Pages

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A versão dos médicos para a greve em Marabá,


Médicos de Marabá decidem realizar greve por tempo indeterminado

05/09/2012 às 0:04 | Publicado em Movimento médicoWaldir Cardoso  
Participei na noite de ontem, 04/09, em Marabá, da Assembleia Geral dos médicos que trabalham para a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá. Estava representando o SINDMEPA no apoio aos nossos delegados sindicais no município (Rodolfo, Walter e Daniel) que solicitaram a convocação formal de uma assembleia geral para discutir encaminhamentos concretos em  virtude da mais absoluta falta de condições de trabalho em todos os setores da saúde municipal. Esta situação já levou a perda de vidas humanas e os médicos temem que possam vir a ser responsabilizados por insucessos profissionais dela decorrentes.
Os médicos decidiram fazer um movimento reivindicatório mais incisivo devido a falta de respostas concretas da administração municipal para a solução da grave situação de desabastecimento da rede de serviços. Faltam equipamentos, medicamentos, insumos básicos e exames de toda ordem.  Em agosto, os colegas acionaram o Ministério Público que pressionou a prefeitura e diante da incúria da administração municipal ingressou com uma ação civil pública pedindo o afastamento do prefeito e do secretário municipal. A ação pede urgência mas o judiciário não se pronuncia.
No dia 28 de agosto os médicos realizaram uma paralisação de advertência que teve grande repercussão na mídia mas pouco efeito prático além de mais um reunião no Ministério Público. Anteontem, nova reunião sem sucesso no MP. A promotoria estabeleceu um prazo de 10 dias para que a prefeitura solucione os problemas apresentados pelos médicos.
Na assembleia geral da noite passada os médicos avaliaram a conjuntura e deliberaram aguardar os 10 dias estipulados pelo Ministério Público para a solução dos problemas. Caso não sejam resolvidos a categoria entrará em greve por tempo indeterminado a partir do dia 13 de setembro. A decisão foi unânime. Serão mantidos apenas os atendimentos de emergência para não colocar vidas em perigo.
O Sindicato dos Médicos estará presente em Marabá no dia 12/09 para a reunião final no Ministério Público e, caso os médicos sejam forçados a grevar, ajudará a coordenar o primeiro dia de greve.
                                               

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha tia deu a luz na Climec. A médica se negou a fazer cezariana e por conta disso deu problema no parto e minha priminha recém-nascida nasceu com o braço e a cravícula quebrada. Aí eu pergunto...lá também ´tem falta de materiais? Lá é culpa de quem mesmo? Até onde eu sei o referido hospital é particular, então isso quer dizer que a culpa está nos médicos, que por sinal, quando estão de plantão no municipal, os técnicos têm que sacudi-los para acordá-los por que em vez de ficarem realmente de plantão para receberem os pacientes, eles vão dormir.E ainda se queixam do salário, fala sério!?....

Anônimo disse...

Ô das 09:21 hs. 13/09/12, Reclamaste na hora lá na Climec(Unimed)?. Processa que tú ganhas a questão desde que provado(filmagem/fotos) etc...Não defendo quem quer que seja. Por isso, digo que deveria ser assim : Médico que trabalha para o município(HMM ou PS) deveria ter horário integral. Quem - como os médicos - adota essa prática de ter 2/3 empregos durante o dia termina falhando num ou outro horário(falo da falha técnica, talvez até por cansaço, como o fato que citastes da tua sobrinha com braço e clavícula. Em 14.09.12, Marabá-PA.