Mais uma vez, a ferrovia Norte-Sul é alvo de
superfaturamento e uma série de outras irregularidades, como liquidação
irregular da despesa, fiscalização e supervisão deficiente, projeto de
engenharia desatualizado, entre outros.
A lista de problemas foi levantada por uma recente auditoria
do Tribunal de Contas da União (TCU). No Lote 12 da Norte-Sul, entre os
municípios de Aguiarnópolis e Palmas, no Estado de Tocantins, foi confirmado um
superfaturamento de R$ 37,3 milhões em obras tocadas pela empreiteira SPA
Engenharia. O contrato firmado em 2007 tem valor global de R$ 299,6 milhões.
Depois de receber vários aditivos, saltou para R$ 372,7 milhões.
Numa primeira avaliação, o TCU já havia apontado
superfaturamento de R$ 69,2 milhões. Depois de ouvir os argumentos da SPA, o
tribunal revisou seus apontamentos, mas manteve a irregularidade em R$ 37,3
milhões.
Como as obras já foram 100% executadas e o valor total foi
pago, o TCU determinou que seja instalado um processo de tomada de contas
especial, para ressarcir o pagamento aos cofres da Valec, estatal responsável
pela obra.
Em um segundo processo, o tribunal analisou outros cinco
lotes de obras da ferrovia. Neles, também foram encontradas situações de
superfaturamento, envolvendo casos como pagamento por serviços não executados e
preços excessivos frente ao mercado. O TCU determinou a instauração de
processos para cada lote, para quantificar o débito e identificar os
responsáveis.
Atualmente, a Norte-Sul só opera no extremo Norte, um
traçado de 719 km de extensão que liga Palmas a Açailândia, no Maranhão. A
malha é utilizada pela mineradora Vale. Do lado Sul da ferrovia, que vai ligar
Anápolis (GO) a Estrela D'Oeste, as empreiteiras aguardam a chegada dos trilhos
para tocar as obras.
2 comentários:
Demir, olha o "trenzinho da alegria" de Lula e subalternos. Em 26.07.14, Marabá-PA.
essa foto é uma piada pronta,com esse maquinista no comando,e o trilho acabando,não demora a locomotiva descarrila...há um abismo logo ali na frente...
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