Pages

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Surpresa: Incra assenta em Marabá!

Palco de constantes conflitos agrários, a região sul e sudeste do Pará há muito tempo não é contemplada com projetos de assentamento e assistência técnica para lavradores sem terra. Mesmo em fins do seu terceiro ano de mandato, o governo Dilma Rousseff sequer atendeu qualquer das reivindicações dos movimentos sociais ligados à questão fundiária desta parte esquecida do País.  
Por isso, é com surpresa que se recebe a notícia oficial de que o Incra vai promover assentamento de 67 famílias de pequenos agricultores. É o projeto de assentamento Pedro Laurindo da Silva, criado a partir da fazenda Santo Antônio, mais conhecida na região como Cabo de Aço. O imóvel possui área de, aproximadamente, 3.529 hectares e está localizado no município de Marabá.
Agora, o Incra tem o compromisso de apresentar, no prazo de 60 dias, soluções técnicas viáveis de recursos hídricos. Além disso, o Instituto prevê a realização de ações, em parceria com a prefeitura de Marabá (PA), neste mesmo prazo, para inclusão das famílias candidatas no CadÚnico para viabilizar o acesso às políticas municipais, estaduais e federais.
Os trabalhos de seleção e homologação das famílias candidatas ao Projeto já foram iniciados pela Divisão de Obtenção de Terras da Superintendência do Incra do Sul do Pará.
Nos próximos dois anos, o Incra deverá formalizar parceria com a Prefeitura de Marabá para a construção e recuperação de 72 quilômetros de estradas vicinais que darão acesso ao assentamento.

A Superintendência Regional do Incra do Sul do Pará possui agora 502 projetos de assentamento sob sua jurisdição, numa área que abrange 39 municípios.

Nenhum comentário: