Pages

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Lideranças querem Raimundo, do Incra

Para inaugurar um novo tempo na política regional, mais de 50 lideranças de 15 municípios do sul e sudeste paraense – entre as quais presidentes de Câmaras e vereadores, representantes regionais da Setran, Sagri e Emater -, reunidas dia 8 de setembro na cidade de Xinguara para deliberar sobre candidaturas, aprovaram por unanimidade o nome do superintendente regional do Incra, Raimundo de Oliveira, como candidato À Assembléia Legislativa do Estado pela região. Raimundo de Oliveira deverá licenciar-se do cargo até o dia primeiro de abril próximo, como determina a legislação eleitoral. Para substituí-lo, é consenso dentro dos movimentos sociais ligados à questão agrária – Fetagri. Fetraf, Comissão Pastoral da Terra etc. – o nome do servidor de carreira e atual superintendente substituto da SR-27, Jandir Mella. Casado, 46 anos, dos quais 26 de Incra com passagem por Chapecó (SC), Curitiba (PR) e há nove na Agrópolis Amapá, Jandir Mella atua na área de analista de Desenvolvimento Agrário. A convite do superintendente Raimundo de Oliveira, Mella está há quatro anos como Chefe de Divisão de Desenvolvimento, responsável por 80% dos recursos do instituto, destinados à aplicação em pesquisas, topografia, custeio de Pronaf e outras atividades. Assentamentos A SR-27 fechou 2009 com a criação de quatro novos assentamentos, três projetos de assentamento e o reconhecimento de mais dois, elevando para 487 PA’s em todo o sul e sudeste do Estado. Os novos assentamentos são: Santa Mariana, com 1.829,3971 hectares e 51 famílias, e Campo Alegre, com 1.434,1175 ha. e 25 famílias, ambos em Conceição do Araguaia; Baguá, com 5.571,8516 ha. e 100 famílias em Eldorado dos Carajás; e Santa Rita do Itacaiúnas, com 665,3519 ha e 21 famílias em Marabá. Os três novos PA’s, segundo o Diário Oficial da União, de 22.01.10, são o Mamuí, com.2003,9555 hectares em Itupiranga; o Prata (3.064,2758 ha em São João do Araguaia); e Água Fria dos Mendes, com 3.5974,7190 hectares em São Domingos do Araguaia. Os assentamentos reconhecidos são os projetos do Iterpa em Bom Jesus do Tocantins (Bacabal Grande, com 2.850,7500 hectares) e o Campo Dourado (3.725,2579 ha.) em Rondon do Pará. Nos três PA’s caberão cerca de 400 famílias camponesas, com direito de acesso aos programas de crédito instalação (apoio, habitação e fomento) e de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf-A) -----------------------------

5 comentários:

Anônimo disse...

Mano, que será da Ten Caten e seu maridão? Raimundo, que na eleição da Bernadete arrumou 14 (vou destacar de novo, quatorze), cabines duplas pra fazer política, e tudo sendo pago pelos fornecedores do Incra, vai agora colocar as Mitsu´s a seu favor, né não? Tá feio pra Berna. A Toinha (sem trocadilhos), vai ficar a toa?

Anônimo disse...

-Boa noite, kmarada anônimo das 14:44!
Olha é como expectador que acompanho todo este embrolho na região. Admito que há muita truculência na condução dos processos de articlulação captaneado por Luiz Carlos e os seus. Mas também não podia ser diferente sempres foi assim, ninguém nunca o enfrentou com firmesa e dentro da arena política. É bem verdade que o sr. Raimundo Oliveira criou uma boa situação para colocar o bloco da duputada Bernadete na rua. Porém é importante que se registre, coitado do Oliveira, Bernadete, Luiz Carlos, Toinha e sua trup, além da participação fundamental do Zé Geraldo só pavimentaram sua nomeação ao posto que hoje ocupa, naturalmente sua competência também contou é verdade.
Você deve estar perguntando afinal eu sou a favor de quem? - Vou responder: Sou a favor da coerência politica elemento que se ausentou das atitudes, movimentações e articulações de ambos os lados.Não há lado bom ou ruim nesta história.
Mas a sobrevivência política da Unidade Orgânica "PT pra Valer" só se manterá como força politica no PT do estado, se for possível ambos os grupos envolvidos neste embrolho cederem, isto significa abrir mão de suas vaidades egocentricas e perceberem os objetivos comuns que os unificam enquanto grupo politico, em que juntos serão bem mais fortes do que rachados. A manutenção deste enfrentamento só prejudicará sua própria participação nas decisões que implicam diretamente suas vidas e as de mais de 7 milhões de paraenses neste estado.
"Lembrem-se que a hoje, Deputada Bernadete Ten Caten, foi consagrada a candidata mais votada na ultima eleição da coligação, fato este que não se desdobrou em absolutamente nada, ou eu estou enganado? Além de algumas indicações periféricas no governo, incluindo a secretaria adjunta da SEPOF, em que seu conjuge a ocupa.
Concluindo, ou se encontra uma solução pacifica, ou perderão suas condições de atores e atrizes nas decisões politicas da "Tendência PT pra Valer", do PT e principalmente do governo, espaços que lhes pertecem por direito, pois foram conquistados com esforços e dedicação "COLETIVA", hora não lhes cabendo sua personalização através de quem quer que seja (BErnadete, Luiz Carlos, Raimundo Oliveira, Antonio Leite, Toinha, Bressan, Alessandro ou Albuquerque), mais também etes que junto a muitos outros companheiros e companheiras com vida ainda e outros que já partiram ajudaram a construir.
Busquem responsalvemente resolver esta picuinha que tende a comprometer ainda mais sua existencia. Mas atenção me refiro a grupo, coletivo, organização e unidade, elementos que sempre fizeram parte deste agrupamento.
Por Fim pergunto a você anônimo que tenho quase certeza que compõe esta tendência "QUE SERÀ DO PT PRA VALER, DO PT e do GOVERNO? QUE SERÀ DE VOCÊ?
Abraços e fique a vontade para devolver comentários e se quizer conversar via e-mail estou a disposição.

Ademir Braz disse...

Aplaudo seu instinto coletivo, caro das 17:08. Sinceramente. Mas desde que o PT tornou-se poder, não vejo qualquer uma das suas "lideranças" que não esteja praticando o culto à própria personalidade, ou tentando montar esquemas que as mantenham no poder.
Nesse aspecto, não se pode tirar dos movimentos sociais o desejo de mudança, de renovação, de experimentar novos nomes. Afinal, os que aí estão nada fizeram, a não ser piorar as relações entre a massa e o poder institucionalizado.
Gostei também da sua disponibilidade para conversar. É assim que se faz. Mas você não deixou seu e-mail. Infelizmente. Vê aí se dá para consertar isso. O meu, você sabe.

Anônimo disse...

-Boa tarde caríssimo Braz!!!!!!!!!!
Gostaria de desculpar-me pela deselegância com a qual me comportei quando do comentário em questão. Deselegãncia por não tê-lo parabenizado pela iniciativa do blog, que tanto colabora com a disseminação de informação de fatos políticos extremamentes relevantes para a região e o estado.
É com muita satisfação que volto a escrever neste, haja vista a importância que o tema tem para esta região. Realmente acabei esquecendo de deixar meu e-mail para que possamos eventualmente confabular sobre nossas avaliações, reflexões e entedimentos. Neste sentido meu endereço eletronico é otsugua@oi.com.br

Anônimo disse...

Ademir, meu jovem maçom. Lá nas secretas, onde reune o povo vestido de terno preto e chapéu (pago um ano de cerveja pra tí se pudesse vê-lo de terno todo preto, camisa branca, gravata borboleta, aventalzinho e chapéu de banda, como ví o Eugênio outro dia),esse povo citado aí em cima, acabou com a carreira de Ademir Martins, um dos mais corretos e atuantes vereadores de nossa cidade.