Pages

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Incêndio na Cristalino

Mais de 3.000 hectares  estão queimando sem controle na Fazenda Cristalino, em Santana do Araguaia, Sudeste do Pará. A assessoria da Agro Santa Bárbara diz que são “incêndios criminosos de grupos invasores presentes na fazenda desde agosto de 2008”. Os focos começaram há dias, mas atingiram tamanha proporção que os mais de 90 funcionários da Agro Santa Bárbara envolvidos em sua contenção não conseguem detê-los. O clima quente e seco da região nesta época do ano contribui para o sucesso das ações criminosas dos posseiros.
“A estratégia criminosa é sempre a mesma: os invasores derrubam parte da mata, fazem roço ou aproveitam a limpeza de pastos e posteriormente ateiam fogo em vários pontos ao mesmo tempo. A equipe da Fazenda Cristalino está totalmente envolvida na contenção dos focos de incêndio, que atingem inclusive áreas de reserva legal e ameaçam a vizinha Fazenda São Roberto”, diz nota da assessoria do grupo, acrescentando que além da dificuldade em controlar o fogo por sua extensão de área, os acampados “estão atrapalhando o contingente mobilizado pela Agro Santa Bárbara para tentar impedir que o fogo atinja a Fazenda São Roberto. Foram encaminhados ao local 9 tratores, 5 caminhões pipas e tanques”.
A Fazenda Cristalino foi invadida em agosto de 2008 e, no mesmo mês, a Justiça autorizou sua reintegração. “Dois anos depois, o Governo do Estado do Pará ainda não cumpriu a ordem judicial”, conclui a nota.

Nenhum comentário: