Pages

sábado, 30 de junho de 2007

É pouco

Deu no Diário do Pará de hoje, 30 de junho: DESMATAMENTO ILEGALSiderúrgica terá que reflorestar área A Siderúrgica Ibérica do Pará S.A. está obrigada a reflorestar com essências florestais nativas da Amazônia, em 180 dias, área de três hectares que desmatou ilegalmente, à margem da BR-222, no município de Dom Eliseu, região sudeste do Pará. O projeto de recuperação da área degradada deverá ser conduzido sob acompanhamento de técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováreis (Ibama) pelo tempo que for necessário, antes e após o plantio das mudas. A punição foi imposta à empresa em sentença proferida pelo juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad. Ele considera que condenar a empresa a reflorestar a área degradada “é mais eficaz e se reveste do caráter pedagógico adequado, pois, dada a ínfima extensão do impacto ambiental, a condenação em dinheiro teria pouco ou nenhum efeito para a requerida”.A siderúrgica alegou que o desmate ocorreu décadas atrás, durante a construção da rodovia BR-222 e do linhão da Eletronorte que passam pelo local, limitando-se a limpar a área já desmatada para permitir a passagem de rede elétrica que dá suporte ao seu viveiro de mudas, sem nenhum dano à área de preservação ambiental da floresta amazônica. Segundo o juiz, para se configurar o dano ao meio ambiente, “pouco importa se a área está ou não inscrita em nome da União, já que, em qualquer caso, antes de se realizar um desmatamento, deve-se obter a licença outorgada pelo órgão competente”. Como a siderúrgica não apresentou tal autorização foi autuada por fiscais do Ibama.

2 comentários:

Anônimo disse...

Por que não foram presos os funcionarios da SEFA de Rondon?
Bira,Luciete,Wanderley,Paulo,Quaresma.Esses que são os perigosos.

Ademir Braz disse...

Como assim, An�nimo 14;45?
O processo que condenou a Ib�rica a reflorestar tr�s hectares em Dom Eliseu tramitou na Justi�a Federal, acionada, creio, pelo Ibama.
Ent�o voc� vem e acusa funcion�rios da Secretaria Estadual da Fazenda, que nada t�m a ver com o assunto, nem com a compet�ncia daquele Ju�zo.
Tem confus�o a�...