai, o Maurino dispença qualquer tipo de comentário, é o caos total, mudança, a verdadeira mudança pode ser qualquer um dos outros candidatos, mas no meu entender quem tem condiçoes mesmo de mudar é o João Salame, pois com o apoio do governo federal pode alavancar esse municipio, e eleva-lo a condiçao de uma cidade moderna, com empregos, saude, educação,E HUMANA pensando sempre no futuro e não em quatro anos como pensa o tião, é o que acho, por isso voto no J.S.. ademir abrigado se puder publicar meu comentário.acho que nãoofendi ninguem.

Anônimo disse...

E fácil chamar os outros de preguiçosos . E só dar uma olhada nas condições de trabalho. Medico não compra medicamentos e nem materiais dos postos e hospitais. Quarta ver o das 21:19 trabalhar sem estrutura. Pimenta no dos outros e refresco. Os medicos sao mais uma parte das vitimas do sistema.