Pages

sábado, 15 de dezembro de 2012

Judiciário: brasileiro acredita pouco na toga. Só 39%

No Manuel Dutra:


Revista Consultor Jurídico via
blog do advogado José Ronaldo Dias Campos

Judiciário é pouco ou nada confiável, mostra estudo

O Poder Judiciário segue como uma das instituições que têm a menor confiança da população no Brasil, conforme mostra o Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), que analisou o segundo e terceiro trimestres de 2012. Feito pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, a Direito GV, o estudo mostra que a população brasileira considera o Judiciário só é mais confiável que as emissoras de TV, os vizinhos, o Congresso Nacional e que os partidos políticos.
Confiança nas Instituições
De acordo com a pesquisa — feita com 3,3 mil pessoas —, 90% dos brasileiros consideram a Justiça morosa e 82% a consideram cara. Outros 64% dos entrevistados acreditam que o Judiciário é desonesto e 61% o enxergam como nada ou pouco independente. Além disso, 64% dos ouvidos acham a Justiça “difícil” ou “muito difícil” de acessar.

O ICJBrasil também atribui notas para o desempenho do Judiciário. Numa escala de 0 a 10, a nota geral foi 5,5. A pontuação é baseada em dois subíndices: o de comportamento, que analisa se os cidadãos, quando enfrentam problemas, procuram soluções na Justiça, e o de percepção, que apura o sentimento da população em relação a celeridade, honestidade, neutralidade e custos. No primeiro requisito, a nota foi 8,7. No segundo, 4,1.

Para Luciana Gross Cunha, professora da Direito GV e coordenadora do estudo, os dados seguem a mesma tendência que sempre tiveram, “de má avaliação do Judiciário como prestador de serviços públicos”. Foram entrevistadas pessoas em oito estados brasileiros, que responderam por 55% da população nacional (Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo).
Polícia
O ICJBrasil também mostrou que a população não está satisfeita com o trabalho da polícia. A instituição foi apontada como confiável pelos mesmos 39% que o Judiciário.
Grau de satisfação com a atuação da polícia
Muito Satisfeito
Um pouco satisfeito
Um pouco insatisfeito
Muito insatisfeito
Indiferente
  
Contando juntos os “insatisfeitos” e os “pouco satisfeitos”, a cifra chega a 63%. Considerando a camada mais pobre da população, o índice pula para 65%. Na camada mais rica, cai para 62%.“É um dado alarmante, principalmente se considerarmos os últimos acontecimentos envolvendo o assassinato de policiais e diversas pessoas na periferia”, analisa Luciana Gross Cunha.
Revista Consultor Jurídico, 14 de dezembro de 2012

10 comentários:

Anônimo disse...

boa noite
Realmente o Judiciário tem demonstrado atraves da juiza Maria Aldecy a sua falta de confiabilidade, do momento que esta magistrada se mostra amiga do prefeito em detrimento da população marabaense.Uma pessoa desprezivel que tem mostrado que não gosta dessa cidade.
Falando em gostar da cidade, Ademir vejo que voce tem sido um grande defensor de Marabá e respeita muito esta cidade, por isso quero aproveitar o seu blog para publicar o meu protesto, pois esta se falando que o secretário de saúde será Nagib Mutran. Bem, se bem me lembro este rapaz há alguns anos atrás foi cassado como prefeito por ter roubado dinheiro público. Meu Deus, onde estamos? não é possivel que essa familia vai voltar de novo ao poder. estamos perdidos.......

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o comentário da pessoa, afinal esse povo de novo no poder? Já vi que a mudança tão esperada não irá acontecer. Familia Mutran, que horrivel.....

Anônimo disse...

Sou servidor público, votei no João Salame na esperança de ver de fato a mudança acontecer, mais pelo que estou vendo, foi mais um engodo......Além da secretaria de saúde ouvi dizer que também querem a secretaria de Obras!!! é brincadeira........familia Mutran meu Deus

Anônimo disse...

Custo acreditar que um vereador que era presidente da Camara que tendo como função fiscalizar o que o prefeito faz e se indigna ao chegar na prefeitura e ver os desmandos que esse louco desse prefeito fez, ainda tem coragem de se candidatar a ser secretario de saúde. É o fim....

Anônimo disse...

Anônimo,
Parabéns Ademir pois vejo seu blog como um dos poucos que tem coragem para falar algumas verdades nessa cidade. Espero que voce compactue do meu pensamento com relação ao repúdio de Nagib Mutran na secretaria de saúde.Um cara desse que foi presidente da camara e tem a cara de pau de dizer que se surpreendeu com o buraco que se encontra a prefeitura hoje. É muito cara de pau, afinal se ele é legislador a função é fiscalizar as contas do prefeito não é?

Anônimo disse...

Caro Ademir eu não acredito que senhor Joao salame vai nomear Nagib como secretário de saúde!

Anônimo disse...

Joao salame... familia Mutran cuidado!!

Anônimo disse...

Secretaria de saúde, nas mãos da familia mutran.. Meu Deus!!

Anônimo disse...

esse Joao salame é doido.. Eu não quero acreditar.. secretaria de SAUDE COM NAGIB

Anônimo disse...

O NAGIB TEM QUE TER UMA SECRETÁRIA, POIS O MESMO TEM QUE APADRINHAR MUITA GENTE, NO GOVERNO MAURINO, ELE PERDEU AS CONTAS DE TANTA GENTE QUE ELE BOTOU NAS TETAS,SAIBA VC QUE O NAGIB QUE SER DEP. ESTADUAL, SE ELE NÃO CONSEGUIR UMA SECRETÁRIA VAI FICAR INVIÁVEL OS SEUS SONHOS. VAMOS FAZER UMA CAMPANHA PARA QUE O JOÃO DEIXE O NAGIB NA SAÚDE, BOA SORTE NAGIB !!!!!