Pages

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

“Laranja” no Brejo



A eleição para prefeito de Brejo Grande do Araguaia deu como vencedor o Baxim, do DEM, com 2.287 votos – pouquinho mais (50,27%) da metade dos sufrágios válidos. Baxim, segundo a Justiça Eleitoral, concorreu pela coligação “O Trabalho Continua (PP / PT / PMDB / PPS / DEM / PSDC / PHS / PSB)”, até então encabeçada por Geraldo Bila, do PMDB.
Baxim? Mas o candidato não era Geraldo Francisco de Morais, o Geraldo Bila (PMDB), cabeça da mesmíssima coligação, mas ficha-suja com registro negado pelo Tribunal Regional Eleitoral? Não foi o próprio Bila quem tantas vezes reafirmou sua candidatura ao Correio do Tocantins e, em último comício no Brejo, reiterou-a aos eleitores?
Acontece que Bila, mesmo sem nenhum resultado do seu recurso ao TSE, resolveu renunciar à candidatura, indicando, em seguida, um dos seus assessores – o Baxim.
A renúncia deu-se no dia 5 de outubro. Para não vazar a informação, o prefeito foi até Palestina do Pará para fazer o reconhecimento de sua assinatura, embora tendo Cartório em Brejo Grande do Araguaia. Nos últimos minutos, protocolou no Cartório Eleitoral as 8:50 do dia 6 de outubro, a substituição. Os eleitores só ficaram sabendo que Baxim era o eleito quando leram na apuração do TSE o nome dele em lugar do de Bila.
A armação é simples. O titular impugnado tem, em regra, prestígio eleitoral e aceitação popular. Com isso, vai carregar seu “conceito” até as últimas consequências. Na "hora H", será substituído por outro nome menos expressivo eleitoralmente. E sai até como vítima dos adversários! No dia da eleição não haverá mais tempo sequer para alterar a foto do impugnado na urna eletrônica e o eleitor é passado para trás votando em outra pessoa, que já teve o nome registrado no Cartório Eleitoral como candidato substituto.
A substituição de candidato a prefeito está prevista no art. 13, § 1°, da Lei n°. 9.504/97, pode ser feita a qualquer tempo antes da eleição. No caso de Brejo Grande, contudo, a coligação de Geraldo Bila esqueceu o princípio constitucional da ampla divulgação da demanda, instituído na Instrução nº 1450-86.2011.6.00.0000 do TSE.
O nome verdadeiro do Baxim é Marcos Dias do Nascimento. Sem qualquer expressão política, e totalmente desconhecido no município, ele pode tornar-se o prefeito mais novo do Pará (tem 27 anos), caso a Justiça Eleitoral homologue o que a oposição  local classifica de “fraude eleitoral”.
Aliás, as coligações adversárias reagiram: uma – “Brejo Grande vai voltar a sorrir” - pediu indeferimento do registro do substituto de Bila, candidato à reeleição, por fraude eleitoral. As demais ficaram de ajuizar ações de investigação judicial eleitoral para anular a eleição municipal para prefeito e vereadores que se beneficiaram da jogada.

5 comentários:

Anônimo disse...

E mano, mas pelo que conhecemos da justiça desse país, pra que se faça realmente justiça vai depender e muito de quanto o PILA tem à oferecer à essa justiça podre.


KIABO

José Coruja da Silva disse...

Pelo que li no "Correio do Tiãotins", esse Baxim vai ser um fantoche do Robaldo Pila. Vai fazer tudo o que seu mestre mandar. Ou seja, o Brejo vai continuar indo pro brejo! Triste Pará, triste Brasil! Moralidade ou morte!

Anônimo disse...

A verdade é que o povo do Brejo já disse não para Ana Paula quando foi candidata a Vereadora e agora mais de cinquenta por cento do povo da cidade disse que não a quer Prefeita. A eleição passou e a candidata derrotada nas urnas tem que ter humildade e respeitar a vontade do povo.
Todos conhecem o trabalho de Geraldo Bila que já foi Prefeito por diversas vezes o povo do Brejo não quis arriscar, já bastou de exemplo o mandato do Dr. Zé Antonio, tão vacinado, por isso votaram em quem o Bila e todos os partidos da coligação apoiaram.

Anônimo disse...

Eita brejo. so nesta cidade que acontecem tantas coisas eleitores votar em uma pessoa que serve de laranja e pior laranjas podres. Vamos vê se a justiça existe mesmo neste pequeno pedaço de chao, que antes era mandado pelo todo poderoso e finado "jeová" sera que vamos pegar o mesmo destino?

Aline Alexandrino disse...

Infelizmente o resultado das eleições não agradaram uma minoria da população de B.G.A. Minoria essa que passou toda eleição tentando tirar da jogada Geraldo Bila, visto que já sabiam qual seria o resultado se ele concorresse. Minoria que foram meros hipócritas a pregar uma politica limpa. Agora mais uma vez inconformados com a perda entraram com o pedido de indeferimento do registro de substituto que foi negado. Marcos Dias é jovem, e estará cercados por pessoas experientes, não nos desapontará. Como o próprio Marcos Dias disse: Experiencia pouca, mas responsabilidade muita. Geraldo Bila tem trabalho, tem nome e com toda sua experiencia colocou em seu lugar alguém capaz de continuar seu trabalho e competência. Brejo Grande cada vez melhor sob administração seja Geraldo Bila, seja Baxim.