Pages

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Nepotismo é mais que parentesco


A tese defendida pelo advogado João Dias,  PGD em Gestão Pública, sobre as interfaces do nepotismo:



"Caro Ademir,

De início, não posso deixar de tecer elogios pela maneira e a dinâmica com que você disponibiliza o espaço no seu blog de forma democrática, permitindo, a todos - defensores e indignados -, o direito de se manifestarem democraticamente acerca de um tema de alta relevância para a sociedade.
Para alguns pode parecer natural e, diga-se, nepotismo, não é uma prática exclusiva de Marabá. Recentemente, Sarney tentou empregar até o namorado de sua neta no Senado Federal.
De minha parte, o combate e a indignação com o nepotismo não tem a ver com critérios pessoais. Conheço e convivi com algumas dessas pessoas que estão sendo objeto dos comentários, da época em que morava em Marabá. Sei que estudaram, são formados e estão preparados para exercerem o cargo, da mesma forma que, dezenas e centenas de profissionais também estão.
Porém, é nessa linha tênue que tudo acontece e confundem o público com o privado.
Para o CNJ, o nepotismo está estreitamente vinculado à estrutura de poder dos cargos e funções da administração e se configura quando, de qualquer forma, a nomeação do servidor ocorre por influência de autoridades ou agentes públicos ligados a esse servidor por laços de parentesco.
Nepotismo é o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego. As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco.
Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público. o fundamento das ações de combate ao nepotismo é o fortalecimento da república e a resistência a ações de concentração de poder que privatizam o espaço público.
Talvez por ter sido vítima dessa prática imoral durante o Estado de exceção, é o que me leva a discordar e defender a moralidade pública, como princípio maior e mais amplo que o da Legalidade e aos demais que regem a Adm. Pública.

João Dias
Servidor Público Federal concursado.
PGD em Gestão Pública
Adv. militante no TJ/RJ"

10 comentários:

Anônimo disse...

ainda bem que no governo salame não existe a manutenção desse costume

Anônimo disse...

Existe sim: SEASP - quem é a titula?? SEMAD - quem é o titular??

Secretaria de Assuntos Comunitários _ esposa de vereador

Anônimo disse...

Será nepotismo o vereador Pedro sousa tirar a irma Maria do emprego na leolar e levar debaixo do suvaco para ocupar um cargo na semed. Pasta que ele comanda junto com PT.? ???????

eu sempre fico na duvida se é nepotismo,se é ético se é moral ou imoral.

Anônimo disse...

E o caso dos sindicalistas do sintepp que apoiaram o João e o Pedro e hoje estão todos ocupando cargo na sede da educação.
E caso da esposa do presidente do sindicato, que tem 200h na formação da semed.Isso é nepotismo?
Ela é a ultima remanescente dos formadores do maurino.

Anônimo disse...

Austeridade salamista!!!!!!

O prefeito João denunciou que os vereadores recebiam mensalinho e que não faria nunca jamais nessa historia uma coisa dessa.

Eu acho que arranjou uma outra maneira de tratar os edis.
os contratos da educação esta dividido assim:
50% dos contratos fica pro gabinete do prefeito
25% pra câmara-base aliada
25% semed/PT,pedro sousa e Toinha.

os vereadores indicam seus apadrinhados e ficam satisfeito ate a próxima barganha.
sera ético,moral republicana essa relação do executivo com o legislativo.

Anônimo disse...

Os professores, serventes,vigias,merendeiras que são contratados estão loucos atras de vereadores para uma indicaçãozinha.Pois ficou estabelecido pelo prefeito e secretario de educação que as escolas não podem mais levar nomes para contrato.O processo tem que ser inverso,semed/escola.

tem uma turma na rua igual barata tonta atras de vereador.

e um novo modelo ético de gestão publica.

Anônimo disse...

Oque tem de salame,rosa e passarinho esperando portaria não estar no gibi.

Anônimo disse...

Anonimo das 8,51h é muito facil falar e criticar agora, mais antes seu prefeito vivia falando que ia ouvir a todos independente de cor partidaria, e tambem se glorificava de ter feito a maior aliança politica em torno de sua candidatura, acredito eu que só com os votos dos concursados na semed e do PT ja mais ele se elegeria.

Anônimo disse...

quer dizer que esse discurso de austeridade é só discuso? o governo atual é igual aos anteriores? e o mensalinho não vai dar em nada? e o MP também não vai fazer nada?

Anônimo disse...

concordo plenamente com os comentários e lembrando Nagib Mutran e esposa na Saúde. Irmão de Salame Beto salame na PMM, Sua irmã como Diretora da alta e média complexidade e se futucar mais realmente é tudo igual.Torço muito para da certo pois quem sofre é o povo. Mas aqui vai uma Revolta NÃO VALE A PENA SER EDUCADOR. EI SALAME POR QUE VC NÃO ABAIXA OS PLANTÕES DOS MÉDICO QUE FOI 600,00 PARA 1.200,00 NÃO QUE ACHE CERTO, MAS A GRANDE PERGUNTA POR QUE NA EDUCAÇÃO