Pages

sexta-feira, 2 de maio de 2014

MPE acusa Salame de improbidade

O Ministério Público Estadual constatou pelo menos três espécies de ato de  improbidade administrativa na conduta do prefeito João Salame (PROS) que, mesmo advertido em 2013 a disponibilizar para acesso público os dados relativos à gestão fiscal da prefeitura, incluindo planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias, relatórios de gestão fiscal, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira e todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, fez ouvidos de mercador.
Assim, para o MPE, esta “omissão continuada em obedecer a prescrição legal, apesar de se lhe ter recomendado esta conduta”, ensejou a mais recente Ação Civil Pública por ato de Improbidade Administrativa cumulada com pedido impositivo de obrigação de fazer, devidamente acatada pela Justiça, que intimou o prefeito a apresentar seus argumentos.
Com essa conduta, entendeu o Ministério Público, João Salame “agride o princípio da legalidade que rege todos os atos da administração pública; contraria o dever da boa administração; despreza os deveres do cargo, e ainda que não tenha em vista alguma vantagem, comete ato de improbidade administrativa; por isso, para caracterização do dispositivo contido no Artigo 11, inciso II, não é necessária a presença do dolo específico, bastando a demora em cumprir a determinação legal; a qual, no presente caso, já está sobejamente configurada pelos elementos trazidos nos autos”.

As demais irregularidades estão previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal, cujos artigos (48 e 48-A) obrigam o município a publicar, inclusive em sítios eletrônicos de amplo acesso, os documentos relativos à gestão fiscal, financeira e contábil da administração pública municipal, cujo descumprimento resultam em ato de improbidade.

10 comentários:

Anônimo disse...

Esse prefeito esta e na roça. gostaria de ver o conselho tutelar na cola dele!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

o cara não pode ver um moça fica doido..

Anônimo disse...

MPE E CONSELHO TUTELAR NA COLA DELE

Anônimo disse...

A promotoria da infância e adolescência tambem deveria ficar nos calcanhares do prefeito transparente.

Anônimo disse...

Lendo esses comentários sobre Conselho Tutelar e Promotoria de Infância e Adolescência, me lembrei daquela gravação entre a moça grávida e o deputado Jordy. Mas a moça do caso Jordy era maior de idade, não era? E voltando a Marabá, onde entra o Conselho Tutelar e a Promotoria da Infância e Adolescência? Grato pelo esclarecimento.

Ademir Braz disse...

Olha, eu não sei do que se trata. Se há algo nessa direção, aguardemos os órgãos afins. Há BO?

Ademir Braz disse...

Olha, das 20:39: Até agora estou sem entender a razão dos comentários, que aparentemente nada tem a ver com a Ação Civil Pública do MPE.
Em razão disso, sugiro ao leitorado que dê nome aos bois, em e-mail identificado.